Assunto pessoal

Para ouvir o corpo

Médica combate mitos sobre o funcionamento do corpo para garantir uma saúde melhor

Compartilhar:

Protagonista de algumas das TED Talks mais vistas, a médica Jen Gunter agora tem um podcast e uma série de animação que mostra como funcionam órgãos do corpo humano para desconstruir certas crenças. É o caso, por exemplo, do que ela chama de lenda dos oito copos de água por dia. Talvez você fique tão absorvido ou absorvida por suas tarefas diárias que esqueça completamente de tomar água. Mas se você “ouvir” seu corpo, garante a médica, você vai seguir uma indicação muito precisa: a sede.

Segundo ela, os rins, que filtram o sangue e mantêm o equilíbrio do corpo em termos de temperatura e hidratação, se comunicam diretamente com o cérebro e avisam da necessidade de beber água. “Se você estiver desidratado”, garante ela, “não tem erro: seu cérebro vai te avisar para beber água.”
Outro mito que ela desconstrói é o do consumo de substâncias “desintoxicantes”. Na verdade, explica, o fígado transforma tudo o que ingerimos em moléculas, que podem ou não ser utilizadas pelo corpo. As úteis vão para os órgãos que podem aproveitá-las, as inúteis são eliminadas na urina. O destino de uma cerveja e de um chá herbal é exatamente o mesmo.

Acontece que existem – isto, sim – substâncias que sobrecarregam o fígado, e o excesso de álcool, é claro, é comprovadamente prejudicial. Há medicamentos prejudiciais também, e devem ser tomados conforme a prescrição médica, na medida do problema que precisa ser resolvido. Por fim, Gunter pede cuidado com os suplementos, especialmente os que prometem emagrecimento rápido ou aumento da massa muscular, os chamados “body builders”.
Em síntese, é a lei da vida: não existe almoço grátis. Saúde é resultado de boa alimentação, exercício e boas horas de sono.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral