Uncategorized

O quebra-cabeça contraintuitivo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Para ter sucesso, o empreendedor disposto a iniciar um negócio baseado em plataformas digitais multilaterais precisa não apenas resolver um quebra-cabeça complicado, como também lançar mão de estratégias contraintuitivas.” Essas palavras, do economista Richard Schmalensee e do consultor David Evans, escancaram o tamanho do desafio de montar uma empresa-plataforma, um dos mais promissores modelos de negócio dos tempos atuais. As soluções para o quebra-cabeça, e as soluções contraintuitivas, aparecem na matéria de capa desta HSM Management eXtra e, de tão perspicazes, seriam dignas de um título do tipo “tudo o que você precisava saber sobre plataforma e não tinha a quem perguntar” [risos]. 

Não contentes em trazer os segredos das plataformas, nós explicamos como uma das mais emblemáticas empresas-plataforma de nossos tempos, a Amazon, está delineando uma nova estratégia para o comércio de alimentos mundial, algo que vai muito além da impactante aquisição da Whole Foods Market. 

Montar uma plataforma é uma decisão a ser tomada tanto pelo empreendedor de um novo negócio como pelo gestor de uma empresa existente, certo? Pois, em qualquer um dos casos, pode-se dizer que é preciso encaixar as peças de um quebra-cabeça contraintuitivo que passa por capacidade de inovação, liderança e produtividade pessoal, os três temas fortes desta edição. 

No campo da inovação, três matérias são leitura obrigatória. Uma, na seção Direto ao ponto, traz a pesquisa que desfaz o mito da destruição criativa (aquele segundo o qual a inovação de ruptura prejudica a economia); na verdade, a economia agradece. Outra conta a história (e o dilema) da disrupção e, ao fazê-lo, nos ajuda a inovar. Em terceiro lugar, há os highlights do livro Sprint, sobre o método do Google Ventures de testar suas inovações em apenas cinco dias úteis. 

No campo da liderança, HSM Management X vai mais longe. Revela os três fatores que tornam um CEO excepcional, descobertos em um estudo tão inspirador quanto os conselhos dos primeiros 90 dias de Michael Watkins. Também sintetiza a pesquisa de líderes da Cia de Talentos, na qual os critérios de boa liderança ficam mais claros. E aborda o desafio de montar a primeira equipe. 

Já na frente da produtividade pessoal, esta edição nos ensina a usar a influência social a nosso favor, além de mostrar o impacto do primeiro emprego em nossas carreiras. Vale a pena encarar esse quebra-cabeça!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Por que sua lista de tarefas explode

Organizações não estão falhando por falta de esforço, estão falhando por fazer coisas demais ao mesmo tempo. Este artigo reforça que o verdadeiro papel da liderança não é multiplicar tarefas, mas definir o problema certo e simplificar a execução.

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A longevidade deixou de ser apenas um dado demográfico para se tornar questão de governança

Fran Winandy

0 min de leitura
Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de junho de 2026 13H00
Quando bem interpretados, os sinais do comportamento das equipes deixam de ser rotina e passam a revelar o que realmente sustenta performance, engajamento e resultado.

Natalia Ubilla - Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

4 minutos min de leitura
ESG
6 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra por que a inclusão de pessoas com deficiência ainda não evoluiu de obrigação legal para estratégia de negócio nas organizações brasileiras.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

6 minutos min de leitura
Liderança
5 de junho de 2026 16H00
Organizações não estão falhando por falta de esforço, estão falhando por fazer coisas demais ao mesmo tempo. Este artigo reforça que o verdadeiro papel da liderança não é multiplicar tarefas, mas definir o problema certo e simplificar a execução.

François Bazini - CMO e Consultor

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de junho de 2026 08H00
Como o Brasil chegou à NR1 e por que esta pode ser nossa última chance de acertar?

Thais Requito - Palestrante, consultora e pesquisadora em saúde mental e trabalho sustentável

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de junho de 2026 14H00
Ao refletir sobre a evolução da indústria têxtil, o autor propõe uma mudança de lógica: mais do que investir em máquinas, a competitividade passa a depender do valor real que a tecnologia entrega ao longo do tempo.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
4 de junho de 2026 08H00
O próximo desafio da liderança não é tecnológico - é aprender a liderar humanos e máquinas na mesma mesa.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
3 de junho de 2026 15H00
Quando a IA vira solução antes de existir o problema, o resultado tende a ser irrelevante. Este artigo mostra por que o erro das empresas não está na tecnologia, mas na ordem das decisões

Osvaldo Aranha - Chief AI Strategist, Palestrante, Mentor e Conselheiro

5 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança, Marketing & growth
3 de junho de 2026 08H00
Em meio à obsessão por crescimento, este artigo propõe uma mudança de perspectiva: não é o quanto a empresa cresce que define seu sucesso, mas sua capacidade de transformar expansão em valor real e sustentável ao longo do tempo.

Alexandre Costa - Gerente de Estratégia Financeira, Pricing e Revenue Management

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
2 de junho de 2026 13H00
Este artigo mostra como o agronegócio brasileiro precisa evoluir para uma arquitetura integrada de dados e gestão - transformando tecnologia em vantagem competitiva, governança robusta e valor sustentável no longo prazo.

AAdilson Martins - Sócio líder para o setor de agronegócio da Deloitte; André Ferreira - VP Global de Agronegócios da SAP; Lígia Penna - Sócia de Enterprise Technology & Performance da Deloitte e Rafael Okuda - Vice-presidente de Agribusiness & Food da SAP Brasil.

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão