Editorial

Para voar na nova economia, é preciso quebrar a corrente

Essa 160ª edição da HSM Management contém quatro super Dossiês, em vez de um, para espelhar o HSM+, que tem quatro eixos temáticos. São eles: disrupção, regeneração, conexão e coragem
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Começo esta carta falando em voar por três razões. A primeira é para homenagear a nossa superatleta da ginástica artística, Rebeca Andrade, que, além de ampliar cada vez mais sua coleção de medalhas nas grandes competições internacionais, vem voando tanto (literalmente até) na ginástica que é publicamente reverenciada por craques como a americana Simone Biles, dado o nível de excelência e complexidade de suas apresentações. Rebeca aceitou nosso convite para participar do HSM+ 2023, o que deu a nós da organização uma alegria infinita, e ao nosso público inspiração de primeira grandeza para colocar em prática todos os aprendizados obtidos no nosso megaevento anual.

A segunda razão tem a ver com a capa desta revista, que convida o leitor a voar na economia do conhecimento e, para isso, a quebrar as correntes que eventualmente o estejam impedindo de fazê-lo.

O terceiro motivo da escolha do verbo “voar” no título desta carta são os temas sobre os quais esta revista se debruça. Pela primeira vez, temos quatro Dossiês, em vez de um, para espelhar o HSM+, que tem quatro eixos temáticos:
• disrupção,
• regeneração,
• conexão e
• coragem.

Pelo trabalho de curadoria com nossa rede de thinkers e practioners da gestão, estamos confiantes que esses são os quatro principais motores da atual economia do conhecimento, sobretudo para organizações e gestores brasileiros. (Lembro que o Dossiê é aquela parte em que tratamos um desafio de gestão e liderança com vários conteúdos e olhares, de maneira horizontal e vertical, com abrangência e profundidade.)

__HSM Management__ e HSM+ sempre trocaram figurinhas, como se faz em um bom ecossistema de educação, com o público de uma se beneficiando do que a outra oferece, e vice-versa. Desta vez, porém, fomos mais longe. Nosso time editorial “ralou” para antecipar o máximo possível a imensidão de conteúdos que haverá no HSM+. Assim o assinante da revista tem um pouco da experiência do evento em tempo real e o participante do evento recebe a revista com o registro do que viveu e um riquíssimo conteúdo estendido.

O que eu recomendo ler nesta edição? Como sempre, tudo. {risos} Mas não vou me furtar a fazer escolhas. Entre os múltiplos materiais alinhados com o HSM+, logo nas próximas páginas sugiro que você leia o conteúdo de quatro headliners do HSM+: Ron Adner falando de estratégia de ecossistemas; Anna Lembke, a autora de *Nação Dopamina*, um dos livros que mais me impactou nos últimos tempos; Karim Lakhani, mestre em inteligência artificial; e Donald Sull, que tem tangibilizado a cultura organizacional com dados, como ninguém fez antes. Sugiro também o artigo de Bruno Stefani sobre a liderança de conexões, em que ele conta de sua transição de executivo global para uma carreira solo, e o estudo do centro de inovação CESAR sobre organizações design-driven.

Entre os conteúdos adicionais que vão amplificar sua experiência, recomendo a pesquisa inédita sobre ambidestria (e sobre líderes ambidestros) no Brasil, e uma entrevista reveladora com Francisco Saboya, um dos atores-chave no ecossistema de inovação do País. Uma ótima leitura!

Artigo publicado na HSM Management nº 160.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)