Uncategorized

Otimismo crescente na economia Africana

Pesquisa realizada pela London Business School revela as raízes da alegria

Compartilhar:

Líderes empresariais de economias de crescimento significativo na África começaram o ano de 2020 com índices altos de otimismo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Wheeler Institute for Business and Develop­ment, da London Business School, em parceria com a Africa List, comunidade de lideranças em ascensão do setor privado da África.

O estudo The Africa List Business Barometer ouviu 357 executivos que atuam em República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Os profissionais foram convidados a responder sobre temas como confiança, perspectivas de investimentos, expectativas sobre condições econômicas futuras, riscos e oportunidades.

Alguns números do levantamento se destacam, como estes: 

* 81% dos entrevistados relatam que a situação dos negócios em seu país é boa ou satisfatória;
* 87% preveem que o ambiente de negócios permanecerá o mesmo ou melhorará em 2020;
* 85% pretendem manter ou aumentar o nível de investimento em seus negócios em 2020, traduzindo seu otimismo em ações concretas;
* 43% afirmam que suas empresas podem “fazer o bem” nos países em que atuam criando empregos. 

A expansão e a melhoria da infraestrutura, e o crescimento da demanda de consumo são algumas das principais razões para esse otimismo em relação aos negócios e ao potencial crescimento. 

O otimismo dos líderes, no entanto, é acompanhado de uma clara consciência sobre os desafios – duradouros e persistentes – do ambiente econômico em que atuam, incluindo questões relativas ao marco regulatório, ao ambiente político e à qualificação da mão de obra. 

A escassez de profissionais com as capacitações adequadas é identificada como uma das principais restrições ao crescimento das empresas: cerca de um terço dos executivos expressaram preocupações nessa área. Em entrevistas realizadas paralelamente à pesquisa, muitos executivos contaram que estão canalizando investimentos consideráveis para a qualificação de trabalhadores.

“Nos países africanos, desafios fundamentais como a necessidade de criar bons empregos, de reduzir a pobreza e de enfrentar a escassez de oportunidades de saúde e educação significam que as empresas que fornecem empregos, treinamento e instalações de boa qualidade são avaliadas de maneira muito positiva e são exemplos de bom trabalho para funcionários e comunidades”, comenta Rajesh Chandy, diretor do Wheeler Institute e professor de empreendedorismo e marketing na London Business School.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança