Estratégia e Execução

Para além do retorno aos escritórios

Por que é preciso investir na transformação dos negócios?
Sócio-líder de consultoria em gestão de pessoas da EY

Compartilhar:

Com a flexibilização do isolamento social, a atividade econômica voltou a se intensificar e com ela as dúvidas sobre como lidar com o novo normal. Algumas empresas começaram o retorno gradativo aos escritórios e outras pretendem fazê-lo nos próximos meses. Certamente, há uma grande preocupação com a segurança das pessoas e todas as medidas de higienização e lotação dos espaços têm sido cuidadosamente avaliadas.

Mas precisamos ir além da viabilização do retorno seguro ao trabalho presencial. Agora é hora de aproveitar o contexto de mudanças para pensar o pós-pandemia. Ainda estamos lutando contra a Covid-19, mas quem aproveitar o presente para planejar o futuro terá uma grande vantagem nessa transição.

## O trabalho remoto é um caminho sem volta

Nossa forma de trabalhar mudou. O trabalho remoto é um caminho sem volta e estará inserido na realidade de muitas empresas que nunca haviam considerado esse mecanismo.

A forma que produzimos também é outra. Com a pandemia, as cadeias de suprimentos passaram por um teste de resiliência e precisaram inovar. Já havia um questionamento sobre aproximar os fornecedores, e a ruptura da cadeia durante a crise mostrou que era preciso de repensar a metodologia utilizada.

## A transformação dos negócios

Essa conversão de impacto, tecnologia e geopolítica fomentou a discussão de modelos mais inteligentes para a gestão da cadeia, com uso de analytics e internet das coisas.

E a nossa estratégia? Sempre pergunto aos executivos, como você está analisando quais habilidades e serviços são essenciais para a sua empresa sair mais forte da pandemia? O objetivo é pensar no portfólio atual e se ele está adequado ao mundo digital, que já estava em curso e instalou-se de vez na vida de milhões de pessoas.

A EY, por exemplo, tem ajudado diversos clientes a planejarem cenários, analisarem riscos e identificarem oportunidades de fusões e aquisições, a fim de aumentar a eficiência dos negócios.

Naturalmente, não existe uma fórmula para retomar os negócios, cada setor foi afetado diferentemente. Mas as empresas não podem perder o foco do seu propósito.

É natural que várias companhias tenham tomado decisões radicais em curto prazo, mas elas não podem ser a regra. Nosso olhar tem que ir além para avaliarmos diferentes contextos de retomada da economia e traçarmos estratégias para cada um deles.

Estamos em um momento de ressignificação do trabalho, no qual só irá prosperar quem não tiver medo da transformação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth
5 de fevereiro de 2026
O desafio não é definir metas maiores, mas metas possíveis - que mobilizem o time, sustentem decisões e evitem o ciclo da frustração corporativa.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
4 de fevereiro de 2026
O artigo dialoga com o momento atual e com a forma como diferentes narrativas moldam a leitura dos acontecimentos globais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de janeiro de 2026
Engajamento não desaparece: ele é desaprendido. Esse ano vai exigir líderes capazes de redesenhar ambientes onde aprender volte a valer a pena.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
27 de janeiro de 2026
Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança