Assunto pessoal

Para ouvir o corpo

Médica combate mitos sobre o funcionamento do corpo para garantir uma saúde melhor

Compartilhar:

Protagonista de algumas das TED Talks mais vistas, a médica Jen Gunter agora tem um podcast e uma série de animação que mostra como funcionam órgãos do corpo humano para desconstruir certas crenças. É o caso, por exemplo, do que ela chama de lenda dos oito copos de água por dia. Talvez você fique tão absorvido ou absorvida por suas tarefas diárias que esqueça completamente de tomar água. Mas se você “ouvir” seu corpo, garante a médica, você vai seguir uma indicação muito precisa: a sede.

Segundo ela, os rins, que filtram o sangue e mantêm o equilíbrio do corpo em termos de temperatura e hidratação, se comunicam diretamente com o cérebro e avisam da necessidade de beber água. “Se você estiver desidratado”, garante ela, “não tem erro: seu cérebro vai te avisar para beber água.”
Outro mito que ela desconstrói é o do consumo de substâncias “desintoxicantes”. Na verdade, explica, o fígado transforma tudo o que ingerimos em moléculas, que podem ou não ser utilizadas pelo corpo. As úteis vão para os órgãos que podem aproveitá-las, as inúteis são eliminadas na urina. O destino de uma cerveja e de um chá herbal é exatamente o mesmo.

Acontece que existem – isto, sim – substâncias que sobrecarregam o fígado, e o excesso de álcool, é claro, é comprovadamente prejudicial. Há medicamentos prejudiciais também, e devem ser tomados conforme a prescrição médica, na medida do problema que precisa ser resolvido. Por fim, Gunter pede cuidado com os suplementos, especialmente os que prometem emagrecimento rápido ou aumento da massa muscular, os chamados “body builders”.
Em síntese, é a lei da vida: não existe almoço grátis. Saúde é resultado de boa alimentação, exercício e boas horas de sono.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança