Uncategorized

O segredo é gerar facilidades para uma gestão genial

CEO e fundador da Odonto Excellence Franchising, consultor empresarial, palestrante e autor de Gestão Fácil (editora Gente), best-seller na área de negócios.

Compartilhar:

É cada vez mais comum ouvirmos que empresários e gestores vivem às voltas com desafios típicos do universo corporativo. Nesse caso, entre nosso aprendizado, observamos que precisamos estar atentos à movimentação – característica, hoje, especialmente quando se pensa em negócios. Precisamos entender que a facilidade é elemento universal do sucesso de todo negócio, onde o papel da gestão continua sendo fundamental.

Costumo comentar que uma gestão bem alicerçada é aquela que parte de algumas premissas, como o fato de entendermos que **a genialidade de toda gestão está em gerar facilidade para se multiplicar.** Ou seja, uma boa gestão é aquela que faz o negócio crescer exponencialmente por meio da geração de facilidades.

Ao entendermos que a facilidade é elemento universal do sucesso de um negócio e que a facilidade funciona em qualquer tempo, em qualquer mercado, estaremos alinhados à relevância da gestão nesse contexto.

Para exemplificar de forma clara, aproveito para orientar os profissionais com parte do conteúdo capítulo 4 do Gestão Fácil, livro de minha autoria, onde demonstro o meu entendimento sobre o segredo da multiplicação, mesmo quando se tem um negócio que precisa de estrutura física, liberações legais e treinamento especializado. 

Entre outras menções, reforço que gero facilidade para todos os meus franqueados e que a nossa maior fonte de novas franquias vem justamente da indicação deles. Como resultado, noto que ninguém sai falando mal, porque o nosso diferencial, a nossa mina de ouro não é uma aposta na loteria, é a genialidade da gestão. 

### Precisamos entender que o diferencial de um negócio é a genialidade da gestão 

Sempre oriento que uma gestão genial depende de vários pontos, como buscar a solução do problema de sua empresa, entendendo o seguinte princípio: é preciso que o empresário/gestor seja genial**. A genialidade é a união entre sabedoria e inteligência**; entre o poder de criar e o de realizar (defendendo que um não é mais do que o outro, mas, sim, que se completam). 

Precisamos compreender que, como líderes, precisamos alternar entre a visão ampla e a visão concentrada do negócio. É muito fácil apontar o dedo para alguma situação e dizer no que estão errando. Até mesmo porque quem tem a visão de fora do problema, tem uma visão ampla. Mas, como sempre destaco, vivi alguns conflitos em meu trabalho e tive que parar para analisar cada uma das situações e refletir como é que eu poderia resolver, qual caminho seguir e o que fazer.

Não atingir a genialidade dentro de um negócio, na verdade, é o mais fácil; em resumo, tudo o que venho mencionando significa que é preciso atenção para as novidades, pois são elas que influenciam os nossos hábitos. Os negócios estão sempre em movimento, pois as pessoas são assim, estão constantemente em transformação, mudam o tempo todo em tudo, absolutamente tudo. É inerente a elas, e é delas que brota a genialidade. Por isso, procuro oferecer os caminhos para uma gestão genial.

### A genialidade de um negócio está em fazê-lo crescer exponencialmente e a gestão exerce papel fundamental nesse processo

Um outro ponto que sempre costumo destacar é como a exponencialidade faz um negócio crescer em ritmo acelerado. Por exemplo, imagine alguém que recebeu uma herança de um milhão de reais e decide que vai comprar uma casa para investir o dinheiro. Essa pessoa compra a casa e, depois de uma reforma, começa a alugá-la por 0,5% do valor do imóvel. Do outro lado, temos alguém que decidiu vender pastéis e gasta R$1,00 para produzir cada um, vendendo o produto final por R$5,00 – ou seja, 400% de lucro sobre o que investiu. Ganha mais dinheiro quem vende pastel, com certeza! 

Agora é preciso que ele encontre a fórmula da exponencialidade: produzir mais, ter pessoas vendendo seu produto em diferentes partes da cidade, usar os princípios de gestão para que seu negócio se multiplique sem precisar que cada um dos salgados passe por suas mãos, mas sim, que sigam a sua receita. Vivemos, hoje, uma vida corrida e quem gera facilidades muitas vezes nem precisa brigar por preço, porque facilitar a vida de alguém literalmente não tem preço. 

Um exemplo disso é a Amazon, que oferece a melhor experiência de compra para o cliente. Ela não só criou a compra com um clique, mas **cria todo o seu processo em torno de gerar facilidades para seus consumidores.** Joey Coleman, editor da CRM Magazine nos Estados Unidos, contou em um artigo que pediu pilhas na Amazon, mas se confundiu e comprou do tamanho errado. Ao contatar o chat da empresa, explicou ao atendente que tinha comprado pilhas AA quando na verdade queria o tamanho AAA e precisava trocá-las. Ele conta que a funcionária disse para guardar as erradas e que a Amazon mandaria imediatamente pilhas AAA sem custo adicional. 

A empresa percebeu que, pelo tempo e dinheiro necessários para processar a devolução, reabastecer o estoque de pilhas e revendê-las, era mais fácil e mais econômico simplesmente fornecer as pilhas e transformar Coleman em um cliente impressionado e vitalício. Quem não quer uma facilidade dessas? Se isso acontece comigo, eu não vou ligar se na minha próxima compra a Amazon cobrar um pouco mais caro que o concorrente. A certeza de que eles resolverão qualquer problema pensando no que é melhor e mais fácil não tem preço. 

Talvez não consigamos criar esse nível de extrema facilidade em nossa empresa, mas pode eliminar muito atrito enxergando os processos e quem são os envolvidos neles e seus problemas. Tente passar por todos os processos que o cliente passa. 

### Dicas para atingir a gestão fácil dos negócios, tornando-os geniais

Uma boa ideia 
————–

O que faz a empresa surgir não necessariamente é a ideia que você gosta ou pela qual se envaidece, mas é o que o mundo precisa naquele momento. 

Pessoas 
——–

Em qualquer momento da empresa, você precisará de pessoas; elas serão os órgãos vitais para que esse corpo continue vivo. 

Gestão e estratégia 
——————–

Ter técnica para fazer com que tudo flua é ser como um maestro. Você faz parte daquela orquestra, não produz nenhum daqueles sons, mas garante que eles estarão coordenados, afinados, sutis e intensos nos momentos em que for necessário. 

Estrutura 
———-

A estrutura certa para que as pessoas trabalhem pode fazer a diferença, assim como a estrutura errada significará muito dinheiro perdido. Estrutura vai de software a espaço físico e benefícios.

Inovação
——–

Queremos inovar, sem exceção; o problema é COMO. A inovação é o último pilar da empresa, pois é um passo que acontece depois que você garantiu os demais apontados acima.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A necessidade de soluções estratégicas em saúde suplementar frente ao crescimento das reclamações

Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.

Competitividade da Indústria Brasileira diante do Protecionismo Global

A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura
Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura