Assunto pessoal

Para ouvir o corpo

Médica combate mitos sobre o funcionamento do corpo para garantir uma saúde melhor

Compartilhar:

Protagonista de algumas das TED Talks mais vistas, a médica Jen Gunter agora tem um podcast e uma série de animação que mostra como funcionam órgãos do corpo humano para desconstruir certas crenças. É o caso, por exemplo, do que ela chama de lenda dos oito copos de água por dia. Talvez você fique tão absorvido ou absorvida por suas tarefas diárias que esqueça completamente de tomar água. Mas se você “ouvir” seu corpo, garante a médica, você vai seguir uma indicação muito precisa: a sede.

Segundo ela, os rins, que filtram o sangue e mantêm o equilíbrio do corpo em termos de temperatura e hidratação, se comunicam diretamente com o cérebro e avisam da necessidade de beber água. “Se você estiver desidratado”, garante ela, “não tem erro: seu cérebro vai te avisar para beber água.”
Outro mito que ela desconstrói é o do consumo de substâncias “desintoxicantes”. Na verdade, explica, o fígado transforma tudo o que ingerimos em moléculas, que podem ou não ser utilizadas pelo corpo. As úteis vão para os órgãos que podem aproveitá-las, as inúteis são eliminadas na urina. O destino de uma cerveja e de um chá herbal é exatamente o mesmo.

Acontece que existem – isto, sim – substâncias que sobrecarregam o fígado, e o excesso de álcool, é claro, é comprovadamente prejudicial. Há medicamentos prejudiciais também, e devem ser tomados conforme a prescrição médica, na medida do problema que precisa ser resolvido. Por fim, Gunter pede cuidado com os suplementos, especialmente os que prometem emagrecimento rápido ou aumento da massa muscular, os chamados “body builders”.
Em síntese, é a lei da vida: não existe almoço grátis. Saúde é resultado de boa alimentação, exercício e boas horas de sono.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura