Transformação Digital

O superciclo tecnológico de Amy Webb no SXSW 2024

A GenT, o que Amy Webb destaca que somos nós, está em um momento crucial que pode definir nosso futuro
Marcel Nobre é Empreendedor, Pesquisador, Professor e Speaker (SXSW e TEDx) de inovação, tecnologia e inteligência artificial. É fundador e CEO da BetaLab, uma edtech que desenvolve projetos de aprendizagem corporativa de forma inovadora e ultra customizadas para as maiores multinacionais do Brasil. É professor na HSM/Singularity, MIT e FIA Business School. É especialista convidado na CNBC Times Brasil, colunista na HSM Management e co-host do Podcast Trends News.

Compartilhar:

Na conferência do SXSW 2024, a futurista Amy Webb entregou uma análise detalhada sobre as tendências tecnológicas emergentes no relatório “2024 Emerging Tech Trend Report”. Com um misto de excitação e apreensão, Webb mergulhou no complexo cenário moldado pela interseção da inteligência artificial (IA), biotecnologia e ecossistemas conectados.

Destacando a transformação radical induzida pelas Tecnologias com Propósitos Generalistas (GPTs), Amy ressaltou a transição para um “Superciclo de Tecnologia”.

Antes o que era determinado por uma tecnologia, segundo a palestrante, agora é impulsionado por três tecnologias principais: IA, biotecnologia e ecossistemas conectados.

Esta mudança, segundo ela, está redefinindo fundamentalmente a forma como vivemos. No entanto, a palestrante também abordou os desafios enfrentados por líderes e CEOs, que estão inundados por um ambiente complexo de incertezas, medos e dúvidas (FUD), exacerbados pela pressão de questões de impacto global como guerra, sustentabilidade corporativa e impactos menores, como metas de curto prazo, além da rápida evolução da IA.

Mesmo assim, Amy é extremamente otimista e destaca o quanto ainda temos controle do nosso próprio futuro. Para ela, este controle está na relação que construiremos entre a nossa segurança e ética da IA.

Ela provocou o público com cenários hipotéticos, como a possibilidade de deep fakes desencadearem eventos catastróficos e o potencial de conectáveis serem usados para pontuações sociais ou manipulação de preços. Ao mesmo tempo, trouxe insights pragmáticos sobre o futuro da Inteligência Artificial, que será construir modelos de linguagem maiores do que estamos acostumados (da LLM para a LAM).

Além disso, Amy explorou os avanços na biotecnologia, incluindo a criação de biocomputadores feitos de células humanas e a capacidade de gerar proteínas e materiais através da inteligência artificial.

Como solução para os desafios iminentes, Webb propôs a implementação de um “Departamento de Transição”, destinado a navegar pelas mudanças tecnológicas e criar um ambiente de negócios mais sustentável e ético.

Essa visão fascinante e, ao mesmo tempo, preocupante do futuro tecnológico, destacando a importância da responsabilidade e da preparação para enfrentar os desafios que estão por vir, são cruciais para compreendermos quais decisões precisarão ser tomadas daqui para frente e de que forma permitiremos que a evolução da IA seja construída.

Compartilhar:

Marcel Nobre é Empreendedor, Pesquisador, Professor e Speaker (SXSW e TEDx) de inovação, tecnologia e inteligência artificial. É fundador e CEO da BetaLab, uma edtech que desenvolve projetos de aprendizagem corporativa de forma inovadora e ultra customizadas para as maiores multinacionais do Brasil. É professor na HSM/Singularity, MIT e FIA Business School. É especialista convidado na CNBC Times Brasil, colunista na HSM Management e co-host do Podcast Trends News.

Artigos relacionados

Ataques inevitáveis, impacto controlável: a nova lógica da cibersegurança

A pergunta já não é mais “se” sua empresa será atacada – mas quão preparada ela está para responder quando isso acontecer. Este artigo mostra por que a cibersegurança deixou de ser um tema técnico para se tornar um pilar crítico de gestão de risco, continuidade operacional e confiança nos negócios.

A longevidade das PMEs como objetivo social

Se seis em cada dez empresas não sobrevivem, o problema não é apenas o ambiente. Este artigo revela que a alta mortalidade das PMEs no Brasil está ligada a falhas internas de gestão, governança e tomada de decisão

Estratégia, Gestão de Pessoas
24 de maio de 2026 12H00
Quando a energia do Mundial entra no cotidiano corporativo, o humor, empatia e pertencimento se modificam; e quem ganha é a corporação, com o incremento do comprometimento de colaboradores e impactados

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

0 min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
24 de maio de 2026 08H00
Este artigo propõe uma nova lógica de liderança: menos controle, mais calibração - onde a inteligência artificial não reduz a agência humana, mas redefine a forma como decidimos, pensamos e lideramos em contextos de incerteza.

Carlos Cruz - Pesquisador, Escritor e Consulting Partner Executive na IBM

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
23 de maio de 2026 16H00
A pergunta já não é mais “se” sua empresa será atacada - mas quão preparada ela está para responder quando isso acontecer. Este artigo mostra por que a cibersegurança deixou de ser um tema técnico para se tornar um pilar crítico de gestão de risco, continuidade operacional e confiança nos negócios.

Felipe Berneira - CEO da Pronnus Tecnologia

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
23 de maio de 2026 09H00
Este artigo desmonta o entusiasmo em torno do Vibe Coding ao revelar o verdadeiro desafio da IA: não é criar software com velocidade, mas operar, integrar e governar o que foi criado - em um ambiente cada vez mais complexo e crítico.

Wilian Luis Domingures - CIO da Tempo

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
22 de maio de 2026 15H00
Mais do que visibilidade, este artigo questiona o papel das marcas em momentos de emoção coletiva e mostra por que, na Copa, só permanece na memória aquilo que gera conexão real - o resto vira apenas ruído.

Rui Piranda - Sócio-fundador da ForALL

2 minutos min de leitura
Empreendedorismo
22 de maio de 2026 11H00
Se seis em cada dez empresas não sobrevivem, o problema não é apenas o ambiente. Este artigo revela que a alta mortalidade das PMEs no Brasil está ligada a falhas internas de gestão, governança e tomada de decisão

Sergio Goldman

6 minutos min de leitura
User Experience, UX
22 de maio de 2026 07H00
Ao ir além da experiência do usuário tradicional, este artigo mostra como a falta de clareza jurídica transforma conversão em passivo - e por que transparência é um ativo estratégico para crescimento sustentável.

Lorena Muniz e Castro Lage - CEO e cofundadora do L&O Advogados

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de maio de 2026 17H00
Este artigo traz a visão de um executivo da indústria que respondeu ao mito da substituição. Que, ao contrário da lógica esperada, mostra por que inovação não é destruir o passado, mas sim, reinventar relevância com clareza, estratégia e execução no novo cenário tecnológico.

Antonio Lemos - Presidente da Voith Paper na América do Sul.

7 minutos min de leitura
Estratégia e Execução, Marketing
21 de maio de 2026 13H00
Este artigo mostra como o descompasso entre o que é planejado e o que é efetivamente entregue compromete a experiência do cliente e dilui o valor da estratégia, reforçando que a verdadeira vantagem competitiva está na consistência da execução.

Ana Flavia Martins - CMO da Algar

4 minutos min de leitura
Liderança
21 de maio de 2026 07H00
Quando ninguém mais acredita, a organização já começou a perder. Este artigo revela como a incoerência entre discurso e prática transforma cultura em aparência - e mina, de forma silenciosa, a confiança necessária para sustentar resultados e mudanças.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão