Uncategorized

Otimismo crescente na economia Africana

Pesquisa realizada pela London Business School revela as raízes da alegria

Compartilhar:

Líderes empresariais de economias de crescimento significativo na África começaram o ano de 2020 com índices altos de otimismo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Wheeler Institute for Business and Develop­ment, da London Business School, em parceria com a Africa List, comunidade de lideranças em ascensão do setor privado da África.

O estudo The Africa List Business Barometer ouviu 357 executivos que atuam em República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Os profissionais foram convidados a responder sobre temas como confiança, perspectivas de investimentos, expectativas sobre condições econômicas futuras, riscos e oportunidades.

Alguns números do levantamento se destacam, como estes: 

* 81% dos entrevistados relatam que a situação dos negócios em seu país é boa ou satisfatória;
* 87% preveem que o ambiente de negócios permanecerá o mesmo ou melhorará em 2020;
* 85% pretendem manter ou aumentar o nível de investimento em seus negócios em 2020, traduzindo seu otimismo em ações concretas;
* 43% afirmam que suas empresas podem “fazer o bem” nos países em que atuam criando empregos. 

A expansão e a melhoria da infraestrutura, e o crescimento da demanda de consumo são algumas das principais razões para esse otimismo em relação aos negócios e ao potencial crescimento. 

O otimismo dos líderes, no entanto, é acompanhado de uma clara consciência sobre os desafios – duradouros e persistentes – do ambiente econômico em que atuam, incluindo questões relativas ao marco regulatório, ao ambiente político e à qualificação da mão de obra. 

A escassez de profissionais com as capacitações adequadas é identificada como uma das principais restrições ao crescimento das empresas: cerca de um terço dos executivos expressaram preocupações nessa área. Em entrevistas realizadas paralelamente à pesquisa, muitos executivos contaram que estão canalizando investimentos consideráveis para a qualificação de trabalhadores.

“Nos países africanos, desafios fundamentais como a necessidade de criar bons empregos, de reduzir a pobreza e de enfrentar a escassez de oportunidades de saúde e educação significam que as empresas que fornecem empregos, treinamento e instalações de boa qualidade são avaliadas de maneira muito positiva e são exemplos de bom trabalho para funcionários e comunidades”, comenta Rajesh Chandy, diretor do Wheeler Institute e professor de empreendedorismo e marketing na London Business School.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quanta esperança você deposita em 2026?

No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa – o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Bem-estar & saúde
17 de janeiro de 2026
Falar em ‘epidemia de Burnout’ virou o álibi perfeito: responsabiliza empresas, alimenta fundos públicos e poupa o Estado de encarar o verdadeiro colapso social que adoece o país. O que falta não é diagnóstico - é coragem para dizer de onde vem o problema

Dr. Glauco Callia - Médico, CEO e fundador da Zenith

7 minutos min de leitura
Liderança, ESG
16 de janeiro de 2026
No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa - o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
15 de janeiro de 2026
A jornada de venda B2B deve incluir geração de demanda inteligente, excelência no processo de discovery e investimento em sucesso do cliente.

Rafael Silva - Head de parcerias e alianças da Lecom

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
14 de janeiro de 2026
Cumprir cotas não é inclusão: a nova pesquisa "Radar da Inclusão" revela barreiras invisíveis que bloqueiam carreiras e expõe a urgência de transformar diversidade em acessibilidade, protagonismo e segurança psicológica.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional
13 de janeiro de 2026
Remuneração variável não é um benefício extra: é um contrato psicológico que define confiança, engajamento e cultura. Quando mal estruturada, custa caro - e não apenas no caixa

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

5 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
12 de janeiro de 2026
Empresas que tratam sucessão como evento, e não como processo, vivem em campanha eleitoral permanente: discursos inflados, pouca estrutura e dependência de salvadores. Em 2026, sua organização vai escolher maturidade ou improviso?

Renato Bagnolesi - CEO da FESA Group

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
9 de janeiro de 2026
Alta performance contínua é uma ilusão corporativa que custa caro: transforma excelência em exaustão e engajamento em sobrecarga. Está na hora de parar de romantizar quem nunca para.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional
8 de janeiro de 2026
Diversidade não é jogo de aparências nem disputa por cargos. Empresas que transformam discurso em prática - com inclusão real e estruturas consistentes - não apenas crescem mais, crescem melhor

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de janeiro de 2026
E se o maior risco estratégico para 2026 não for uma decisão errada - mas uma boa decisão tomada com base em uma visão de mundo desatualizada?

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

8 minutos min de leitura
Estratégia, ESG
6 de janeiro de 2025
Com a reforma tributária e um cenário econômico mais rigoroso, 2026 será um divisor de águas para PMEs: decisões de preço deixam de ser operacionais e passam a definir a sobrevivência do negócio.

Alexandre Costa - Gerente de Pricing e Inteligência de Mercado

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança