Uncategorized

Onde elas são melhores líderes do que eles

Pesquisa do Pew Research Center mostra que as gestoras são percebidas como mais eficazes em oito aspectos

Compartilhar:

Mulheres são boas líderes, nos negócios e na política. A pesquisa de opinião pública _Women and leadership 2018_, do Pew Research Center, realizada nos Estados Unidos, confirma algo que **HSM Management** sabe faz tempo. Perguntou-se a 4.587 pessoas quem era melhor em uma série de traços de liderança, de negócios e de política. Nos negócios, elas se destacaram em nove traços _[veja quadro abaixo]_ – e eles, em três. Isso é importante, como reforça a revista _Fast Company_, porque a maioria de nós não faz ideia desse destaque, devido à presença insignificante de mulheres em posições de alta liderança.

Três itens saltaram aos olhos na percepção de traços mais importantes de um líder, qualquer que seja seu gênero: criar um ambiente respeitoso e seguro, ser honesto e ético, e proporcionar remuneração justa e bons benefícios. Nesses três, elas são vistas como líderes melhores – para 43%, 30% e 26% dos entrevistados respectivamente. Também se dá ênfase à capacidade de um líder de chegar a um acordo, abrindo mão de algo para resolver um problema (o que, em inglês, é traduzido pelo verbo “to compromise”). Para 42%, elas são melhores nessa arte.

E os homens?

As três qualidades em que os homens se classificaram mais alto foram:

* capacidade de trabalhar melhor sob pressão: eles são melhores para 22%; elas, para 14%; não há diferença por gênero para 64%.
* capacidade de negociar acordos lucrativos: eles se destacam nesse front para 28%; elas se saem melhor para 9%; não há diferença para 63%.
* disposição a assumir riscos: eles são melhores na opinião de 41%; elas é que se destacam, para 8%; e não há diferenças por gênero para 51%.

Vale repetir o lembrete da _Fast Company_: esses números tendem a ser distorcidos pela baixa presença feminina no mundo dos negócios – há apenas 25 mulheres no comando de empresas da _Fortune 500_.

![22_INI-mulheresMelhores-9.indd](https://s3.amazonaws.com/paco-dev/2018/12/tabela-1440×544.jpg)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando a IA desafia o ESG: o dilema das lideranças na era algorítmica

A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura