Estratégia e Execução

OUTSIGHT: antes da autoanálise, busque as respostas do lado de fora

Em seu mais recente livro, Herminia Ibarra mostra a importância das experiências diferentes e da perspectiva externa para quem busca novos patamares de liderança

Compartilhar:

Reinventar a carreira é um desejo de muitos profissionais.  A sabedoria convencional diz que, para isso, eles devem procurar as respostas dentro de si, geralmente por meio de reflexão e análise. Herminia Ibarra, uma das pensadoras de gestão mais destacadas do mundo, segundo o ranking Thinkers50, vai em sentido contrário. Ibarra criou o conceito de outsight. Diferentemente do insight, trata-se da perspectiva externa a que todos podem ter acesso quando se envolvem em novas experiências. Esse é um dos pontos centrais de seu mais recente livro, Act Like a Leader, Think Like a Leader. A ideia surgiu do crescente interesse da autora por gestores que deveriam agir como líderes na visão da empresa, apesar de não terem uma promoção formal ou uma mudança no perfil do cargo que gerasse a oportunidade da transição. Ibarra estudou como o comportamento pode ser mudado e concluiu: esses gestores têm de encontrar seu jeito próprio de fazer as coisas. Para isso, precisam 

mexer no que fazem, com quem se conectam e como se enxergam. E, para fazer as coisas de maneira diferente, segundo ela, o primeiro passo é realizar atividades diversas, que têm o poder de transformar as pessoas. Por isso, a especialista do Insead defende que a experimentação e as experiências reais sejam utilizadas como caminho para essa mudança, mais que a reflexão. É o que ela chama de “tentativa e aprendizado”. Onde tentar coisas novas? De acordo com Ibarra, em atividades dentro e fora do trabalho. Muitos dos profissionais estudados por ela viveram mudanças de carreira disparadas por projetos, iniciativas e participação em grupos de trabalho dessa natureza. Em tais contextos, eles puderam experimentar modos inéditos de agir e, com base nisso, fazer sua reflexão (e não o inverso). As experiências reais são a oportunidade de um executivo fazer as três mudanças fundamentais propostas pela autora:

> 1. Redefinir seu papel, para se tornar mais estratégico, à medida que passa de gestor a líder. 
>
> 2. Ampliar a rede de contatos, aproveitando melhor as situações propícias a fazer um número maior de conexões – e com pessoas mais influentes. 
>
> 3. Investir no desenvolvimento do estilo pessoal (talvez mais divertido), buscando redefinir seu senso de identidade.

Muitos gestores acabam  presos no mesmo lugar na  carreira por não saberem  qual o passo seguinte a tomar.  Agora sabem: esse passo é  o outsight – as atividades fora da rotina.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança