Uncategorized

Otimismo crescente na economia Africana

Pesquisa realizada pela London Business School revela as raízes da alegria

Compartilhar:

Líderes empresariais de economias de crescimento significativo na África começaram o ano de 2020 com índices altos de otimismo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Wheeler Institute for Business and Develop­ment, da London Business School, em parceria com a Africa List, comunidade de lideranças em ascensão do setor privado da África.

O estudo The Africa List Business Barometer ouviu 357 executivos que atuam em República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Os profissionais foram convidados a responder sobre temas como confiança, perspectivas de investimentos, expectativas sobre condições econômicas futuras, riscos e oportunidades.

Alguns números do levantamento se destacam, como estes: 

* 81% dos entrevistados relatam que a situação dos negócios em seu país é boa ou satisfatória;
* 87% preveem que o ambiente de negócios permanecerá o mesmo ou melhorará em 2020;
* 85% pretendem manter ou aumentar o nível de investimento em seus negócios em 2020, traduzindo seu otimismo em ações concretas;
* 43% afirmam que suas empresas podem “fazer o bem” nos países em que atuam criando empregos. 

A expansão e a melhoria da infraestrutura, e o crescimento da demanda de consumo são algumas das principais razões para esse otimismo em relação aos negócios e ao potencial crescimento. 

O otimismo dos líderes, no entanto, é acompanhado de uma clara consciência sobre os desafios – duradouros e persistentes – do ambiente econômico em que atuam, incluindo questões relativas ao marco regulatório, ao ambiente político e à qualificação da mão de obra. 

A escassez de profissionais com as capacitações adequadas é identificada como uma das principais restrições ao crescimento das empresas: cerca de um terço dos executivos expressaram preocupações nessa área. Em entrevistas realizadas paralelamente à pesquisa, muitos executivos contaram que estão canalizando investimentos consideráveis para a qualificação de trabalhadores.

“Nos países africanos, desafios fundamentais como a necessidade de criar bons empregos, de reduzir a pobreza e de enfrentar a escassez de oportunidades de saúde e educação significam que as empresas que fornecem empregos, treinamento e instalações de boa qualidade são avaliadas de maneira muito positiva e são exemplos de bom trabalho para funcionários e comunidades”, comenta Rajesh Chandy, diretor do Wheeler Institute e professor de empreendedorismo e marketing na London Business School.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança