Uncategorized

O Vale do Silício continua a surpreender

é diretor da HSM Educação Executiva, com vasta experiência executiva – no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão – e acadêmica.

Compartilhar:

Você já experimentou perguntar sobre gestão de competências, governança ou mesmo remuneração variável a um empreendedor do Vale do Silício? Eu já – na recente missão HSM ao Vale, a Naveen Jain, que é o chairman da Moon Express, que desenvolve equipamentos para a mineração lunar, e investe em muitas startups de saúde. Vi nitidamente que essas questões não faziam o menor sentido para ele. Seu apego ao sucesso do passado ou a fórmulas consagradas de gestão é zero. O modelo de manutenção do status quo em que a maioria das empresas ainda opera bate de frente com o mundo descontínuo e disruptivo em que Jain vive, embora seja o mesmo planeta Terra meu e seu. 

Quando comparados a executivos tradicionais, esses empreendedores do Vale parecem alienígenas. Com idade média de 23 a 28 anos, muitos já são milionários – alguns, bilionários –, com uma fome de negócios insaciável, velocidade extrema do insight à fortuna e modelo de liderança progressista. O resultado é que mesmo empresas de atividades tão malucas como garimpar a Lua já levantam quase US$ 40 milhões de investidores. 

O pensamento exponencial é o novo mindset da gestão, e esse foi nosso primeiro aprendizado na missão do Vale. Como o modo-padrão de nosso cérebro é de pensamento linear, para captar as oportunidades exponenciais temos de recorrer a ideias-chave como os 6 Ds – digitalização, “decepção” (deception, ou ilusão), disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização do uso e acesso, viabilizadas por meio de um segundo aprendizado, o das tecnologias exponenciais, que estão mudando o mundo como o conhecemos: energia fotovoltaica, equipamentos médicos e laboratoriais, biologia sintética, robótica, manufatura 3D, inteligência artificial (IA), internet das coisas, nanomateriais, neurotecnologias etc. E pense em combinações dessas tecnologias também. Em todos esses campos acontecem três coisas: (1) as tecnologias/ produtos estão se tornando digitais, (2) seu desempenho cresce exponencialmente e (3) seus preços caem exponencialmente. Muitas dessas tecnologias ainda estão no início, como a Siri, do iPhone, que ainda parece só algo engraçadinho e sem funcionalidade. Mas a Siri é uma criança, tem sete anos; dê-lhe mais sete e será 128 vezes melhor do que é hoje – será melhor que qualquer ser humano em entender você, o que deve acabar, por exemplo, com os call centers. 

O terceiro aprendizado é que o ambiente de negócios do Vale é imbatível para a inovação. Muita gente já disse que, mais que um espaço físico, é um estado de espírito, que valoriza ideias inovadoras, onde a meritocracia prevalece, a colaboração e o compartilhamento de informações são essenciais, e as ideias são a principal moeda. E é verdade. Mas o que ficou claro é que não se trata de um ecossistema, e sim da interação de vários: o das universidades, com professores fazendo pesquisa; o industrial, com empresas incentivando e revolucionando o mercado; o de startups, tornando as inovações eficazes e comerciais; o legal, que permite criar empresas e distribuir equity; e o de capital. No meio, há um fluxo de pessoas mais inteligentes que a média – imigrantes são bem-vindos – e um mercado bom para fazer testes. Cerca de 30% a 40% dos investimentos fracassam, mas tudo bem.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura