Reinventar a carreira é um desejo de muitos profissionais. A sabedoria convencional diz que, para isso, eles devem procurar as respostas dentro de si, geralmente por meio de reflexão e análise. Herminia Ibarra, uma das pensadoras de gestão mais destacadas do mundo, segundo o ranking Thinkers50, vai em sentido contrário. Ibarra criou o conceito de outsight. Diferentemente do insight, trata-se da perspectiva externa a que todos podem ter acesso quando se envolvem em novas experiências. Esse é um dos pontos centrais de seu mais recente livro, Act Like a Leader, Think Like a Leader. A ideia surgiu do crescente interesse da autora por gestores que deveriam agir como líderes na visão da empresa, apesar de não terem uma promoção formal ou uma mudança no perfil do cargo que gerasse a oportunidade da transição. Ibarra estudou como o comportamento pode ser mudado e concluiu: esses gestores têm de encontrar seu jeito próprio de fazer as coisas. Para isso, precisam
mexer no que fazem, com quem se conectam e como se enxergam. E, para fazer as coisas de maneira diferente, segundo ela, o primeiro passo é realizar atividades diversas, que têm o poder de transformar as pessoas. Por isso, a especialista do Insead defende que a experimentação e as experiências reais sejam utilizadas como caminho para essa mudança, mais que a reflexão. É o que ela chama de “tentativa e aprendizado”. Onde tentar coisas novas? De acordo com Ibarra, em atividades dentro e fora do trabalho. Muitos dos profissionais estudados por ela viveram mudanças de carreira disparadas por projetos, iniciativas e participação em grupos de trabalho dessa natureza. Em tais contextos, eles puderam experimentar modos inéditos de agir e, com base nisso, fazer sua reflexão (e não o inverso). As experiências reais são a oportunidade de um executivo fazer as três mudanças fundamentais propostas pela autora:
> 1. Redefinir seu papel, para se tornar mais estratégico, à medida que passa de gestor a líder.
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> 2. Ampliar a rede de contatos, aproveitando melhor as situações propícias a fazer um número maior de conexões – e com pessoas mais influentes.
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> 3. Investir no desenvolvimento do estilo pessoal (talvez mais divertido), buscando redefinir seu senso de identidade.
Muitos gestores acabam presos no mesmo lugar na carreira por não saberem qual o passo seguinte a tomar. Agora sabem: esse passo é o outsight – as atividades fora da rotina.