Panorama Mulheres 2023

Plataforma de mulheres para mulheres

No artigo "Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo" publicado na 157ª edição da HSM Management, Domitila Barros, Isis de Almeida e Isabella Braga mostram que há sororidade entre empreendedoras
Domitila Barros é ativista, empresária, atriz e primeira imigrante e mulher negra a ser coroada como Miss Alemanha. Fundadora da She is From The Jungle, grife de jóias veganas, nasceu na comunidade de Linha de Tiro - PE, onde ainda atua na CAMM, ONG fundada por sua mãe. Faz parte do elenco do Big Brother Brasil 23.

Compartilhar:

Uma de nós, Domitila Barros, chamou atenção no último Festival de Publicidade de Cannes, quando recebeu o prêmio de maior influenciadora global na categoria sustentabilidade. E não foi só pela beleza e originalidade do design das biojóias que ela usava, que já podem ser encontradas na Côte d’Azur através de revendedoras brasileiras que moram na região. É que a startup She Is From The Jungle é um ecossistema de desenvolvimento social empreendido por mulheres – nós três – que atua em rede para acelerar negócios de mulheres brasileiras que vivem na periferia do País em âmbito global.

O que estamos desenhando, testando e implantando aos poucos é uma plataforma de fairtrade, ou comércio justo, que atue internacionalmente e onde ser um negócio sustentável seja o padrão e não a exceção louvável.

A atuação do PhD em ciência da computação Fábio Gandour, que nos dá mentoria na operação tecnológica da She Is From The Jungle, mostra como o ecossistema começa a funcionar de um modo distinto: ele está à frente da construção do primeiro laboratório ciência, tecnologia e inovação do bairro da Linha do Tiro (onde fica o projeto social Centro de Meninos e Meninas fundado pelos pais de Domitila Barros).

As ofertas de empreendedoras mulheres comercializadas em nossa startup vão muito além de biojoias e outras marcas de artesanato vendidas em um marketplace. O maior e melhor produto, acreditamos, é o conhecimento em formato acessível para todos. Na verdade, estamos só começando.

__Leia também: [Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo](https://www.revistahsm.com.br/post/panorama-mulheres-2023-o-avanco-delas-na-lideranca-e-silencioso-mas-continuo)__

Box publicado no artigo “Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo” na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A IA vai pelo mesmo caminho do ERP e da transformação digital?

O entusiasmo com inteligência artificial segue um ciclo já visto antes. Este artigo mostra por que o próximo desafio das empresas não é implementar a tecnologia – mas transformar uso em resultado, superando velhos erros de gestão que já limitaram outras ondas de inovação.

Estamos aprendendo mais (e entendendo menos)

Este artigo propõe uma mudança de lógica na aprendizagem: mais do que acumular conteúdo, o diferencial passa a ser a capacidade de conectar conhecimentos, interpretar contextos e transformar informação em decisão e ação.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de junho de 2026 15H00
O entusiasmo com inteligência artificial segue um ciclo já visto antes. Este artigo mostra por que o próximo desafio das empresas não é implementar a tecnologia - mas transformar uso em resultado, superando velhos erros de gestão que já limitaram outras ondas de inovação.

Marcus Garcia - Diretor Comercial da Konia Tecnologia

3 minutos min de leitura
Lifelong learning
17 de junho de 2026 09H00
Este artigo propõe uma mudança de lógica na aprendizagem: mais do que acumular conteúdo, o diferencial passa a ser a capacidade de conectar conhecimentos, interpretar contextos e transformar informação em decisão e ação.

Daniel Luzzi - CEO Cognita Learning Lab

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
16 de junho de 2026 15H00
O mercado discute o futuro - mas continua ignorando quem já está pronto para trabalhar. Este artigo chama atenção para um movimento ignorado: a crescente presença da geração 60+, e o custo de continuar excluindo um dos recursos mais experientes e disponíveis da força de trabalho.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de junho de 2026 09H00
Na estreia da coluna, as autoras, Cecília Seabra e Thais Giuliani, propõem uma mudança de paradigma na liderança: sair das explicações rápidas e dos julgamentos para construir relações mais consistentes por meio da escuta, da curiosidade e da integração de diferenças.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão"

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de junho de 2026 15H00
Colesterol, cardiologista, academia. Tudo certo. Só falta mencionar o que, de fato, está tirando as pessoas de campo.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
15 de junho de 2026 08H00
A liderança não cabe mais em rótulos e quem ainda pensa assim pode estar ficando para trás. Este artigo mostra como a valorização de perfis não lineares e a capacidade de integrar múltiplas experiências redefinem o conceito de talento nas organizações.

Maria Augusta Orofino - Palestrante, TEDx Talker e Consultora corporativa

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de junho de 2026 15H00
Mais do que falta de talento ou tecnologia, este artigo revela o verdadeiro risco das organizações modernas: pessoas que deixam de dizer o que pensam. Este artigo demonstra como isso compromete decisões, inovação e resultados sem que ninguém perceba.

Valter Bahia Filho – Autor e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
14 de junho de 2026 08H00
Ao revisitar o colapso e a reinvenção da Japan Airlines, este artigo revela, à luz dos princípios do Aikido, que a verdadeira transformação organizacional não começa na estratégia, mas na superação do ego - quando liderança, propósito e consciência coletiva entram em fluxo.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
13 de junho de 2026 15H00
Inspirado por um colapso histórico no esporte, este artigo revela um dos riscos mais silenciosos das organizações: equipes talentosas deixam de performar quando a confiança desaparece - e a liderança não cria um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para falar, participar e contribuir de verdade.

Dr. Cristiano Nabuco - Reitor da Artmed School of Psychology (APSY)

6 minutos min de leitura
Marketing & growth
13 de junho de 2026 08H00
Em um cenário de mercado mais seletivo e volátil, este artigo mostra por que resultados consistentes não dependem de talento individual, mas da capacidade da liderança comercial de estruturar processos, diagnosticar com precisão e transformar vendas em uma operação científica.

Natalia Coca - Fundadora da FunFlow, estrategista de vendas e palestrante

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão