Coprodução HSM Management + Zendesk

O que NBA, Rock in Rio e Meta nos ensinam sobre experiência do cliente

Zendesk On Air 2022 traz nomes de peso para discutir temas como o futuro da experiência do cliente, liderança e tecnologia
É colaborador de HSM Management.

Compartilhar:

Todo mundo quer um atendimento ágil e humanizado – ainda que mediado pela tecnologia ou realizado por um robô. Independentemente do canal utilizado, a experiência do cliente se tornou o ponto crítico da construção e reputação de uma marca.

As organizações precisam superar as expectativas em cada contato, ao sanar as dores dos clientes de forma ágil e empática. Mas como unir todos esses elementos e ainda oferecer um atendimento personalizado?

O estudo global [CX Trends 2022](https://www.zendesk.com.br/customer-experience-trends/), feito com 3.500 consumidores, 4.600 empresas entrevistadas e dados de uso do Zendesk Benchmark de mais de 97.500 organizações, aponta que mais de 70% dos clientes esperam experiências de atendimento conversacional ao interagir com as empresas.

E não são apenas os millenials e os nativos digitais da geração Z que impulsionam essa tendência. Mais de dois terços dos clientes com mais de 40 anos de idade buscam interações conversacionais e simplificadas com as empresas, recorrendo a aplicativos de conversas e redes sociais. Segundo o levantamento, consultas por WhatsApp, Facebook Messenger e apps mais populares em outras regiões, como WeChat ou Line, aumentaram em 36% em julho de 2021, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Mais do que qualquer outro canal.

## Um bom momento para começar
Os dados reforçam a tendência do atendimento ao cliente conversacional: a capacidade de oferecer um atendimento rápido, personalizado e ininterrupto em aplicativos móveis, redes sociais e na web.

De acordo com a pesquisa da Zendesk, mais de um terço das empresas ouvidas integraram recursos de atendimento ao cliente conversacional. Outros 37% afirmam ter intenção de investir nesse tipo de solução. O foco atual está na inclusão e na integração com canais de mensagens.

No entanto, apenas 17% das organizações contam com uma plataforma que conecta todos os pontos de contato. Ou seja, há espaço para escalar esse mercado – ao oferecer os canais e as experiências que aumentam a sensação de valor aos clientes e, por consequência, sua fidelidade. A boa notícia é que dentre as empresas que não lançam mão de uma plataforma unificada, 69% têm planos de integrar seus sistemas de contato.

Outros dados mostram que o atendimento ao cliente voltado à conversação está em alta. Segundo a pesquisa:

– 37% dos entrevistados estão em processo de implementar o atendimento ao cliente conversacional;
– 32% já o implementaram;
– 14% estão planejando concretizá-lo ainda em 2022;
– 9% gostariam, mas não têm planos para fazê-lo;
– 8% não estão interessados em implantar um atendimento ao cliente conversacional.

## A Era dos Serviços Conversacionais será um dos destaques no Zendesk On Air 2022
O Zendesk On Air Play Experiences está de volta com o objetivo de levar aos participantes aprendizados e insights sobre CX, liderança, tecnologia, pessoas, casos de sucesso, impacto nos negócios e outras tendências do mercado. Durante o evento serão apresentadas as cinco grandes apostas para o futuro e seus impactos no curto prazo, até 2025, e também no longo, até 2030. Entre as tendências estão os serviços conversacionais, IA, jornada do cliente, inteligência do cliente e plataforma.

A edição deste ano, assim como as anteriores, trará conteúdo de alto nível baseado nos assuntos atuais e nas tendências para os próximos anos. O Zendesk On Air 2022 começa com a trilha desenhada em conjunto com a MIT Sloan Review Brasil. Voltada a líderes, a trilha discutirá o papel estratégico que CX exerce, ou deveria exercer, nas companhias. Além disso, haverá uma sessão para apresentar os resultados de um estudo realizado em parceria com a Forrester sobre o retorno do investimento com a Zendesk.

A jornada será dividida em cinco palcos e contará com 15 sessões e mais de 25 palestrantes, entre eles executivos do Rock in Rio, NBA, Bradesco, Grupo Fleury, Azul Linhas Aéreas e Porto.

O evento acontecerá de forma totalmente online e gratuita no dia 9 de junho, quinta-feira, a partir das 16h.

Os palcos estarão divididos em:
– PRINCIPAL: O Futuro da Experiência do Cliente, com Zendesk, NBA e Rock in Rio.
– LIDERANÇA: A gestão com foco em funcionários, clientes e experiências. Com MIT Sloan Review.
– TENDÊNCIAS: As principais tendências do mercado pela perspectiva de experts da área. Com Forrester e Meta.
– SUCESSO: As relações com clientes impactando os negócios. Com Porto e WebMotors.
– INDÚSTRIA: CX nas áreas de finanças, varejo e saúde. Com Grupo Fleury, Ebanx, RecargaPay e Vtex.

Quer conhecer todas as tendências de CX? Inscreva-se gratuitamente e participe! [Acesse aqui o link](https://event.zendesk.com/zendeskonairbrasil/?utm_campaign=2022_q2_latam_onair_br_hsm_email&utm_medium=referral&utm_source=hsm.email).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.
12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura