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O segredo de 10 pessoas super produtivas

Seis líderes, uma senadora, um chef, um DJ superstar e uma médica-cirurgiã revelam como extraem o máximo de seus dias
A reportagem é da equipe de colaboradores da Fast Company Benjamin Svetkey, Jeff Chu, J.J. McCorvey, Jason Feifer e Jillian Goodman, com edição de HSM Management.

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> **Vale a leitura porque…**
>
> …ajuda a melhorar sua produtividade pessoal, inspirando-o com os exemplos de pessoas altamente produtivas que são bastante diferentes entre si

**1. DJ DIPLO: “ADMINISTRAR O TEMPO”**

_”Sou mais produtivo viajando, porque não há distrações. Não que minha família seja uma distração, mas em casa me sinto egoísta se não fico metade do tempo com meu filho. Se estou trabalhando em um projeto em algum outro lugar, posso me concentrar. Semana que vem tenho o tempo todo para meu filho, e depois não vou vê-lo por um período. Sei que é preciso administrar o tempo.”_

**Hora de acordar:** “Depende.” 

**Primeiro ato da manhã:** “Normalmente estou correndo para ir a algum lugar. Quando possível, vou à academia ou malho em casa.” 

**Rotina de almoço:** “Não como antes das 13h –simplesmente não sinto fome– e como o que encontrar. Mas em tour posso comer muito.” 

**Intervalos:** “Não faço. Mas na noite passada dormi no estúdio por uma hora.” 

**Último ato da noite:** “Talvez jogar The Simpsons Tapped Out no videogame.” 

**Hora de ir para a cama:** “Outra noite só fui para a cama às 6 da manhã, e tínhamos de pegar um voo às 9. No dia seguinte, fui dormir à meia-noite.”

**2. SENADORA KIRSTEN  GILLIBRAND: “SABER O QUE É PRECISO FAZER”**

_”Pode ser que eu queira fazer cem coisas em um dia, mas sei que preciso pegar as crianças entre 5 e 6 da tarde. Isso é o mais importante. Então, faço tudo se encaixar em torno disso. Sei o que é preciso fazer, e então sei o que quero fazer.”_

**Hora de acordar:** “Entre 6h30 e 7h, quando meu filho de 6 anos acorda.” 

**Primeiro ato da manhã:** “Faço o café da manhã para as crianças. Elas comem assistindo a desenho animado. Depois me apronto.” 

**Espaço mais produtivo:** “Quando penso em um problema que estou tentando resolver –uma questão legislativa–, já é tarde da noite, quando estou na cama. É silencioso, escuro.” 

**Como lida com o e-mail:** “Tendo a deixar e-mail e texto para questões específicas, como onde devo estar em dado momento. Se minha equipe precisa me fazer um briefing, peço que seja falado. Uso apenas meu iPhone.” 

**Intervalos:** “Aprendi ao longo de minha carreira que sou muito mais produtiva e feliz quando consigo tempo para atividade física.” 

**Objeto inspirador:** “A expressão ‘armadura de Deus’. Quando vou para uma reunião difícil, meu chefe de gabinete a diz, porque ele sabe que adoro aquela passagem das Escrituras.” 

**Melhor hábito:** “Manter-me otimista. Imagino o sucesso e o construo a partir daí.” 

**Pior hábito:** “Não malhar quando deprimida.” 

**Último ato da noite:** “Beijar meu marido.” 

**Hora de ir para a cama:** “Entre 21h e 22h. Preciso de muito sono.”

**3. CEO ADORA CHEUNG: “NÃO DEIXAR ENTRAR NA CONVERSA  O QUE NÃO ESTIVER NA AGENDA”**

_”Tenho um arquivo Google Doc para cada reunião recorrente e peço às pessoas que joguem nele as ideias que querem discutir. Priorizo tudo o que acho que temos de cobrir. Na reunião, percorremos a agenda. Se não estiver na agenda, não entra na conversa.”_

**Hora de acordar:** 7h. 

**Primeiro ato da manhã:** “Mapeio o que quero fazer. Não durmo até terminar tudo o que marco para fazer.” 

**Apps e outros assistentes:** Sanebox (“para e-mail”), post-its (“para anotar nas reuniões”), Evernote (“para ideias ao acaso”), Google Calendar no computador, Sunrise no celular. 

**Como lida com o e-mail:** “O último a chegar é o primeiro a sair.” 

**Objeto inspirador:** “A camisa do uniforme de limpeza da empresa para a qual eu trabalhava. Assim, não importa quão bem-sucedida seja a Homejoy, eu me lembro de onde comecei.” 

**Melhor hábito:** “Escrevo códigos para desestressar. É zen para mim.” 

**Pior hábito:** “Acordar no meio da noite para checar o e-mail ou abrir um Google Doc no celular. É instintivo. Se forem mais de 5 da manhã, olho as métricas.” 

**Último ato da noite:** “Checo meu e-mail.” 

**Hora de ir para a cama:** 3h.

**4. EMPRESÁRIA BOBBI BROWN: “ARRANJAR TEMPO PARA SI MESMO”**

_”Meu dia é sempre uma loucura. O segredo de meu sucesso é que arranjo tempo para mim. É fazer exercício. É ir ao mercado, para escolher eu mesma a comida de minha família. É viajar. Isso é muito útil para mim, para me recarregar e repensar tudo.”_

**Hora de acordar:** 6h. “Tenho dois cachorros que são meu despertador.” 

**Primeiro ato da manhã:** “Tomo dois copos de água e um café expresso duplo.” 

**Apps e outros assistentes:** “Uso o app Notes, que vem com o iPhone, para tudo. Também o voicemail.” 

**Filosofia:** “Paixão, saúde, equipe.” 

**Como lida com o e-mail:** “Não consigo soletrar nem digitar. Antes me sentia mal por isso. Agora, às vezes só digo ‘Meu Deus!’, ou ‘Fantástico!’, ou ‘Sem chance!’. Tento responder na hora.” 

**O que faz quando tem 15 minutos livres:** “Vou às compras. Não tenho estilista para eventos –visto-me sozinha. Isso me dá um pouco de liberdade.” 

**Último ato da noite:** “Desligo a TV!” 

**Hora de ir para a cama:** 22h30.

**5. CEO JOHN LEGERE: “CUIDAR  DE 300 OU 400 E-MAILS EM POUCAS HORAS**

_”Converso com as pessoas a cada minuto de cada dia. É um compromisso. Nesta manhã cuidei de 300 ou 400 e-mails. Dei meu e-mail para todas as 3 mil lojas da T-Mobile. Problemas sérios dos clientes vêm diretamente para mim. Também busco informações no Twitter.”_

**Hora de acordar:** 6h. 

**Primeiro ato da manhã:** “Vou, com o celular na mão, atrás de dois cafés expressos duplos. Ligo no noticiário e checo o e-mail. Verifico as mensagens de texto, o Twitter e alguns jornais. Eu penso sempre que deveria fazer 5 minutos de meditação ou orações, mas não…” 

**Apps e outros assistentes:** “Twitter, Instagram e Outlook. Também uso Up [pulseira que monitora sono, dieta e atividades], da Jawbone.” 

**Filosofia:** “Ouça os clientes, ouça os colaboradores, cale a boca e faça o que eles dizem. Não é tão complicado.”

**Rotina de almoço:** “Noventa e nove em cada cem dias como a mesma coisa: sopa de frango com legumes de um restaurante chinês.” 

**Intervalos:** “Tento sair e dar uma corrida, especialmente se estou em uma nova cidade.” 

**O que faz quando tem 15 minutos livres:** “Ligo para minhas filhas, de 25 e 29 anos. É quase todo o meu tempo para atividades sociais.” 

**Último ato da noite:** “Ouvir ligações de clientes. Muitas noites, ligo para um cliente para resolver algo antes de dormir.” 

**Hora de ir para a cama:** Entre 22h30 e 1h30.

**6. APRESENTADOR DE TV GLYNN WASHINGTON: “BRIGAR UM BOCADO”**

_Tenho o Mark Ristich, coprodutor executivo do meu show. Brigamos um bocado, mas ele toma conta de tudo e evita que eu perca tempo falando com dezenas de pessoas. É realmente difícil achar alguém assim. Ao longo do tempo nos tornamos quase irmãos –que brigam um bocado.”_

**Hora de acordar:** 6h. 

**Primeiro ato da manhã:** “Muitas vezes vou para a cama com um problema na cabeça e, quando acordo, pego o computador e começo a escrever –para ver se o sono me ajudou a achar a resposta.” 

**Apps e outros assistentes:** “Audiolivros. Ouço cerca de 50 por ano, especialmente enquanto olho relatórios de contabilidade, planilhas etc.” 

**Filosofia:** “Vá a algum lugar. Faça alguma coisa. Se você não tem vida, como vai contar uma história sobre a vida?” 

**Rotina de almoço:** “Em 50% dos dias não almoço. É burrice.” 

**Intervalos:** “É o que eu deveria estar fazendo. Se o presidente dos EUA consegue jogar basquete quatro ou cinco vezes por semana, eu deveria também.” 

**Objeto inspirador:** “Uns fones de ouvido retrô chamados Accidentally Extraordinary. Ponho por cima de fonezinhos da Bose que cancelam ruídos. Chamo isso de meu pequeno escritório virtual. Quando escrevo, preciso de silêncio.” 

**Último ato da noite:** “Adoro pintar –digitalmente, com o Corel Painter– enquanto ouço um audiolivro.” 

**Hora de ir para a cama:** 1h30.

**7. CEO HAMDI ULUKAYA: “FAZER UMA CAMINHADA COMO QUEM FAZ UMA REZA**

_”Escrevo provavelmente um ou dois e-mails por dia –e basta. Não falo muito por telefone. Tenho sido extremamente seletivo, e algumas pessoas dizem que não sou sociável. Mas, cada vez que você dá seu tempo para o mundo, sobra menos tempo para o que está fazendo. Para mim, a diversão se vai. Passo a maioria dos fins de semana em Nova York. A caminhada que faço à noite é como uma reza. Em Manhattan, minha fuga é caminhar.”_

**Hora de acordar:** 7h ou 8h. 

**Primeiro ato da manhã:** “Fico na cama, virando para lá e para cá, por 45 minutos. Normalmente tomo um Chobani [o iogurte grego que ele fabrica], mas, se tenho tempo, faço um belo café da manhã turco.” 

**Filosofia:** “Nunca deixar de ser uma pessoa comum; influi em quem você é, quem você contrata e onde você consegue ideias. Por exemplo, ainda dirijo e faço compras.” 

**Rotina de almoço:** “Dirijo até em casa. Mas em Manhattan almoço muito com as pessoas com quem trabalho. Conversar comendo é mágico.”

**Intervalos:** “Se você estiver em Nova York e houver um maluco na rua com fones de ouvido andando para cima e para baixo, sou eu. Quando não estou conversando, estou ouvindo música.” 

**Melhor hábito:** “Caminhar. Amo a natureza, e isso vem de ter crescido em uma área rural montanhosa da Turquia.” 

**Pior hábito:** “Eu fumo e estou tentando parar. Detesto isso, e estou quase lá.” 

**Último ato da noite:** “Antes de entrar em casa, olho para as estrelas. Ou vejo séries de TV –agora é Mad Men.” 

**Hora de ir para a cama:** 0h30.

**8. CEO GARY FRIEDMAN: “LIVRAR-SE DO IRRELEVANTE”**

_”As coisas que fazem diferença estão nas margens: coisas que são muito importantes mesmo e coisas que são irrelevantes. Você quer se concentrar nas coisas importantes e se livrar das irrelevantes. Quais são as maiores bobagens que estamos fazendo? Temos de parar de fazê-las. Precisamos conseguir editar.”_

**Hora de acordar:** Entre 5h30 e 6h30. 

**Primeiro ato da manhã:** “Vejo os números do dia anterior no iPad, que fica ao lado da cama.” 

**Apps e outros assistentes:** “Sou muito visual, então tenho de desenhar. Tendo a usar as mesmas canetas –sou um pouco supersticioso. Também uso o WhatsApp e o Viber.” 

**Filosofia:** “Na companhia, gostamos de dizer: ‘Pense até doer, assim você consegue ver o que os outros não conseguem e fazer o que os outros não podem fazer’.” 

**Espaço mais produtivo:** “Sou mais produtivo quando estou no meio de muita gente, com ideias, discussões e debates acontecendo. Depois, preciso ficar sentado sozinho por algumas horas.” 

**Objeto inspirador:** “Quatro braceletes. Um deles tem as regras da Resto –nossas crenças centrais. Esses braceletes me mantêm sob controle.” 

**Melhor hábito:** “Dizer: ‘O que mais?’.” 

**Pior hábito:** “Posso me atrasar.” 

**Último ato da noite:** “Checo e-mails, informações, números.” 

**Hora de ir para a cama:** 2h.

> **7 MEDIDAS INICIAIS**
>
> Uns ficam mais produtivos quando dormem mais; outros, quando escutam música em fones de ouvido nas ruas de Nova York. Pessoas produtivas estabelecem rotinas e formas muito peculiares de se energizar e de produzir. você já estabeleceu seu modelo? inspirado em experiências alheias e no conhecimento que especialistas trazem à luz, você pode aperfeiçoá-lo, ou criar um, lembrando de levar em consideração o ambiente corporativo brasileiro, características de seu ambiente de trabalho específico e características pessoais. 
>
> Com minha experiência em coaching e treinamento para gestão do tempo, faço uma sugestão: olhe seu cotidiano primeiro de forma macro e comece por estabelecer intervenções gerais nele; só depois você irá em direção aos detalhes. um bom começo é colocar um mínimo de disciplina e organização no dia a dia, priorizando dicas simples e fáceis, nada complicado. veja um exemplo:
>
> 1.  Prepare o dia seguinte ao final do período de trabalho anterior. Faça uma lista por escrito do que deve ser feito. Escreva tudo (nada de memorizar). 
>
> 2.  Defina qual a primeira atividade do dia. 
>
> 3.  Determine a rotina de breves paradas e momentos  de alimentação. 
>
> 4.  Faça uma escolha sobre como lidar com fontes  de distração –por exemplo, e-mails e redes sociais. 
>
> 5.  Descubra em que local a produtividade é maior.  Dê preferência para trabalhar lá. 
>
> 6.  Potencialize os bons hábitos e lute contra os maus. (Primeiro, descubra quais são os bons e os maus.) 
>
> 7.  Tudo isso feito, escolha a filosofia pessoal que guiará suas escolhas futuras.
>
> Esteja certo de uma coisa: retomar algum controle sobre seu tempo surtirá efeito imediato: atenuará a ansiedade e, assim, aumentará sua produtividade. E não se esqueça: produza mais; porém, depois, relaxe. isso também é importante, ao menos para nós, brasileiros.
>
> _Por Rubens Pimentel Neto, sócio-diretor da empresa ynner treinamentos e especialista em gestão do tempo e produtividade_

**9. DRA. VELMA SCANTLEBURY: “FAZER EXERCÍCIOS DURANTE O TRABALHO”**

_”Nas cirurgias, é monótono ficar ouvindo o batimento cardíaco. Conversamos e até ligamos o rádio. Como, algumas vezes, uso uma escadinha para ficar em posição mais alta e há luzes fortes que precisam ser movidas, faço exercícios subindo e descendo a escada e movimentando as luzes. Consigo fazer exercícios de zumba durante uma cirurgia.”_

**Hora de acordar:** “Depende. Fico de sobreaviso 50% do tempo. É difícil dizer a hora em que você acorda se fica no telefone ou no computador cinco ou seis vezes entre meia-noite e 6 da manhã.” 

**P****rimeiro ato da manhã**: “Meditar, se não estiver acordando com um doador de rim a caminho.” 

**Espaço mais produtivo:** “Gosto de silêncio. Quando visito meus pais, dirijo na ida e na volta em silêncio, sem música nem nada, só eu e meus pensamentos. Nesses momentos consigo pôr em ordem mentalmente muitas coisas.” 

**Intervalos:** “Estamos sempre correndo de um lugar para outro. Não há muita necessidade de intervalos.” 

**Objeto inspirador:** “Uma oração enviada pelos pais de um paciente que transplantamos; faz-me lembrar que temos um propósito na vida.” 

**Melhor hábito:** “Ouvir. Gosto de ouvir.” 

**Último ato da noite: ** “Rezar.” 

**Hora de ir para a cama:** Depois da meia-noite.

**10. CHEF BOBBY FLAY: “FAÇO LISTAS”**

_”Faço listas. Quando risco as coisas, me sinto realizado. Não foi algo que aprendi na escola. Aprendi depois.”_

**Hora de acordar:** 6h. Primeiro ato da manhã: “Leio o The New York Times –impresso. Gosto de ouvir o som do papel.” 

**Apps e outros assistentes:** “Um blocão de notas. É o que uso se preciso escrever um discurso ou fazer uma lista de ingredientes ou de pratos.” 

**Como lida com o e-mail:** “Se não respondo na hora por telefone, posso esquecer. Então, costumo checar as coisas de novo no laptop no final do dia.” 

**Objeto inspirador:** “Uma boa garrafa de bourbon Woodford Reserve.” 

**Melhor hábito:** “Terminar as coisas.”

**Pior hábito:** “Comprometer-me com muitas coisas. Não gosto de dizer ‘não’.” 

**Último ato da noite:** “Uma chuveirada” 

**Hora de ir para a cama:** Meia-noite. 

> **Você aplica quando…**
>
> …Entende a rotina a definir: a melhor hora para acordar e para dormir, o primeiro e o último atos do dia, a descoberta do espaço onde se é mais produtivo, a relação com os e-mails, os intervalos ao longo do dia, os objetos inspiradores, os melhores e piores hábitos etc.

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