Diversidade, Diversidade

Onde estão as mulheres da sua empresa?

A sustentabilidade dos negócios depende diretamente das posições que as mulheres ocupam dentro das organizações e na sociedade; cabe a todos nós, e principalmente aos homens mais privilegiados, defender a promoção de lideranças femininas
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

Você, assim como eu, é fruto de uma sociedade machista. Desde a infância, você aprendeu que existem coisas “de mulher” e coisas “de homem”, assim como cores, comportamentos, atitudes, sentimentos, profissões, carreiras e lugares, de maneira explícita ou implicitamente, atribuídos aos gêneros de maneira binária e distinta.

É muito provável que você tenha crescido ouvindo e rindo de piadas que ofendem quem é diferente de você: mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, nordestinas, pessoas com deficiência, velhas, gordas, portuguesas, japonesas, entre outras. Piadas essas que você, inconscientemente, reproduz até hoje.

Se você é um [homem branco, heterossexual, sem nenhuma deficiência aparente](https://mitsloanreview.com.br/post/qual-e-o-espaco-dos-homens-brancos-heterossexuais-e-sem-deficiencia “O lugar dos homens brancos, heterossexuais e sem deficiência”), que teve acesso a uma educação de qualidade e às melhores oportunidades de trabalho e carreira, o mundo sempre foi construído para você. A meritocracia, na qual você acredita, defende e promove com tanta convicção, foi feita por todos os homens brancos que te antecederam no comando das nações, governos, instituições e empresas públicas e privadas, desde sempre.

A culpa não é sua. No entanto, já está passando da hora de você assumir sua responsabilidade, indelegável e intransferível, de usar seu lugar de poder para mudar a realidade à sua volta.

## Retrocessos entre avanços

Você deve ter percebido que, nos últimos 60 anos, nós, mulheres, temos avançado na ocupação do mercado de trabalho. Se, até 1962, precisávamos da autorização dos nossos maridos para trabalhar, hoje, milhões de nós somos donas da nossa história, maioria nas universidades e estamos em todos os lugares, mesmo que ainda longe de ter as mesmas condições que você.

Nossos salários ainda são em média, 20,5% menores que os dos homens nas mesmas funções. Continuamos sendo duramente penalizadas quando escolhemos doar nosso corpo para gerar uma nova vida e dar seguimento à humanidade. Lembra que foi isso que sua mãe fez para te trazer ao mundo? Infelizmente, 50% das mulheres são demitidas em até dois anos da volta da licença maternidade.

Ainda temos que enfrentar uma jornada dupla de trabalho, uma vez que cuidar das tarefas domésticas e da criação dos filhos ainda são [responsabilidades atribuídas principalmente às mulheres](https://www.revistahsm.com.br/post/mercado-de-trabalho-precisamos-falar-sobre-jovens-e-mulheres).

Sofremos todo tipo de violência pessoal e profissional, desde a infância: [assédio](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-sabe-o-que-e-assedio “Assédio no local de trabalho”), maninterrupting, bropriating, mansplaining, gaslighting — foi final deste artigo, acrescento um glossário sobre esses termos —, estupro, violência doméstica, psicológica, patrimonial, culminando no feminicídio.

Apesar disso tudo, a Microsoft, SAP, IBM, Twitter, Intel, Google, WeWork, Uber, Bayer, BP, Fleury, Sabin, Pfizer, Eli Lilly, Novo Nordisk, Citroen, P&G, UPS, GE, Equinor, Adidas, OAB SP, Gerdau Summit, Swarovsky, Sephora, Hinode, Travelex Bank, UBS, Deutsche Bank, Standard Bank, BMG, Rede e o Nubank, entre tantas outras empresas, são hoje lideradas por mulheres aqui no Brasil e/ou na América Latina.

### Mulheres que sustentam negócios

Todavia, apesar dessas lideranças femininas, essa parcela representa tão-somente 3,5% do contingente de empresas presentes no Brasil. Como se não bastasse, representamos apenas 11,5% do total de conselheiros, e seis em cada dez empresas com ações na Bolsa de Valores brasileira [não têm nenhuma mulher no conselho de administração](https://www.revistahsm.com.br/post/onde-esta-a-diversidade-nos-conselhos-administrativos “Mulheres nos conselhos administrativos”).

O que você está esperando para acelerar a [inclusão e ascensão das mulheres nas posições de liderança da sua empresa](https://www.revistahsm.com.br/post/da-equidade-de-genero-a-lideranca-feminina)? Lembre-se: representamos 52% da população, somos 67 milhões de mães, responsáveis por 38,7% dos lares e 80% das decisões de consumo do País. A sustentabilidade da sua empresa depende de nós.

No entanto, para garantir essa sustentabilidade, você tem que estar genuinamente comprometido com a mudança da realidade, promovendo a igualdade de gênero (ODS) como valor da cultura e da liderança da sua empresa, com metas claras e mensuráveis, políticas afirmativas, cotas e igualdade salarial.

Além disso, é necessário estimular a corresponsabilidade das tarefas e criação dos filhos com a licença parental, por exemplo, assegurando que as mulheres façam parte dos planos de sucessão. Em outras palavras, isso significar colocar o ESG na prática, com coragem e agilidade. No mais, não existe futuro sem mulheres, e você sabe disso.

## Para aprender e não esquecer

__Maninterrupting:__ interrupções constantes das nossas falas.

__Bropriating:__ apropriação indevida das nossas ideias.

__Mansplainning:__ homens nos explicando o óbvio.

__Gaslighting:__ homens minando nossa autoconfiança.

__ODS:__ Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do Planeta

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança