Estratégia e Execução

Para diferenciar vendedores

O boom de ferramentas móveis de apoio às vendas, para que o profissional da área garanta a vantagem competitiva da empresa, também acontece no Brasil

Compartilhar:

Um dos maiores especialistas mundiais em vendas, o britânico Neil Rackham, é taxativo: com produtos e serviços cada vez mais similares, não é a inovação que define a competitividade, mas o profissional de vendas diferenciado, aquele realmente capaz de criar valor para o cliente sem lhe tomar muito tempo. Essa concepção tem alavancado uma série de ferramentas móveis, como o Salesforce 1 Mobile App, que se propõe ser um escritório de vendas no celular ou tablet do vendedor. 

Também empresas brasileiras vêm desenvolvendo ferramentas capazes de diferenciar os vendedores de uma organização. Deve ser lançada em breve, por exemplo, a solução MySales, da Etalent, em versão mobile, com o objetivo de oferecer ao vendedor a melhoria contínua de suas habilidades e a compreensão do comportamento do comprador do cliente. E tem feito sucesso o sistema SIMM, da Neoway, que oferece, igualmente em um app móvel, inteligência de mercado com um módulo de gerenciamento de vendas. 

As duas ferramentas representam distintas abordagens de diferenciação do vendedor. Enquanto o MySales buscará ajudar o profissional de vendas a pôr-se no lugar de cada cliente, como destaca Jorge Matos, presidente da Etalent, o SIMM aposta que o vendedor munido de informações da empresa cliente tem mais chances de sucesso, explica Alexandre Guglielmi, diretor de vendas da Neoway. 

**VENDEDOR MELHOR**

Segundo Matos, o MySales trabalhará melhor com a tensão de relacionamento e a tensão de trabalho e, por isso, tornará o processo de vendas mais produtivo. Ele reduziria a primeira tensão, vista no período em que o cliente não se sente à vontade com a oferta e mantém suas barreiras erguidas, e aumentaria a segunda, na qual o vendedor pode mostrar credenciais, intenções e conhecimentos. Para tanto, a solução ajudaria o vendedor a desenvolver empatia com o cliente. Com base nas percepções que o vendedor terá do comprador potencial, o MySales montará um perfil desse comprador, levando o profissional a tratá-lo como este deseja ser tratado. “Um comprador detalhista, por exemplo, se sentirá mais confortável se o vendedor lhe der os detalhes que ele quer”, explica o presidente da Etalent. A solução será composta inicialmente de dois produtos: o MyEtalent e o aplicativo MySales. 

O MyEtalent proporcionará aos profissionais de vendas o autoconhecimento e a comparação de suas características com as exigências de seu cargo, auxiliando-os a construir planos de desenvolvimento pessoal –e também poderá servir de apoio ao gerente de vendas. O MySales permitirá aos vendedores identificar o provável perfil de seus compradores e gerar um processo empático com eles, viabilizando negociações ágeis e produtivas. 

A solução reunirá conhecimentos sobre planejamento, gestão da mudança, comportamento, vendas e educação e integrará diversos sistemas para a realização de diagnósticos, produção de relatórios, identificação de perfil da aprendizado, agendamento de atividades etc. “Ofereceremos um coaching estruturado para o vendedor”, diz Matos.

> **O SIMM da  Portobello**
>
> A Portobello, empresa brasileira de revestimentos cerâmicos que atende mercados dos cinco continentes, é uma das que vêm inovando na área de vendas. Mapeando edifícios em construção –já são 90 mil hoje–, o sistema SIMM permite a seus vendedores encontrar o cliente ideal de maneira rápida e já com as informações necessárias para o atendimento e o fechamento da venda. 
>
> O SIMM pode ser visualizado pelos vendedores por meio de um aplicativo de smartphone e se integra ao Google Maps, mostrando a localização da obra. Marcos Reis, superintendente da área de engenharia da Portobello, conta que o desenvolvimento do SIMM sob medida para a empresa, feito de modo compartilhado, começou quatro anos atrás e ele foi implantado há dois. “Tentamos ajustá-lo às necessidades dos vendedores, especialmente na simplificação do uso, na mobilidade e na possibilidade de trabalhar off-line”, diz ele. A equipe de vendas da Portobello também reabastece o sistema com informações. “A diferença dessa ferramenta é que permite a nossa equipe de vendas ter uma atitude proativa, não só reativa.”

**VENDEDOR MAIS BEM INFORMADO**

Fazer o vendedor chegar ao cliente potencial munido de informações da empresa e seu momento atual, com dados sobre os sócios, os setores da economia dos quais ela participa, seus ativos, número de funcionários, situação fiscal, localização, entre outros. Essa é a proposta da ferramenta SIMM (Sistema de Inteligência MultiMercado), criada em 2009 pela Neoway e cuja aplicação vem crescendo. “É um instrumento que subsidia executivos com inteligência de mercado para a tomada de decisão, permitindo ao vendedor que está em campo dar feedback online para esses executivos tomarem decisões rápidas e mais assertivas”, diz Guglielmi. “Temos informações de 30 milhões de CNPJs, que são cruzadas com dados de sócios, setor, endereço, obras, ativos, participações etc.”, contabiliza o diretor. 

Na prática, são mais de cinco centenas de dados, ajustáveis por setores de atividade, como financeiro, óleo e gás, telecom, seguros, utilities, construção civil, tecnologia e indústrias em geral. Como o SIMM é uma aplicação que roda em uma nuvem computacional, dispensa investimento em infraestrutura por parte das empresas. Para um vendedor acessá-lo, basta ter uma conexão de internet, entrar em um link e digitar usuário e senha. Ainda é cedo para saber, mas talvez as ferramentas tecnológicas reescrevam a história das vendas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A comunicação é um teto de vidro que pode afastar as mulheres da liderança

A busca por equidade de gênero não se encerra quando as mulheres conquistam um assento nas mesas de decisão. Ela continua na forma como suas ideias são recebidas, valorizadas e transformadas em influência. Ao discutir comunicação, liderança e protagonismo, o artigo mostra por que fortalecer a voz feminina é também uma estratégia para ampliar diversidade, inovação e resultados nas organizações.

Entre viralizar e ser lembrado: O que acontece quando o algoritmo assume a estratégia?

As plataformas digitais premiam velocidade, engajamento e adaptação constante. As marcas, por outro lado, dependem de consistência, memória e diferenciação para gerar valor no longo prazo. O artigo explora o conflito entre essas duas lógicas e analisa como algoritmos e inteligência artificial estão influenciando a forma como as organizações constroem relevância e identidade.

Acordo Mercosul e União Europeia representa um novo ciclo de crescimento para o franchising brasileiro

A entrada em vigor do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia inaugura um novo cenário para as redes de franquias brasileiras. Com redução gradual de tarifas, acesso mais facilitado a tecnologias e insumos, além da possibilidade de expansão para novos mercados, o franchising passa a enxergar na internacionalização uma oportunidade concreta de crescimento. Ao mesmo tempo, a chegada de concorrentes europeus exigirá das marcas nacionais mais inovação, eficiência e capacidade de adaptação para competir em um ambiente cada vez mais globalizado.

As edtechs brasileiras aprenderam a crescer sem investimento. Mas até onde isso pode levá-las?

Dois terços das edtechs brasileiras nunca receberam investimento externo. Ainda assim, muitas já superaram a fase inicial, conquistaram clientes e validaram seus modelos de negócio. O artigo propõe uma reflexão sobre como a escassez de capital ajudou a formar startups mais resilientes e eficientes, ao mesmo tempo em que levanta uma questão estratégica para o próximo ciclo do setor: como transformar capacidade de sobrevivência em escala, internacionalização e crescimento sustentável.

Eleitor 70+: o valor do repertório em uma sociedade que envelhece

À medida que a população envelhece, cresce a necessidade de repensar o papel da experiência nas organizações e na sociedade. Tomando o comportamento do eleitor 70+ como ponto de partida, o artigo questiona o que faz alguém continuar contribuindo quando já não é obrigado a fazê-lo e por que essa pode ser uma das perguntas mais importantes para empresas que desejam se preparar para a era da longevidade.

ESG, Cultura organizacional
4 de setembro de 2026 14H00
A busca por equidade de gênero não se encerra quando as mulheres conquistam um assento nas mesas de decisão. Ela continua na forma como suas ideias são recebidas, valorizadas e transformadas em influência. Ao discutir comunicação, liderança e protagonismo, o artigo mostra por que fortalecer a voz feminina é também uma estratégia para ampliar diversidade, inovação e resultados nas organizações.

Juliana Algodoal - PhD em Análise do Discurso e especialista em comunicação corporativa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de setembro de 2026 08H00
As plataformas digitais premiam velocidade, engajamento e adaptação constante. As marcas, por outro lado, dependem de consistência, memória e diferenciação para gerar valor no longo prazo. O artigo explora o conflito entre essas duas lógicas e analisa como algoritmos e inteligência artificial estão influenciando a forma como as organizações constroem relevância e identidade.

Juliana Bezerra - Líder de conteúdo na DEA Design

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Direito, Regulação & Compliance
3 de setembro de 2026 18H00
A entrada em vigor do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia inaugura um novo cenário para as redes de franquias brasileiras. Com redução gradual de tarifas, acesso mais facilitado a tecnologias e insumos, além da possibilidade de expansão para novos mercados, o franchising passa a enxergar na internacionalização uma oportunidade concreta de crescimento. Ao mesmo tempo, a chegada de concorrentes europeus exigirá das marcas nacionais mais inovação, eficiência e capacidade de adaptação para competir em um ambiente cada vez mais globalizado.

Camila Nicolau - Advogada especialista em Direito Empresarial e Contratual

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Marketing & growth
3 de setembro de 2026 14H00
Dois terços das edtechs brasileiras nunca receberam investimento externo. Ainda assim, muitas já superaram a fase inicial, conquistaram clientes e validaram seus modelos de negócio. O artigo propõe uma reflexão sobre como a escassez de capital ajudou a formar startups mais resilientes e eficientes, ao mesmo tempo em que levanta uma questão estratégica para o próximo ciclo do setor: como transformar capacidade de sobrevivência em escala, internacionalização e crescimento sustentável.

Claudia Schulz - CEO da ABStartups

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
3 de setembro de 2026 08H00
O artigo mostra por que a pergunta mais importante já não é qual solução de IA adotar, mas quem está definindo os limites, os objetivos e as regras de uso dessa tecnologia dentro da organização.

Erick Rezende - Diretor de Delivery na Cognitivo AI

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
2 de setembro de 2026 14H00
À medida que a população envelhece, cresce a necessidade de repensar o papel da experiência nas organizações e na sociedade. Tomando o comportamento do eleitor 70+ como ponto de partida, o artigo questiona o que faz alguém continuar contribuindo quando já não é obrigado a fazê-lo e por que essa pode ser uma das perguntas mais importantes para empresas que desejam se preparar para a era da longevidade.

Fran Winandy - CEO da Acalântis Services

6 minutos min de leitura
User Experience, UX, Marketing & growth
2 de setembro de 2026 08H00
O artigo mostra por que a Connected TV se tornou uma peça central na economia da atenção. Em um cenário de audiências fragmentadas, a combinação entre conteúdo de alta qualidade, segmentação baseada em dados e métricas avançadas transforma a televisão conectada em um dos ambientes mais estratégicos para marcas que buscam equilibrar alcance, relevância e performance.

Bruno Almeida - CEO da US Media

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de setembro de 2026 15H00
Em momentos de retração econômica, cortar custos costuma ser uma resposta imediata. O problema é que algumas das perdas mais importantes não aparecem nas planilhas. Conhecimento acumulado, confiança, experiência e capacidade de inovação formam um patrimônio invisível que pode levar anos para ser reconstruído.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de setembro de 2026 08H00
O artigo utiliza a clássica fábula dos três porquinhos para mostrar por que organizações que apostam apenas em estruturas robustas, sem capacidade de adaptação, podem se tornar mais vulneráveis justamente quando o ambiente exige flexibilidade e aprendizado contínuo.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

10 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
31 de agosto de 2026 20H00
Plataformas de saúde, apoio emocional e programas de qualidade de vida nunca foram tão comuns nas organizações. Ainda assim, muitos colaboradores afirmam não ter tempo para utilizá-los. O artigo propõe uma reflexão sobre a distância entre acesso e uso efetivo, mostrando por que a próxima evolução do bem-estar corporativo depende menos de novos benefícios e mais de mudanças na cultura, na liderança e na gestão do tempo.

Felipe Calbucci - CEO Latam TotalPass

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo