Estratégia e Execução

Para diferenciar vendedores

O boom de ferramentas móveis de apoio às vendas, para que o profissional da área garanta a vantagem competitiva da empresa, também acontece no Brasil

Compartilhar:

Um dos maiores especialistas mundiais em vendas, o britânico Neil Rackham, é taxativo: com produtos e serviços cada vez mais similares, não é a inovação que define a competitividade, mas o profissional de vendas diferenciado, aquele realmente capaz de criar valor para o cliente sem lhe tomar muito tempo. Essa concepção tem alavancado uma série de ferramentas móveis, como o Salesforce 1 Mobile App, que se propõe ser um escritório de vendas no celular ou tablet do vendedor. 

Também empresas brasileiras vêm desenvolvendo ferramentas capazes de diferenciar os vendedores de uma organização. Deve ser lançada em breve, por exemplo, a solução MySales, da Etalent, em versão mobile, com o objetivo de oferecer ao vendedor a melhoria contínua de suas habilidades e a compreensão do comportamento do comprador do cliente. E tem feito sucesso o sistema SIMM, da Neoway, que oferece, igualmente em um app móvel, inteligência de mercado com um módulo de gerenciamento de vendas. 

As duas ferramentas representam distintas abordagens de diferenciação do vendedor. Enquanto o MySales buscará ajudar o profissional de vendas a pôr-se no lugar de cada cliente, como destaca Jorge Matos, presidente da Etalent, o SIMM aposta que o vendedor munido de informações da empresa cliente tem mais chances de sucesso, explica Alexandre Guglielmi, diretor de vendas da Neoway. 

**VENDEDOR MELHOR**

Segundo Matos, o MySales trabalhará melhor com a tensão de relacionamento e a tensão de trabalho e, por isso, tornará o processo de vendas mais produtivo. Ele reduziria a primeira tensão, vista no período em que o cliente não se sente à vontade com a oferta e mantém suas barreiras erguidas, e aumentaria a segunda, na qual o vendedor pode mostrar credenciais, intenções e conhecimentos. Para tanto, a solução ajudaria o vendedor a desenvolver empatia com o cliente. Com base nas percepções que o vendedor terá do comprador potencial, o MySales montará um perfil desse comprador, levando o profissional a tratá-lo como este deseja ser tratado. “Um comprador detalhista, por exemplo, se sentirá mais confortável se o vendedor lhe der os detalhes que ele quer”, explica o presidente da Etalent. A solução será composta inicialmente de dois produtos: o MyEtalent e o aplicativo MySales. 

O MyEtalent proporcionará aos profissionais de vendas o autoconhecimento e a comparação de suas características com as exigências de seu cargo, auxiliando-os a construir planos de desenvolvimento pessoal –e também poderá servir de apoio ao gerente de vendas. O MySales permitirá aos vendedores identificar o provável perfil de seus compradores e gerar um processo empático com eles, viabilizando negociações ágeis e produtivas. 

A solução reunirá conhecimentos sobre planejamento, gestão da mudança, comportamento, vendas e educação e integrará diversos sistemas para a realização de diagnósticos, produção de relatórios, identificação de perfil da aprendizado, agendamento de atividades etc. “Ofereceremos um coaching estruturado para o vendedor”, diz Matos.

> **O SIMM da  Portobello**
>
> A Portobello, empresa brasileira de revestimentos cerâmicos que atende mercados dos cinco continentes, é uma das que vêm inovando na área de vendas. Mapeando edifícios em construção –já são 90 mil hoje–, o sistema SIMM permite a seus vendedores encontrar o cliente ideal de maneira rápida e já com as informações necessárias para o atendimento e o fechamento da venda. 
>
> O SIMM pode ser visualizado pelos vendedores por meio de um aplicativo de smartphone e se integra ao Google Maps, mostrando a localização da obra. Marcos Reis, superintendente da área de engenharia da Portobello, conta que o desenvolvimento do SIMM sob medida para a empresa, feito de modo compartilhado, começou quatro anos atrás e ele foi implantado há dois. “Tentamos ajustá-lo às necessidades dos vendedores, especialmente na simplificação do uso, na mobilidade e na possibilidade de trabalhar off-line”, diz ele. A equipe de vendas da Portobello também reabastece o sistema com informações. “A diferença dessa ferramenta é que permite a nossa equipe de vendas ter uma atitude proativa, não só reativa.”

**VENDEDOR MAIS BEM INFORMADO**

Fazer o vendedor chegar ao cliente potencial munido de informações da empresa e seu momento atual, com dados sobre os sócios, os setores da economia dos quais ela participa, seus ativos, número de funcionários, situação fiscal, localização, entre outros. Essa é a proposta da ferramenta SIMM (Sistema de Inteligência MultiMercado), criada em 2009 pela Neoway e cuja aplicação vem crescendo. “É um instrumento que subsidia executivos com inteligência de mercado para a tomada de decisão, permitindo ao vendedor que está em campo dar feedback online para esses executivos tomarem decisões rápidas e mais assertivas”, diz Guglielmi. “Temos informações de 30 milhões de CNPJs, que são cruzadas com dados de sócios, setor, endereço, obras, ativos, participações etc.”, contabiliza o diretor. 

Na prática, são mais de cinco centenas de dados, ajustáveis por setores de atividade, como financeiro, óleo e gás, telecom, seguros, utilities, construção civil, tecnologia e indústrias em geral. Como o SIMM é uma aplicação que roda em uma nuvem computacional, dispensa investimento em infraestrutura por parte das empresas. Para um vendedor acessá-lo, basta ter uma conexão de internet, entrar em um link e digitar usuário e senha. Ainda é cedo para saber, mas talvez as ferramentas tecnológicas reescrevam a história das vendas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O crescimento das startups não depende apenas de escala, mas também de resolução

Consumidores estão mais exigentes, mais conectados e menos tolerantes a experiências frustrantes. Ao mesmo tempo, os avanços em inteligência artificial estão permitindo que startups evoluam da simples automação para modelos capazes de interpretar contexto, tomar decisões e resolver demandas de forma autônoma. O resultado é uma nova lógica de crescimento baseada na qualidade da resolução, e não apenas na velocidade do atendimento.

Sua empresa conhece o impacto de uma jornada de 40 horas?

Enquanto o Congresso debate mudanças na jornada de trabalho, empresas já precisam lidar com uma pergunta prática: como reorganizar pessoas, escalas e recursos sem comprometer produtividade, atendimento e sustentabilidade financeira? Neste cenário, dados, planejamento e governança tornam-se ferramentas essenciais para transformar incerteza regulatória em vantagem competitiva.

A IA está mudando o que significa ser um profissional sênior

Os profissionais de finanças foram treinados para dominar processos, consolidar informações e produzir análises complexas. Mas, em um mundo onde a inteligência artificial faz isso em segundos, a vantagem competitiva passa a estar em outro lugar: na capacidade de transformar informação em contexto, formular perguntas estratégicas e tomar decisões que nenhuma máquina consegue assumir sozinha.

Envelhescência: a dimensão subjetiva que a liderança ainda ignora

Profissionais maduros seguem acumulando repertório, capacidade de julgamento e conhecimento organizacional, mas frequentemente enfrentam uma perda silenciosa de reconhecimento e pertencimento. Ao abordar o conceito de envelhescência, o artigo discute como profissionais experientes podem perder espaço simbólico mesmo permanecendo altamente qualificados e por que reconhecer, valorizar e integrar o repertório acumulado se tornou um desafio estratégico para empresas que desejam preservar conhecimento, fortalecer a sucessão e construir culturas verdadeiramente intergeracionais.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
20 de agosto de 2026 08H00
Embora as máquinas assumam atividades repetitivas e analíticas, competências como liderança, criatividade, pensamento crítico, negociação e julgamento continuam sendo essencialmente humanas. O desafio das empresas será criar ambientes em que essas capacidades atuem de forma integrada para impulsionar inovação e crescimento.

Ricardo Scheffer - CEO da SONDA no Brasil

3 minutos min de leitura
User Experience, UX, Tecnologia & inteligencia artificial
19 de agosto de 2026 14H00
Consumidores estão mais exigentes, mais conectados e menos tolerantes a experiências frustrantes. Ao mesmo tempo, os avanços em inteligência artificial estão permitindo que startups evoluam da simples automação para modelos capazes de interpretar contexto, tomar decisões e resolver demandas de forma autônoma. O resultado é uma nova lógica de crescimento baseada na qualidade da resolução, e não apenas na velocidade do atendimento.

Alan Schulte - Vice-presidente de Vendas para Startups e PMEs da Zendesk na América Latina.

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de agosto de 2026 08H00
Enquanto o Congresso debate mudanças na jornada de trabalho, empresas já precisam lidar com uma pergunta prática: como reorganizar pessoas, escalas e recursos sem comprometer produtividade, atendimento e sustentabilidade financeira? Neste cenário, dados, planejamento e governança tornam-se ferramentas essenciais para transformar incerteza regulatória em vantagem competitiva.

Marcelo Gomes - CEO da Nexti

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de agosto de 2026 14H00
Em mercados cada vez mais competitivos, escolher uma máquina apenas pelo menor preço pode significar abrir mão de produtividade, automação e eficiência operacional. O artigo propõe uma mudança de perspectiva: substituir a lógica do custo inicial pela análise do valor que o investimento é capaz de gerar para a empresa ao longo dos anos.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de agosto de 2026 08H00
Os profissionais de finanças foram treinados para dominar processos, consolidar informações e produzir análises complexas. Mas, em um mundo onde a inteligência artificial faz isso em segundos, a vantagem competitiva passa a estar em outro lugar: na capacidade de transformar informação em contexto, formular perguntas estratégicas e tomar decisões que nenhuma máquina consegue assumir sozinha.

Talita Braga - Diretora Executiva de Finanças da Infor na América Latina

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de agosto de 2026 18H00
Profissionais maduros seguem acumulando repertório, capacidade de julgamento e conhecimento organizacional, mas frequentemente enfrentam uma perda silenciosa de reconhecimento e pertencimento. Ao abordar o conceito de envelhescência, o artigo discute como profissionais experientes podem perder espaço simbólico mesmo permanecendo altamente qualificados e por que reconhecer, valorizar e integrar o repertório acumulado se tornou um desafio estratégico para empresas que desejam preservar conhecimento, fortalecer a sucessão e construir culturas verdadeiramente intergeracionais.

Fran Winandy - CEO da Acalântis Services, Consultora, Palestrante e Professora

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Finanças
17 de agosto de 2026 14H00
Hiperpersonalização, agentes inteligentes, analytics em tempo real e IA generativa já deixaram de ser tendências isoladas e começam a formar uma nova arquitetura para o setor financeiro. O desafio das lideranças passa a ser transformar essas tecnologias em capacidades organizacionais escaláveis, seguras e conectadas aos objetivos estratégicos do negócio.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, e Maria Tereza Nagel - Gerente de Projetos no CESAR

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de agosto de 2026 08H00
À medida que algoritmos passam a influenciar decisões cada vez mais relevantes, cresce uma questão que conselhos e lideranças não podem mais ignorar: quanto poder está sendo delegado à inteligência artificial sem supervisão adequada? O artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade de incorporar a IA à agenda de governança corporativa.

Eliana Camejo - Vice-presidente do Conselho de Administração da Sustentalli e conselheira de Administração pelo IBGC

3 minutos min de leitura
Estratégia, Finanças
16 de agosto de 2026 15H00
O envelhecimento populacional, a incorporação de novas tecnologias e o aumento das demandas assistenciais estão pressionando os custos da saúde em níveis inéditos. Mais do que analisar despesas, entender a formação do orçamento hospitalar tornou-se uma competência estratégica para operadoras que buscam conciliar qualidade assistencial, eficiência operacional e sustentabilidade de longo prazo.

Anderson Farias - CEO da TopSaúde Hub

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de agosto de 2026 10H00

Denise Joaquim Marques - Consultora internacional de negócios, especialista em Vendas e Marketing

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo