Inteligência artificial e gestão

Os desafios do mercado brasileiro na adoção da IA

Há uma necessidade urgente do Brasil acelerar o progresso na adoção e integração da inteligência artificial. Mas é preciso uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores
Ricardo Villaça é diretor de inteligência artificial da DLR - Inteligência Artificial.

Compartilhar:

A inteligência artificial (IA) é geradora de dinamismo e receita para as empresas de todos os portes e segmentos. Estados Unidos e China, que ditam o ritmo, ficam com a maior parcela de receita gerada, 70% do bolo, segundo aponta pesquisa da PwC, e seguem orientados em algoritmos para geração de economia e defesa. Contudo, o Brasil parece estar ficando para trás.

Embora o mundo esteja em processo de transformação para a quarta revolução industrial, a falta de conhecimento e de um alinhamento cultural e estratégico têm dificultado a efetiva adoção da IA no mercado brasileiro. De acordo com estudo realizado pela DLR Inteligência Artificial, numa escala de um a quatro, o Brasil ainda se encontra no estágio dois, o que indica a necessidade urgente de acelerar o progresso.

Seguramente, nas redes sociais brasileiras, a IA é o assunto mais comentado e temos o prazer em sermos os primeiros a divulgar algum uso interessante. Por outro lado, em crescimento relativo, seguimos como os que menos se desenvolvem com ela, conforme dados da PwC. Essa pesquisa mostra que China crescerá 26,1% do PIB; Estados Unidos 14,5%; Sul da Europa 11,5%; Ásia 10,4%; Norte da Europa 9,9%; África/Oceania 5,6%; e América Latina 5,4% do PIB. Acredito que entramos no momento em que ninguém quer ficar de fora, mas há mais dedução do que é e de quem conduz o tema, do que conhecimento.

## Áreas-chave de impacto da inteligência artificial

– __Assessment corporativo:__ ao iniciar o processo de transformação digital, as empresas precisam realizar o assessment corporativo para avaliar o seu nível de excelência em IA e gerar um roadmap de ações orientadas a resultados e ciclo evolutivo.
– __ Assessment pessoal:__ outro ponto relevante é fazer a avaliação dos perfis dos profissionais da equipe que ficará responsável por conduzir o projeto de IA, a fim de gerar recomendações cognitivas, pois caso ela tenha um conhecimento equivocado, especialmente o C-level, há grande risco de baixa evolução e perda de competitividade.
– __Alinhamento cultural:__ transformação digital envolve, cultura e prática, evolução contínua e colaboração. Por isso, o alinhamento cultural é essencial para fortalecer o processo de colaboração e auxiliar diretamente na estratégia de IA. Se uma empresa diverge no conceito de ser digital e em como diferenciar o cliente, por exemplo, há risco de não evoluir.

## Desafios e pontos de atenção

– __C-level digital:__ a transformação digital com IA é liderada pelo C-level e executada por equipes em colaboração. Quando há muita divergência de conceito entre as lideranças, a evolução digital das empresas pode ser prejudicada. Recente pesquisa mostrou que poucos executivos estão preparados cognitivamente para esses novos temas. Não é suficiente achar que conhece o tema, é preciso imersão e atualização constante.
– __Uso de IA genérica:__ apenas a implementação de IA genérica pode não ser suficiente para gerar dinamismo e efetividade nas relações e vendas com os clientes. Ferramentas são essenciais, mas a análise crítica e humana é indispensável para alcançar resultados.
– __Negócios digitais:__ ponto básico para uma transformação digital, mas, se a visão não for centrada no cliente, há um risco de colapso no futuro. É necessário ter uma filosofia de plataforma exponencial e uma experiência do cliente (CX) aprimorada.
– __Análise e revisão de IA estratégica:__ a análise de dados estratégica com uso de IA é uma ferramenta vital para identificar oportunidades ocultas em análises tradicionais, trazendo uma visão consistente do mercado. Além do planejamento, revisar as estratégias de IA periodicamente, pode potencializar os resultados. No entanto, raríssimas são as empresas brasileiras que usam IA no seu ciclo de planejamento.
– __Customer relationship management (CRM) com IA:__ a integração da IA no CRM é uma estratégia diferenciadora para as empresas. Essa abordagem deve ser cuidadosa para não automatizar interações de maneira a desgastar a relação com os consumidores. O uso da IA no CRM requer uma compreensão profunda do cliente e a personalização das interações.

## Processos importantes, mas menos desenvolvidos nas empresas

– __Streaming/ETLs:__ esse processo de coleta de dados dá suporte à descoberta, à geração de relatórios, à análise e à tomada de decisões. É onde se inicia um bom processo de IA. Oferece uma visão mais abrangente, consistente e sem viés do mercado e identifica oportunidades que as análises tradicionais podem não revelar.
– __Análise de sentimentos em tempo real:__ é muito poderosa e pode ajudar as empresas a compreenderem e se adaptarem às mudanças do mercado. A percepção de alteração no sentimento interno ou externo a uma empresa em tempo real faz muita diferença.
– __Growth inteligente:__ essa aplicação das técnicas de business intelligence pode resultar em conversões mais eficazes. Porém, muitas empresas tratam esse aspecto estratégico de forma tática, o que pode levar a resultados insatisfatórios.
– __Robotic process automation (RPA):__ muito relevante nas chamadas frentes de hiper automação. É recomendável associar essa estratégia com IA para ter maior efetividade.

O Brasil enfrenta um desafio significativo na adoção e integração da IA em sua transformação digital. Para superar essa lacuna, é crucial uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores. A IA não é apenas uma tecnologia, mas uma ciência que requer liderança estratégica do CEO e um compromisso real com o processo. A atenção às áreas de deficiência mencionadas neste artigo é o ponto de partida para impulsionar a mudança e alavancar plenamente o potencial da IA no Brasil.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura