Desenvolvimento pessoal

Onde os consultores de vendas aprendem sobre as redes sociais

O setor financeiro está bastante avançado no uso dessas ferramentas e tem muitas lições a dar – confira dez delas, fundamentais para começar.

Compartilhar:

No Brasil, vemos empresas financeiras como XP Investimentos ou Empiricus sempre presentes nas mídias sociais. Mas pesquisas feitas nos Estados Unidos destacam a presença dos profissionais: mais de 80% dos consultores financeiros daquele país costumam utilizar as mídias sociais para fazer negócios. Não só ganham novos clientes com isso como fecham contratos milionários.

Para esses consultores, tais mídias não são apenas um canal de divulgação, mas uma ferramenta de vendas de eficiência comprovada, como mostra uma edição recente da revista _Forbes_. Elas possibilitam, inclusive, aprimorar o relacionamento com as pessoas que atendem.

Para quem estiver disposto a se tornar um consultor de vendas para pessoas físicas atuando em mídias sociais e, assim, fazer novos negócios, há dez lições a aprender com os consultores financeiros, segundo a _Forbes_:

**1 Entenda a política de sua empresa relativa às mídias sociais.** A maioria das empresas já conseguiu ir além de um simples “não” em relação à possibilidade de seus colaboradores usarem as mídias sociais. Certifique-se de que você compreende as políticas de sua organização: entre em contato com o departamento de compliance para esclarecer dúvidas; converse com colegas; e participe de todos os treinamentos oferecidos, sejam presenciais, sejam online.

**2 Defina bem seu público.** Muitos consultores financeiros se especializam em segmentos – profissionais do setor de tecnologia, pequenos empresários, famílias de alta renda, entre outros. Vale a pena especializar-se e selecionar a plataforma de mídia social mais utilizada por seus potenciais clientes, de modo a se comunicar com eles pelo canal em que se sentem mais confortáveis.

**3 Defina sua marca pessoal.** É preciso fazer uma reflexão sobre quem você é verdadeiramente. Defina quais são seus talentos especiais e as áreas de expertise que podem fazer a diferença para o sucesso de seus clientes. E, muito importante, demonstre seus interesses pessoais para evidenciar seu jeito mais autêntico. Se você é ciclista e gosta de participar de competições, ou se é voluntário em alguma instituição, isso deve ser mencionado. Ao mesmo tempo, porém, é melhor evitar temas sensíveis, como política e religião, para não excluir potenciais clientes com visões diferentes da sua.

**4 Selecione uma plataforma de mídia social.** Inicialmente, selecione uma plataforma e crie uma conta de negócios apenas. O LinkedIn é a rede favorita para esse começo, na opinião de muitos consultores financeiros, mas vários também usam Twitter, Facebook, Instagram e até Snapchat. Depende, como dito anteriormente, de identificar seus clientes, atuais e potenciais, e estar onde eles estão. Uma vez que esteja familiarizado com uma plataforma, experimente as demais.

**5 Construa sua rede de contatos.** Quando seu perfil estiver definido e aprovado pela área de compliance da empresa, procure as pessoas que você conhece e convide-as a se conectar. Mensagens escritas são decisivas. Por isso, evite apenas usar o botão “conectar” ou mesmo enviar convites diretamente do seu celular. Afinal, textos cuidadosamente escritos ajudam a lembrar a outra pessoa sobre como se conheceram, como você pode fazer a diferença para ela e, talvez, mencionar as conexões em comum.

**6 Leia e aprenda.** Antes de realizar qualquer ação nas mídias sociais, passe algum tempo observando o que outros profissionais estão fazendo. Preste atenção no que você gosta e no que não gosta. Leia os posts de concorrentes, colegas e amigos. Se houver uma conexão pessoal com algum evento, como nascimento ou formatura de um fi lho, ou mesmo uma promoção, pense na possibilidade de ligar e dar os parabéns, aproveitando para se atualizar sobre a trajetória da outra pessoa. Há muitas histórias de consultores financeiros que utilizam uma combinação de mídias sociais e telefone para ganhar novos clientes.

**7 Engaje-se.** Assim que você se sentir confortável, estabeleça conversas e mostre seu valor. Lembre que as mídias sociais são vias de duas mãos: seja generoso e prestativo ao dar informações. Estando de acordo com a política interna de sua empresa, você pode adicionar comentários, dar “likes” e compartilhar os conteúdos de suas conexões.

**8 Compartilhe conteúdo útil.** Muitas firmas de serviços financeiros possuem um acervo de artigos previamente aprovados pelo compliance que podem ser compartilhados na mídias sociais. Compartilhe aqueles que combinam com sua marca pessoal, demonstram seu expertise específico e sejam do interesse de seus clientes e seguidores.

**9 Mostre seu lado pessoal.** Ao publicar seu conteúdo, lembre da regra dos 80/20. Pense em postar 80% de conteúdo de negócios e 20% de conteúdo pessoal que reflita você. Lembre: fazemos negócios com pessoas de que gostamos e com as quais compartilhamos paixões.

**10 Sem propaganda.** Por fim, não venda produtos. Ninguém gosta de ser abordado dessa forma nas redes sociais e isso também pode violar a regulamentação do setor. Quando a conversa se tornar mais voltada aos negócios, vá para canais diretos, como e-mail e telefone.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Autonomia não é fazer sozinho

Empresas querem profissionais protagonistas, capazes de decidir e agir com independência. As pessoas querem mais confiança, voz e espaço para fazer escolhas. O desafio é que autonomia costuma significar coisas diferentes para cada lado dessa relação.

Quando pessoas inteligentes discordam, o problema pode não ser a informação

Em reuniões de conselho, comitês executivos e equipes de alta gestão, é comum que profissionais experientes analisem os mesmos dados e cheguem a conclusões completamente diferentes. Nem sempre isso é sinal de desalinhamento ou falta de informação. Muitas vezes, a divergência revela algo mais profundo: critérios distintos para avaliar riscos, oportunidades, prioridades e sucesso.

2027 começa em outubro: o que os CEOs já estão decidindo agora

Embora o calendário ainda indique os últimos meses de 2026, as principais decisões que definirão o desempenho das empresas no próximo ciclo já estão sendo tomadas agora. A questão não é prever o que acontecerá em 2027, mas construir antecipadamente as capacidades que permitirão responder melhor ao que vier.

Plataformização da educação: 3 pontos para refletir antes de levar tecnologia para a sala de aula

Plataformas digitais e ferramentas de inteligência artificial estão chegando às salas de aula em ritmo acelerado. Mas a transformação educacional não depende apenas da disponibilidade de novas soluções. Ela exige clareza sobre os problemas que se pretende resolver, participação de quem vive o cotidiano escolar e condições reais para que a tecnologia faça sentido no processo de aprendizagem.

O que Guimarães Rosa pode ensinar sobre liderança na era da IA

Por trás de uma das obras mais inovadoras da literatura brasileira havia um método rigoroso de trabalho. A partir dessa provocação, o artigo discute por que organizações que desejam crescer de forma consistente precisam desenvolver algo que nenhuma tecnologia entrega pronta: critérios compartilhados, disciplina intelectual e capacidade coletiva de manter a qualidade em escala.

Inovação & estratégia, Liderança
7 de outubro de 2026 08H00
Metade dos executivos ouvidos pelo BCG já vê a própria equipe perdendo habilidades por causa da IA, e o julgamento é a primeira a cair. Velocidade sem discernimento não é ganho, é dívida com outro nome.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
6 de outubro de 2026 14H00
Empresas querem profissionais protagonistas, capazes de decidir e agir com independência. As pessoas querem mais confiança, voz e espaço para fazer escolhas. O desafio é que autonomia costuma significar coisas diferentes para cada lado dessa relação.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia
6 de outubro de 2026 08H00
Em reuniões de conselho, comitês executivos e equipes de alta gestão, é comum que profissionais experientes analisem os mesmos dados e cheguem a conclusões completamente diferentes. Nem sempre isso é sinal de desalinhamento ou falta de informação. Muitas vezes, a divergência revela algo mais profundo: critérios distintos para avaliar riscos, oportunidades, prioridades e sucesso.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

9 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
5 de outubro de 2026 14H00
Embora o calendário ainda indique os últimos meses de 2026, as principais decisões que definirão o desempenho das empresas no próximo ciclo já estão sendo tomadas agora. A questão não é prever o que acontecerá em 2027, mas construir antecipadamente as capacidades que permitirão responder melhor ao que vier.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
5 de outubro de 2026 08H00
Plataformas digitais e ferramentas de inteligência artificial estão chegando às salas de aula em ritmo acelerado. Mas a transformação educacional não depende apenas da disponibilidade de novas soluções. Ela exige clareza sobre os problemas que se pretende resolver, participação de quem vive o cotidiano escolar e condições reais para que a tecnologia faça sentido no processo de aprendizagem.

Camila Wasserman e Sabrina Serafim -

6 minutos min de leitura
Liderança
4 de outubro de 2026 14H00
Por trás de uma das obras mais inovadoras da literatura brasileira havia um método rigoroso de trabalho. A partir dessa provocação, o artigo discute por que organizações que desejam crescer de forma consistente precisam desenvolver algo que nenhuma tecnologia entrega pronta: critérios compartilhados, disciplina intelectual e capacidade coletiva de manter a qualidade em escala.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
8 de outubro de 2026 08H00
Empresas raramente entram em declínio de forma repentina. Primeiro perdem capacidade de adaptação, depois relevância e, por fim, espaço para investir na própria transformação. A partir do caso Abril, o artigo analisa como decisões sobre inovação, sucessão, crescimento e alocação de recursos influenciam a capacidade de uma organização sobreviver em ciclos de disrupção cada vez mais rápidos.

Pedro Fenati Bicalho - Sócio-diretor da FC Partners

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional
3 de outubro de 2026 14H00
Uma promoção, uma nova função, um momento difícil ou uma fase de adaptação podem mudar temporariamente a performance de qualquer profissional. A questão é saber se as organizações conseguem enxergar essas oscilações como parte da trajetória humana ou se passam a avaliar pessoas apenas pelo resultado do momento.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

5 minutos min de leitura
Estratégia, Direito, Regulação & Compliance
3 de outubro de 2026 08H00
Em um momento em que a ONU afirma buscar a reconstrução da confiança internacional, o debate sobre a exclusão de Taiwan recoloca uma questão fundamental para a governança global: como defender representatividade, cooperação e direitos universais quando milhões de pessoas permanecem à margem de importantes fóruns internacionais? O artigo analisa as implicações jurídicas, geopolíticas e econômicas dessa controvérsia e seus impactos sobre a estabilidade global.

Márcio Coimbra - CEO da Casa Política e Presidente-Executivo do Instituto Monitor da Democracia

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
2 de outubro de 2026 14H00
Imagine carregar, em um único ambiente digital, diplomas, cursos, certificações e qualificações profissionais, todos verificáveis em segundos. O artigo explora como a combinação entre credenciais digitais, blockchain e identidade digital pode redefinir a forma como pessoas comprovam suas competências e como o país acompanha a evolução da educação e da empregabilidade.

Carolina Ferrés - Diretora POK Brasil

Oferecido por: POK
11 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução