Empreendedorismo

Pequenos negócios locais ganham força na pandemia

Sete em cada dez consumidores passaram a comprar em comerciantes de bairro durante a Covid-19
Angela Miguel é editora de conteúdos customizados em HSM Management e MIT Sloan Review Brasil.

Compartilhar:

Com a pandemia da Covid-19, muitos comerciantes sofreram grandes revezes e precisaram fechar as portas. No entanto, levantamento realizado pelo Facebook, em parceria com a Deloitte indicou um sinal otimista para a comunidade PME: os consumidores passaram a comprar mais de pequenos negócios locais.

No estudo Pesquisa do uso das ferramentas digitais pelo consumidor, realizada em julho de 2020 com habitantes de 13 países, incluindo Brasil, Facebook e Deloitte demonstraram que os consumidores modificaram não apenas o que consomem, mas como consomem, onde consomem e como descobrem novos negócios durante a pandemia.

Nesse movimento, quem largou na frente foram os comerciantes de bairro, uma vez que 73% dos entrevistados começaram a comprar de lojas locais no período. Como principal razão para essa mudança de hábito, os participantes apontaram a sobrevivência dos negócios locais (48%).

## Hábitos em mutação
A decisão de priorizar o comércio local não se baseou apenas na preocupação da população com a perenidade desses negócios e da sustentação da própria comunidade local na Covid-19. Outro forte motivo apontado pelos entrevistados concentra-se na atuação online desses empreendedores. O levantamento mostrou que 54% escolheram comprar desses locais, pois as redes sociais os ajudaram a descobri-los.

Esse dado faz coro à constatação feita pela pesquisa. Com a pandemia, muitos que não tinham testado comprar pela internet foram atraídos pela modalidade devido à conveniência em tempos de distanciamento social. Em geral, 48% dos entrevistados relataram terem aumentado os gastos online desde o início da Covid-19, sendo o Reino Unido o país na liderança desse tipo de consumo (59%).

O atendimento e os preços também foram citado como fatores diferenciais dos pequenos negócios para o convencimento dos consumidores na pandemia – 67% dos participantes afirmaram terem escolhido essas empresas porque ofereciam melhores ofertas ou um serviço mais rápido. Como balanço, 39% dos pesquisadores esperam consumir mais de que pequenas empresas no futuro.

## Ferramentas digitais
Com o aumento do desemprego e com inúmeros negócios sendo fechados, a escolha sobre o que comprar também foi considerado pelo levantamento. Entre as compras mais realizadas no período, alimentação e produtos para casa lideram os índices.

As ferramentas digitais foram ainda citadas como fundamentais para que 38% dos respondentes substituíssem ao menos um de seus fornecedores tradicionais por um novo, além de serem determinantes para a comparação de preços e serviços, especialmente nos países mais atingidos economicamente pela pandemia.

O estudo indicou também que os consumidores passaram a utilizar mais as redes sociais para manter em alta o engajamento com o comércio local, interagindo nos perfis dos negócios. Isso fez com que 49% dos respondentes aumentassem o uso das redes sociais para conquistar novos clientes.

Sobre as interações em si, a pesquisa mostrou que chats são geralmente usados por consumidores para esclarecimento de dúvidas, enquanto likes, seguidores e compartilhamentos dizem respeito ao consumidor que quer conhecer mais sobre o negócio e o que ele pode oferecer de diferente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura
ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura