Uncategorized

PLATAFORMA CONECTA CONSULTORES E EMPRESAS NA AMÉRICA LATINA

Sob o conceito colaborativo, a bhive promove disrupção na consultoria de gestão, tornando o serviço mais acessível a todo tipo de organização
é cofundador e CEO no Brasil da plataforma bhiveconsultingo.co, com sedes na Argentina, no Brasil e na Colômbia. Ela atende empresas de toda a América Latina e tem em seu portfólio especialistas-consultores do mundo inteiro

Compartilhar:

Startups inovam, por definição. Elas reinventam atividades tradicionais ou criam outras modalidades de tecnologia e serviços. Esse é o elemento que distingue, no linguajar do mercado, uma startup de outros empreendimentos novos. 

Freelancing é uma tendência que vem atraindo muita gente, principalmente entre millennials, que valorizam o controle sobre suas carreiras e a flexibilidade, além de ser uma ótima oportunidade para executivos mais experientes, que já têm “cacife” suficiente para dizer quanto e quando querem trabalhar. 

Tendo isso em mente, tivemos a ideia, Adriana Peceno e eu, de criar um negócio que une empresas e especialistas. O insight veio durante nosso MBA no Instituto de Empresa (IE), em Madri, quando fomos aprovados na aceleradora da escola. Nosso propósito era oferecer talentos de alta qualificação para pequenas e médias empresas na América Latina – em geral, sem acesso a consultorias de negócios. 

Fomos finalistas em competições de startups na Espanha e em Singapura e recentemente aprovados no Startup Chile. Essas competições em geral garantem o fôlego das startups e seu destaque no mercado, e não tem sido diferente conosco. 

Assim nasceu a bhive, para conectar talentos (que trabalham remotamente, em home offices) e empresas em toda a América Latina. Mesclamos diferentes culturas na gestão, ao termos um sócio brasileiro, um argentino e um venezuelano, todos vindos de carreiras em multinacionais e acostumados à diversidade. 

Na ponta dos especialistas, temos uma base de quase mil MBAs e executivos de todas as áreas e do mundo inteiro, e nossa meta é chegar a 20 mil consultores em dois anos. 

Na ponta das empresas, elas buscam para seus projetos profissionais com experiência em mercados específicos – ouvimos de um cliente que eles tinham adorado os especialistas de Harvard e Stanford que haviam se interessado por seu negócio, mas precisavam de alguém com décadas de experiência em logística em São Paulo. 

Também temos outros projetos seguindo uma linha de inovação, principalmente em áreas como marketing ou governança, em que o objetivo das empresas é entender o que está sendo feito nos mercados de ponta e se destacar. Esses são perfeitos para consultores que vêm dos mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a Europa ou a Ásia. 

A bhive oferece às empresas uma nova ferramenta para ajudá-las a cumprir objetivos e alcançar melhores resultados, simplesmente apoiando-se no conceito de economia colaborativa. Agora, se você tem um problema em sua empresa, pode trazer grandes especialistas do mercado para resolvê-lo – com valores bastante razoáveis. Isso tende a fazer a diferença na hora de competir com outras empresas de seu segmento. 

De nossa parte, auxiliamos tanto as empresas clientes como os especialistas a esclarecer dúvidas sobre escopo, entregas do projeto, prazos e até preço. Também fazemos uma avaliação ativa dos clientes e dos especialistas mensalmente, para entender o fluxo do projeto e possíveis gargalos. 

Não atendemos só pequenas e médias empresas, como previsto inicialmente. Temos projetos com Bank of America e Advent na área financeira, Yara na área de químicos e agricultura e NCR em tecnologia, entre outros.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura