O Twitter, assim como as demais redes sociais, já vem sendo utilizado pelas empresas que atuam no mercado de capitais como canal de comunicação com os investidores. Até aí, nada de novo.
Recentemente, porém, três pesquisadores foram além e investigaram como postagens do Twitter podem ajudar a entender a percepção do público e, assim, projetar tendências. Os pesquisadores Partha Mohanram, da Rotman School of Management; Eli Bartov, da Stern School of Business, e Lucile Faurel, da Arizona State University, fi zeram uma pergunta primordial: será que informações específicas sobre uma empresa, publicadas no Twitter, ajudam a prever os ganhos futuros e o retorno das ações?
Os resultados, publicados na revista _Accounting Review_, indicam que, ao agregarmos as opiniões individuais que circulam nessa mídia social, conseguimos dados relevantes para prever as receitas trimestrais de uma companhia.
Quando os pesquisadores separaram os tweets com “novas informações” daqueles que republicam informações já existentes, eles perceberam que ambos têm valor para antecipar tendências. O Twitter cumpre um papel duplo, como fonte de novas informações provenientes dos usuários e como meio de disseminação de notícias. Mas vale observar que o Twitter na América do Norte é mais popular do que no Brasil.
Também chama a atenção o fato de que os tweets que tratam diretamente do mercado acionário costumam ser mais informativos do que os posts em geral. Além disso, a capacidade da mídia social de indicar futuros é mais forte no caso de empresas com mecanismos de informações mais fracos.
Destacando que, para serem relevantes, as tendências devem se basear em um número significativo de posts de usuários, os especialistas afirmam que a pesquisa precisa impactar o entendimento do papel da mídias sociais nas relações das empresas com a comunidade de investidores.
Embora o setor de investimentos costume ser visto com um jogo de soma zero, não cooperativo, a pesquisa demonstra que as pessoas estão utilizando as redes sociais para compartilhar informações relativas às perspectivas de futuro das empresas e que isso é cooperativo – traz benefício para todos.
É possível que essa pesquisa tenha impacto até sobre as regulamentações. Muitos acusam as redes sociais de disseminar informações falsas [as “fake news”], que servem à especulação, mas o que se vê é que a percepção geral das pessoas, assim como o valor da diversidade e da independência contidos ali, superam as preocupações sobre credibilidade.
Dito de maneira simples, as informações que circulam nas mídias sociais – seja o Twitter ou outras – podem, se bem processadas, ajudar os investidores a tomar boas decisões.