Vale oriental

O rápido desenvolvimento da IA generativa na China

Há uma corrida tecnológica de alto risco acontecendo entre os Estados Unidos e a China, cujo governo vinha focando outras áreas dessa tecnologia, mas rapidamente redirecionou esforços
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

No final de 2022, quando houve o lançamento do ChatGPT, talvez ainda não soubéssemos, mas agora já sabemos: a IA generativa remodelará e interromperá o processo de criação e inovação de conteúdo em vários setores e transformará os negócios por meio de maior produtividade, melhor experiência do cliente e custos mais baixos.

O rápido progresso da IA generativa desencadeou uma corrida tecnológica de alto risco entre os Estados Unidos e a China. Nos últimos anos, a China lançou as bases com grandes avanços em visão computacional, processamento de linguagem natural e big data. Agora, está canalizando recursos gigantescos para liderar o mundo à beira da revolução da IA generativa. Gigantes da tecnologia chinesa como Baidu, Alibaba e Tencent, vem desenvolvendo chatbots em chinês, criadores de conteúdo e aprimoradores de produtividade inovadores. E estão buscando a liderança nesse campo explosivo da IA generativa.

Algumas indústrias, como e-commerce e varejo físico, entretenimento e jogos, educação, saúde e produtos farmacêuticos, são mais propensas do que a média a ser influenciadas pela IA generativa devido a algumas características comuns. Elas geralmente exibem conjuntos de dados abundantes e diversos, nos quais os algoritmos de IA podem reconhecer padrões e gerar resultados significativos com muito mais rapidez e economia do que os humanos. Além disso, elas prosperam com a inovação, e a IA generativa constitui uma ótima ferramenta para explorar ideias não convencionais e ultrapassar os limites da criatividade.

Por exemplo, o Midjourney pode criar automaticamente várias imagens de produtos para os consumidores de acordo com suas preferências, o que reduz muito o custo de estoque, e realizar compras reais sob demanda. É também uma ferramenta poderosa para ajudar a criar campanhas de marketing personalizadas e otimizar materiais de marketing de forma inteligente. Não há dúvida de que a IA generativa está mudando profundamente os modelos de negócios do setor de comércio eletrônico e redefinindo a transformação digital no setor.

Ante o rápido crescimento e avanços na indústria global de IA, o governo chinês tem sido proativo na promoção de um ambiente que permite a inovação impulsionada por IA dentro do país. A China busca reduzir os riscos e o uso indevido de tecnologias de IA, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento padronizado de tecnologias de IAs generativas que estejam alinhadas com os valores socialistas centrais, a moralidade social e a ordem pública da China.

Além disso, o mundo tem visto crescentes tensões geopolíticas, que são top of mind de muitas corporações multinacionais. Ainda é muito cedo para dizer qual será o impacto de longo prazo da geopolítica no desenvolvimento da IA generativa. No entanto, a meu ver, é hora de as multinacionais compreenderem o impacto da IA generativa no contexto geopolítico mais amplo, incluindo as vantagens e os riscos potenciais.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura