Uncategorized

#OlhoMágico: Faxineira Hipster

De atendente de call center a digital influencer. Conheça Veronica Oliveira, a faxineira com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/eefa394d-f728-472a-a5ce-abaa1218fab1.jpeg)

Depois de perder o emprego em um call center, Veronica Oliveira enfrentou dificuldades para encontrar um novo trabalho. O ano era 2016 e, com a conta negativa e dois filhos para criar, ela decidiu se oferecer para fazer faxina na casa de amigas. Logo em sua primeira experiência, recebeu um feedback excelente. Oliveira percebeu que levava jeito e decidiu investir.

“Não dava pra depender só das amigas, então pensei em anunciar meus serviços no Facebook. Pesquisando, percebi que os anúncios eram todos bem parecidos, e a maioria contava histórias tristes de desemprego e falta de oportunidades. Então, resolvi fazer diferente”, conta. 

E foi assim que sua primeira postagem teve mais de 3.000 compartilhamentos e, em poucos dias, sua agenda de faxinas já estava lotada para os três meses seguintes.

Amante da cultura pop, Souza usou referências de filmes, seriados e músicas para produzir anúncios criativos, cheios de trocadilhos. “Star Wars: venha para o lado negro da força” virou “Faxina Boa: o lado limpo da força”, com uma foto de Oliveira vestida de Princesa Leia.

Ela continua fazendo faxina, mas o tempo dedicado a essa atividade é cada vez menor. Hoje, além de sua empresa, Faxina Boa, que já conta com outras profissionais no quadro de trabalho, ela também é palestrante, produtora de conteúdo e digital influencer. “As marcas perceberam que eu dialogo tanto com o público que contrata as faxinas como também com os prestadores de serviço, atingindo diferentes perfis e classes sociais”, explica Oliveira. Além disso, a faxineira hipster, como ela mesma gosta de se definir, dá palestras sobre diferentes assuntos, como empreendedorismo, marketing e construção de relevância digital.

No segundo episódio de #OlhoMágico, além de muito bom humor, você encontra o ponto de vista de alguém que encontrou na invisibilidade de um trabalho pouco reconhecido uma oportunidade para falar de propósito e transformação cultural.

#OlhoMágico

Episódio 2: Veronica Oliveira, Faxineira Hipster

* Como foi a transição de atendente de call center para faxineira?
* De onde vieram as ideias para os anúncios do Faxina Boa?
* Por que continua fazendo faxina?
* Palestrante, produtora de conteúdo, digital influencer: você se preparou para assumir tantos papéis diferentes?
* Você diz produzir conteúdo com propósito. 
* O que isso quer dizer na prática?
* Quais são seus sonhos para os próximos anos do Faxina Boa?  

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/f49cd381-6d91-40e1-9db5-4b889e66aea6.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Transformação Digital
A preocupação com o RH atual é crescente e fizemos questão de questionar alguns pontos viscerais existentes que Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, trouxe com clareza e paciência.

HSM Management

Uncategorized
A saúde mental da mulher brasileira enfrenta desafios complexos, exacerbados por sobrecarga de responsabilidades, desigualdade de gênero e falta de apoio, exigindo ações urgentes para promover equilíbrio e bem-estar.

Letícia de Oliveira Alves e Ana Paula Moura Rodrigues

ESG
A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

Gestão de Pessoas
Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança
Na coluna deste mês, Alexandre Waclawovsky explora o impacto das lideranças autoritárias e como os colaboradores estão percebendo seu próprio impacto no trabalho.

Alexandre Waclawovsky

Marketing Business Driven, Comunidades: Marketing Makers, Marketing e vendas
Eis que Philip Kotler lança, com outros colegas, o livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” e eu me lembro desse tema ser tão especial para mim que falei sobre ele no meu primeiro artigo publicado no Linkedin, em 2018. Mas, o que será que mudou de lá para cá?

Juliana Burza

Transformação Digital, ESG
A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
Com a informação se tornando uma commoditie crucial, as organizações que não adotarem uma cultura data-driven, que utiliza dados para orientar decisões e estratégias, vão ficar pelo caminho. Entenda estratégias que podem te ajudar neste processo!

Felipe Mello

Gestão de Pessoas
Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

Melhores para o Brasil 2022
Entenda como você pode criar pontes para o futuro pós-pandemia, nos Highlights de uma conversa entre Marina gorbis, do iftf, e Martha gabriel

Martha Gabriel e Marina Gorbis