Estratégia e Execução

O ranking da diversidade

Em 2014, mudaram as métricas do DiversityInc., vencido pela farma Novartis, com um departamento de diversidade e inclusão especialmente ativo

Compartilhar:

Como anda a diversidade em sua empresa? Todas as minorias estão representadas? Nos Estados Unidos, cerca de 1,2 mil companhias se submetem periodicamente à avaliação do ranking DiversityInc., com mais de 15 anos de existência, para responder como negros, latinos, asiáticos, mulheres executivas, LGBT e outras minorias fazem carreira ali. A novidade, este ano, é a mudança das métricas. 

As atividades avaliadas foram sintetizadas em quatro, consideradas chave: o tratamento da diversidade na captação de talentos, em seu desenvolvimento, na cadeia de fornecimento e o compromisso do CEO e da liderança com o tema. No caso dos líderes, isso inclui responsabilidade por resultados na área, comunicação pessoal e exemplo dado. E, se antes os sub-rankings destacavam onde havia as melhores oportunidades para negros, latinos, asiáticos e mulheres executivas, agora apontam as empresas pródigas em recursos para os grupos diversos, fortes em mentoria para eles, as que têm conselhos executivos de diversidade. 

A líder do ranking de 2014 é a farmacêutica suíça Novartis, destacando-se o papel de seu presidente, André Wyss, que, apoiado por Rhonda Crichlow, vice-presidente da empresa e líder de diversidade e inclusão nos EUA, levanta constantemente a bandeira por um ambiente de trabalho mais inclusivo. Entre os diferenciais da Novartis está o fato de 20% dos bônus por desempenho do time executivo estarem atrelados a objetivos relativos a pessoas, entre os quais aqueles em prol da diversidade. 

Além disso, em 2013, o departamento e o conselho executivo de diversidade e inclusão implementaram um processo de avaliação da organização nesses quesitos, analisando-a dentro e fora de suas fronteiras, e isso significou um novo paradigma corporativo –o de integrar a diversidade em todos os processos de negócios. Por fim, a Novartis introduziu iniciativas para atrair e monitorar talentos veteranos, portadores de deficiência e LGBT. 

> **As 10 empresas + diversificadas**
>
> 1. Novartis Pharmaceuticals Corporation 
>
> 2. Sodexo 
>
> 3. EY 
>
> 4. Kaiser Permanente 
>
> 5. PwC 
>
> 6. MasterCard Worldwide 
>
> 7. P&G 
>
> 8. Prudential Financial 
>
> 9. Johnson & Johnson 
>
> 10. AT&T

> **De onde vêm os narcisos**
>
> Em 2014, mudaram as métricas do DiversityInc., vencido pela farma Novartis, com um departamento de diversidade e inclusão especialmente ativo Estudo revela relação impensada entre gestores narcisistas e a economia 
>
> O leitor está rodeado de egocêntricos? A explicação pode ser econômica. Estudo de Emily Bianchi, da Emory University, sugere que profissionais que viveram períodos de boom econômico quando tinham entre 18 e 25 anos de idade tendem a ser mais narcisistas do que a média, enquanto quem viu recessão nessa faixa etária se mostra mais humilde. Isso apareceu na primeira amostra pesquisada, de 1.572 pessoas nascidas entre 1947 e 1994 –e a segunda, de 30 mil, gerou resultados similares. Bianchi também entrevistou mais de 2 mil CEOs de companhias dos EUA listadas em bolsa e descobriu que a remuneração de quem ingressou na idade adulta em momentos econômicos ruins apresenta menor diferença em relação ao segundo salário mais alto da empresa. Narcisistas são mais convincentes para conseguir recursos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança

Posicionamento executivo: a base para o sucesso profissional

Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura
Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura