Uncategorized

Os impactos do coronavírus no comportamento online

Março de 2020 será lembrado para sempre na história da humanidade. A pandemia do COVID-19 colocou em poucas semanas um terço da população mundial em isolamento social.
Head de Marketing da Opinion Box

Compartilhar:

As empresas estão tendo que se adaptar às transformações a todo momento. 

Além das mudanças impostas pelo trabalho em modelo home-office, tiveram que refazer seus planejamentos, repensar as saídas de caixa, cuidar de seus funcionários, entender as novas necessidades dos seus clientes e diversos outros impactos que o coronavírus impôs de uma hora para outra.

Um dos grandes desafios, no entanto, é compreender os impactos do coronavírus nos hábitos de compra e consumo. 

O [Opinion Box](https://www.opinionbox.com) realizou uma pesquisa com mais de 2.000 consumidores de todo o país para entender essas mudanças de hábito e comportamento. 

Vou apresentar para você cinco dados que me chamaram a atenção voltados especialmente para o comportamento online:

1. Consumo de vídeos, filmes e séries
————————————–

O confinamento deixa as pessoas mais tempo sozinhas. Muitas delas estão sem trabalhar. É natural que o consumo de mídia online aumente bastante neste período. 

De acordo com a pesquisa, 42% estão vendo mais vídeos no YouTube do que costumavam ver antes da quarentena.

O crescimento de usuários nas plataformas pagas de streaming não foi tão grande no período – apenas 5% – mas, entre os usuários, 46% afirmam que estão usando mais os aplicativos como Netflix, HBO GO, Globo Play etc. 

Entre os serviços de streaming gratuitos, 41% afirmam que estão consumindo mais. 

É interessante notar que não apenas o consumo online cresceu. 41% estão vendo mais TV paga e 34% aumentaram o tempo vendo TV aberta. 

2. Redes sociais, notícias e internet
————————————–

48% dos entrevistados afirmaram que estão mais ansiosos e 49% estão mais entediados. Totalmente natural que esse seja um dos impactos do coronavírus. Em um período de incertezas, insegurança e isolamento, é difícil ficar tudo bem. 

É totalmente natural também que, neste cenário, as pessoas passem mais tempo online. 6 em cada 10 entrevistados afirmaram que estão passando mais tempo na internet. 53% estão acessando mais as redes sociais e 49% estão mais tempo no WhatsApp.

Além disso, 32% passaram a jogar jogos online. São pessoas que não jogavam mas que, durante o confinamento, estão jogando na web ou em aplicativos. 

Por fim, 58% estão lendo mais notícias, seja online ou offline.  

3. Os impactos do coronavírus nas compras online
————————————————-

Muitas cidades e capitais já estão com o comércio fechado há alguns dias. Além disso, o medo de sair na rua e se contagiar tem feito as pessoas evitarem até mesmo ir ao supermercado ou à padaria. 

As comprar online, portanto, têm sido um grande aliado do consumidor. Mas dá para perceber também que as prioridades mudaram. 

Enquanto os usuários de compra online de supermercado cresceram 25% e os de farmácia online 17%, os de roupas e acessórios, por exemplo, caíram 4%.Já os serviços de delivery, que eram uma grande aposta para manter ativos os bares e restaurantes, cresceram apenas 4% o número de usuários. 

4. Coronavírus e o ensino a distância
————————————–

O mercado de educação foi um dos que mais sentiu os impactos do coronavírus. Escolas e universidades tiveram que fechar as suas portas para evitar aglomerações. 

Alguns cursos conseguem se adaptar e levar suas aulas para o ambiente online. 15% dos entrevistados estão fazendo online cursos que antes faziam presencialmente.

Além disso, para aproveitar o tempo, 18% começaram um curso novo online. As plataformas online de ensino a distância tiveram um crescimento de 18% no número de usuários desde o início da pandemia. Além disso, entre os usuários, 36% estão usando mais do que utilizavam. 

5. Os impactos do coronavírus na qualidade da internet
——————————————————-

De uma hora para outra, milhões de brasileiros começaram a trabalhar de suas residências, realizando videoconferências para manter o time conectado. Os dados da pesquisa dizem que 26% estão trabalhando em home office. 

Os que foram forçados a parar de trabalhar e estudar, ficam mais tempo online para ajudar a passar o tempo, ler notícias e ver vídeos e filmes, como mostram os dados acima. 

Além disso, 20% passaram a fazer chamadas em vídeo para falar com familares e amigos e 15% passaram a fazer atividades físicas acompanhando vídeoaulas. 

Com todo esse crescimento no consumo, como fica a qualidade da internet? De acordo com os entrevistados, piorou bastante. 32% sentiram uma queda de qualidade na internet wi-fi e 26% sentiram que a internet móvel piorou.

Mais dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor
————————————————————————–

Estes são apenas alguns dos diversos dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor. 

Para acessar mais informações, baixe o [relatório completo da pesquisa](https://materiais.opinionbox.com/pesquisa-coronavirus) e acompanhe o blog do Opinion Box. Toda semana os dados serão atualizados e exclusivos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando a geopolítica entra pela porta da empresa

Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

O mito da falta de qualificação das pessoas com deficiência

Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

O tempo que doamos é o futuro que aceleramos

O voluntariado corporativo emerge como uma ferramenta capaz de aproximar propósito, liderança e transformação social. No Dia Nacional do Voluntariado, o artigo convida empresas e profissionais a refletirem sobre o papel que podem desempenhar na construção de oportunidades, no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento de uma sociedade mais justa.

O cliente ainda precisa de vendedores?

A IA já é capaz de automatizar uma parte significativa das atividades comerciais, da prospecção à geração de propostas. Mas isso não torna o vendedor menos relevante. Pelo contrário. Ao retirar tarefas operacionais da rotina, a tecnologia eleva a exigência sobre aquilo que continua sendo exclusivamente humano: interpretar contextos, construir confiança, fazer perguntas melhores e ajudar clientes a tomar decisões.

Direito, Regulação & Compliance, Finanças
29 de agosto de 2026 14H00
A implementação do Split Payment inaugura uma nova lógica para o recolhimento de tributos no Brasil e altera uma dinâmica financeira que acompanha as empresas há décadas. Ao retirar do fluxo de caixa os valores destinados a impostos, o novo modelo exigirá mais planejamento, integração entre áreas e maturidade na gestão financeira e tributária.

Ulisses Brondi - CEO da ASIS Tax Tech

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional
29 de agosto de 2026 07H00
Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

Ísis P. Fontenele - Consultora organizacional, professora da FGV, mestre em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de agosto de 2026 17H00
O artigo propõe uma reflexão sobre o papel da curadoria, da divergência e do discernimento humano em uma era marcada pela abundância de inteligências e pela escassez de julgamento.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

7 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de agosto de 2026 12H00
Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
28 de agosto de 2026 07H00
O voluntariado corporativo emerge como uma ferramenta capaz de aproximar propósito, liderança e transformação social. No Dia Nacional do Voluntariado, o artigo convida empresas e profissionais a refletirem sobre o papel que podem desempenhar na construção de oportunidades, no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento de uma sociedade mais justa.

Ana Carolina Viana - Vice-Presidente de Operações Industriais da Braskem no Brasil

3 minutos min de leitura
Vendas, Tecnologia & inteligencia artificial
27 de agosto de 2026 18H00
A IA já é capaz de automatizar uma parte significativa das atividades comerciais, da prospecção à geração de propostas. Mas isso não torna o vendedor menos relevante. Pelo contrário. Ao retirar tarefas operacionais da rotina, a tecnologia eleva a exigência sobre aquilo que continua sendo exclusivamente humano: interpretar contextos, construir confiança, fazer perguntas melhores e ajudar clientes a tomar decisões.

Carol Manciola - CEO da Conectas

6 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
27 de agosto de 2026 15H00
Se os algoritmos passam a apoiar decisões, automatizar processos e influenciar estratégias, qual passa a ser o verdadeiro papel do CEO? O artigo explora o surgimento do Chief AI Officer e mostra por que o papel do CEO deixa de ser apenas gerir pessoas e negócios para incluir decisões sobre os limites, responsabilidades e impactos da IA dentro das organizações.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
27 de agosto de 2026 08H00
O mercado de M&A tem demonstrado que empresas com bom potencial nem sempre conseguem converter interesse em transação. Muitas vezes, a diferença está na qualidade da governança. Ao discutir sucessão, gestão, acordos societários e profissionalização da tomada de decisão, o artigo explica por que a governança se tornou um dos principais fatores de geração de valor para o middle market brasileiro.

Jefferson Nesello - Cofundador & Managing Partner na Zaxo M&A Partners e Conselheiro de Empresas

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
26 de agosto de 2026 14H00
A norma exige que as empresas avaliem fatores como jornada, ritmo, metas, autonomia e organização do trabalho. Em nenhum momento a NR-1 fala sobre diagnósticos individuais. Ainda assim, grande parte das organizações respondeu com pesquisas de saúde mental e mapeamentos de sintomas. Agora, com a suspensão temporária das multas pelo STF até setembro, surge uma oportunidade rara: abandonar as respostas equivocadas e voltar à pergunta original que a norma sempre fez sobre o trabalho, e não sobre as pessoas.

Claudia Cavallini - Psicóloga, psicanalista e professora convidada da HSM

8 minutos min de leitura
Marketing & growth, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de agosto de 2026 08H00
Freelancers, consultores, creators e pequenas agências estão redesenhando a lógica de crescimento no marketing digital. Em vez de ampliar estruturas, apostam em tecnologia para expandir capacidade, ganhar eficiência e aumentar resultados. O desafio agora não é apenas fazer mais em menos tempo, mas construir operações capazes de escalar com inteligência, previsibilidade e qualidade.

Renan Caixeiro - Cofundador e CMO do Reportei

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo