Uncategorized

Otimismo crescente na economia Africana

Pesquisa realizada pela London Business School revela as raízes da alegria

Compartilhar:

Líderes empresariais de economias de crescimento significativo na África começaram o ano de 2020 com índices altos de otimismo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Wheeler Institute for Business and Develop­ment, da London Business School, em parceria com a Africa List, comunidade de lideranças em ascensão do setor privado da África.

O estudo The Africa List Business Barometer ouviu 357 executivos que atuam em República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Os profissionais foram convidados a responder sobre temas como confiança, perspectivas de investimentos, expectativas sobre condições econômicas futuras, riscos e oportunidades.

Alguns números do levantamento se destacam, como estes: 

* 81% dos entrevistados relatam que a situação dos negócios em seu país é boa ou satisfatória;
* 87% preveem que o ambiente de negócios permanecerá o mesmo ou melhorará em 2020;
* 85% pretendem manter ou aumentar o nível de investimento em seus negócios em 2020, traduzindo seu otimismo em ações concretas;
* 43% afirmam que suas empresas podem “fazer o bem” nos países em que atuam criando empregos. 

A expansão e a melhoria da infraestrutura, e o crescimento da demanda de consumo são algumas das principais razões para esse otimismo em relação aos negócios e ao potencial crescimento. 

O otimismo dos líderes, no entanto, é acompanhado de uma clara consciência sobre os desafios – duradouros e persistentes – do ambiente econômico em que atuam, incluindo questões relativas ao marco regulatório, ao ambiente político e à qualificação da mão de obra. 

A escassez de profissionais com as capacitações adequadas é identificada como uma das principais restrições ao crescimento das empresas: cerca de um terço dos executivos expressaram preocupações nessa área. Em entrevistas realizadas paralelamente à pesquisa, muitos executivos contaram que estão canalizando investimentos consideráveis para a qualificação de trabalhadores.

“Nos países africanos, desafios fundamentais como a necessidade de criar bons empregos, de reduzir a pobreza e de enfrentar a escassez de oportunidades de saúde e educação significam que as empresas que fornecem empregos, treinamento e instalações de boa qualidade são avaliadas de maneira muito positiva e são exemplos de bom trabalho para funcionários e comunidades”, comenta Rajesh Chandy, diretor do Wheeler Institute e professor de empreendedorismo e marketing na London Business School.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)