Uncategorized

O quebra-cabeça contraintuitivo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Para ter sucesso, o empreendedor disposto a iniciar um negócio baseado em plataformas digitais multilaterais precisa não apenas resolver um quebra-cabeça complicado, como também lançar mão de estratégias contraintuitivas.” Essas palavras, do economista Richard Schmalensee e do consultor David Evans, escancaram o tamanho do desafio de montar uma empresa-plataforma, um dos mais promissores modelos de negócio dos tempos atuais. As soluções para o quebra-cabeça, e as soluções contraintuitivas, aparecem na matéria de capa desta HSM Management eXtra e, de tão perspicazes, seriam dignas de um título do tipo “tudo o que você precisava saber sobre plataforma e não tinha a quem perguntar” [risos]. 

Não contentes em trazer os segredos das plataformas, nós explicamos como uma das mais emblemáticas empresas-plataforma de nossos tempos, a Amazon, está delineando uma nova estratégia para o comércio de alimentos mundial, algo que vai muito além da impactante aquisição da Whole Foods Market. 

Montar uma plataforma é uma decisão a ser tomada tanto pelo empreendedor de um novo negócio como pelo gestor de uma empresa existente, certo? Pois, em qualquer um dos casos, pode-se dizer que é preciso encaixar as peças de um quebra-cabeça contraintuitivo que passa por capacidade de inovação, liderança e produtividade pessoal, os três temas fortes desta edição. 

No campo da inovação, três matérias são leitura obrigatória. Uma, na seção Direto ao ponto, traz a pesquisa que desfaz o mito da destruição criativa (aquele segundo o qual a inovação de ruptura prejudica a economia); na verdade, a economia agradece. Outra conta a história (e o dilema) da disrupção e, ao fazê-lo, nos ajuda a inovar. Em terceiro lugar, há os highlights do livro Sprint, sobre o método do Google Ventures de testar suas inovações em apenas cinco dias úteis. 

No campo da liderança, HSM Management X vai mais longe. Revela os três fatores que tornam um CEO excepcional, descobertos em um estudo tão inspirador quanto os conselhos dos primeiros 90 dias de Michael Watkins. Também sintetiza a pesquisa de líderes da Cia de Talentos, na qual os critérios de boa liderança ficam mais claros. E aborda o desafio de montar a primeira equipe. 

Já na frente da produtividade pessoal, esta edição nos ensina a usar a influência social a nosso favor, além de mostrar o impacto do primeiro emprego em nossas carreiras. Vale a pena encarar esse quebra-cabeça!

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que sustenta uma indústria ao longo do tempo

Em um setor marcado por desafios constantes, este artigo revela por que a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de evoluir com consistência, fortalecer relações e entregar valor sustentável no longo prazo.

Conselhos homogêneos falham em silêncio

Em um mundo de incerteza crescente, manter conselhos homogêneos deixou de ser conforto – passou a ser risco. Este artigo deixa claro que atingir massa crítica de diversidade não é agenda social, é condição para decisões mais robustas e resultados superiores no longo prazo.

A maleabilidade mental como nova vantagem competitiva

Neste artigo, a capacidade de discordar surge como um ativo estratégico: ao ativar a neuroplasticidade, líderes e organizações deixam de apenas reagir ao novo e passam a construir transformação real, sustentada por pensamento crítico, consistência e integridade cognitiva.

Gestão empresarial entra em uma nova era com Reforma Tributária e IA

Ao colocar lado a lado a Reforma Tributária e o avanço da inteligência artificial, este artigo mostra por que a gestão empresarial no Brasil entrou em um novo patamar – no qual decisões em tempo real, dados integrados e precisão operacional deixam de ser vantagem e passam a ser condição de sobrevivência.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de maio de 2026 08H00
Este artigo revela como contratações executivas mal calibradas - ou decisões adiadas - geram custos invisíveis que travam crescimento, atrasam decisões e comprometem resultados no longo prazo.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
9 de maio de 2026 15H00
Em um setor marcado por desafios constantes, este artigo revela por que a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de evoluir com consistência, fortalecer relações e entregar valor sustentável no longo prazo.

Rodrigo M. Bortolini - Diretor-presidente da Selgron

5 minutos min de leitura
ESG, Liderança
9 de maio de 2026 09H00
Em um mundo de incerteza crescente, manter conselhos homogêneos deixou de ser conforto - passou a ser risco. Este artigo deixa claro que atingir massa crítica de diversidade não é agenda social, é condição para decisões mais robustas e resultados superiores no longo prazo.

Anna Guimarães - Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brasil, conselheira e ex-CEO.

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
8 de maio de 2026 08H00
Neste artigo, a capacidade de discordar surge como um ativo estratégico: ao ativar a neuroplasticidade, líderes e organizações deixam de apenas reagir ao novo e passam a construir transformação real, sustentada por pensamento crítico, consistência e integridade cognitiva.

Andre Cruz - Founder da Neura.cx

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
8 de maio de 2026 07H00
Ao colocar lado a lado a Reforma Tributária e o avanço da inteligência artificial, este artigo mostra por que a gestão empresarial no Brasil entrou em um novo patamar - no qual decisões em tempo real, dados integrados e precisão operacional deixam de ser vantagem e passam a ser condição de sobrevivência.

Odair Benke - Gestor de operações com o mercado na WK.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de maio de 2026 15H00
Este artigo mostra por que a inteligência artificial está deslocando o foco da gestão do tempo para o desenho inteligente do trabalho - e como simplificar processos, em vez de acelerá‑los, se tornou a nova vantagem competitiva.

Maria Augusta Orofino - Palestrante, TEDx Talker e Consultora corporativa

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
7 de maio de 2026 08H00
Em vez de acelerar a inovação, o excesso de opções em inteligência artificial está paralisando líderes. Este artigo mostra por que a indecisão virou risco estratégico - e apresenta um caminho prático para escolher, implementar e capturar valor antes que seja tarde.

Osvaldo Aranha - Empresário, palestrante e mentor em Inteligência Artificial, Inovação e Futuro do Trabalho

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
6 de maio de 2026 15H00
Depois de organizar clientes, operações e dados, falta às empresas organizar a si mesmas. Este artigo apresenta o One Corporate Center como a próxima fronteira competitiva.

Edson Alves - CEO da Ikatec

3 minutos min de leitura
Liderança
6 de maio de 2026 08H00
Este artigo mostra que quando cinco gerações convivem nas empresas e nas famílias, a liderança deixa de ser apenas um papel corporativo e passa a exigir coerência, empatia e presença em todos os espaços da vida.

Ale Carreiro - Empresário, Fundador e Diretor Comercial da EBEC - Empresa Brasileira de Educação Corporativa

13 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de maio de 2026 14H00
Com crescimento acelerado na contratação internacional e um fluxo cada vez mais bidirecional de talentos, o Brasil deixa de ser apenas exportador de profissionais e passa a se consolidar como um hub global de inteligência artificial - conectado às principais redes de inovação do mundo.

Michelle Cascardo - Gerente de vendas para América Latina da Deel

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão