**1. Escolher a melhor estratégia digital.**
Isso implica, em primeiro lugar, entender qual o significado de “digital” para sua empresa.
• O segundo passo é desenvolver uma estratégia digital coerente e integrada com a estratégia corporativa geral.
• Definir o escopo é preciso, respondendo a três perguntas cruciais: Onde aparecerão as principais oportunidades e ameaças digitais?
• Com que rapidez e em que escala a ruptura digital ocorrerá em seu segmento?
• Qual o melhor modo de abraçar essas oportunidades proativamente e realocar recursos para longe das ameaças?
• Definir muito bem a resposta à terceira pergunta é essencial. Pode ser:
• Uma ruptura em pequena escala de seu próprio modelo de negócio para entrar em um novo espaço ou redefinir um existente.
• Entrar logo na onda e conseguir captar algum valor criado por uma evolução do setor.
**•** Realocar recursos (de maneira agressiva) de bens ameaçados digitalmente para outros mais interessantes digitalmente.
• Estimular a eficácia de modelos de negócio existentes com o digital.
**2. Escalar as habilidades.**
Para o sucesso digital, há habilidades-chave. Quem tem o melhor desempenho se destaca por envolver clientes digitalmente e melhorar seu desempenho de custos em quatro áreas.
• Tomada de decisão baseada em dados
• Capacidade de conexão entre a marca e seus clientes
• Automação dos processos industriais e de serviços
• Capacidade de resposta rápida da área de TI, para garantir que os projetos sejam testados e corrigidos a tempo, quando há erros
**3. Criar uma cultura mais rápida e ágil.**
Para compensar as habilidades que lhes faltam, as empresas podem infundir em suas culturas tradicionais quatro elementos: velocidade, flexibilidade, orientação externa e capacidade de aprender. Para isso, algumas abordagens possíveis são o estímulo à colaboração interna, maior apetite para o risco e a disposição de testar, errar e aprender.
**4. Investir na organização e no talento.**
Além de estratégia, habilidades e cultura, as maiores empresas digitais usam práticas coerentes em termos de talentos, processos e estrutura:
• Bons talentos no nível intermediário, com treinamento constante
• Monitoramento em tempo real da comunicação digital
• Estruturas não tradicionais, associadas ao modelo de negócio tradicional
Seu QD começará a aumentar; viva e verá.