Healing leadership

ODS Zero e a Criação

É hora de focar na vida para manter e gerar vida
Dario Neto é diretor geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e CEO do Grupo Anga. Também é pai do Miguel e marido da Bruna. Marcel Fukayama é diretor geral do Sistema B Internacional e cofundador da consultoria em negócios de impacto Din4mo.

Compartilhar:

Estamos há um ano confinados. O que fazer quando tudo adoece, incluindo nós mesmos? Como dar vida a um sistema político, cultural, econômico, social e ambiental a caminho do colapso? Como ser humano com o volume diário de mortes com que temos há mais de ano? Como planejar negócios em um país com 50% de sua população economicamente ativa desocupada, desalentada ou subutilizada, segundo o IBGE? Onde buscar forças em um Brasil que, segundo pesquisa recente da USP, lidera mundialmente casos de ansiedade e depressão?

Adentramos a pandemia em meio a uma crise profunda e sistêmica de liderança, que está custando muito caro para nossas famílias, organizações, comunidades e ecossistemas. Sobretudo, está custando vidas e o futuro da próxima geração.

Para nós, à frente de dois importantes movimentos que atuam na formação de novas lideranças para a nova economia, tem sido também muito difícil. Mais do que nunca precisamos de líderes que incorporem os princípios da vida – regeneração e colaboração – em sua liderança, que sejam luz em tempos tão sombrios.

Querido(a) líder que cura, o Brasil e o mundo precisam de você e de todos nós mais do que nunca.

Abaixo enumeramos reflexões para que você potencialize a sua capacidade de ser healing leader em tempos de sistemas gravemente doentes:

– __Busque a sua homeostase.__ Você também é um sistema vivo dentro de sistemas vivos. A falta de equilíbrio (dinâmico, é verdade) vai limitar a sua capacidade de liderança regenerativa. Está se cuidando? Pausando?
– __Desperte as virtudes do Brasil.__ Somos esperançosos, criativos, sonhadores, alegres, solidários, autênticos e fraternos por natureza. Você está nutrindo o melhor do brasileiro em você e em suas relações?
– __Sonhe com outro futuro possível.__ Como nos lembra Muhammad Yunus, Nobel da Paz em 2006 pelo seu revolucionário projeto de microcrédito Grameen Bank, sonhar e imaginar é o primeiro passo para transformar uma realidade. Qual a sua ficção social?
– __Crie à luz do país que sonhamos.__ A enorme escassez e o caos bloqueiam a nossa capacidade de criar. Para criar e empreender, você deve sintonizar a sua frequência enquanto líder no Brasil em que todos queremos e iremos viver. Você está deixando o sonho de um Brasil interdependente, justo, igual e em equilíbrio sistêmico nutrir sua mente e seu coração?
– __De ação à sua criatividade.__ Dizem que o empreendedorismo surgiu há 5 mil anos na antiga Babilônia – o “iniciadorismo”, ou o ato de iniciar algo. Você está saindo das boas intenções para dar ação concreta a seus sonhos e sua criatividade?

É comum que, depois de ler isso, você se pergunte sobre as limitações. Elas existem. Mas vivemos o ápice do avanço tecnológico e o mundo nunca foi tão rico (apesar da concentração de renda) – com pouco mais de 1% do total de ativos financeiros do mundo toda a Agenda 2030 seria financiada.

Então, mobilize todo o seu capital – político, financeiro e/ou operacional, relacional – para dar forma e conteúdo à sua criaAção. Talvez a nossa cura e a do país passe pelo que chamamos de “ODS Zero” – a evolução da consciência humana. Uma organização humana é um organismo vivo. Uma liderança humana é uma liderança da qual flui vida. E de onde flui vida, flui criação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura