Uma de nós, Domitila Barros, chamou atenção no último Festival de Publicidade de Cannes, quando recebeu o prêmio de maior influenciadora global na categoria sustentabilidade. E não foi só pela beleza e originalidade do design das biojóias que ela usava, que já podem ser encontradas na Côte d’Azur através de revendedoras brasileiras que moram na região. É que a startup She Is From The Jungle é um ecossistema de desenvolvimento social empreendido por mulheres – nós três – que atua em rede para acelerar negócios de mulheres brasileiras que vivem na periferia do País em âmbito global.
O que estamos desenhando, testando e implantando aos poucos é uma plataforma de fairtrade, ou comércio justo, que atue internacionalmente e onde ser um negócio sustentável seja o padrão e não a exceção louvável.
A atuação do PhD em ciência da computação Fábio Gandour, que nos dá mentoria na operação tecnológica da She Is From The Jungle, mostra como o ecossistema começa a funcionar de um modo distinto: ele está à frente da construção do primeiro laboratório ciência, tecnologia e inovação do bairro da Linha do Tiro (onde fica o projeto social Centro de Meninos e Meninas fundado pelos pais de Domitila Barros).
As ofertas de empreendedoras mulheres comercializadas em nossa startup vão muito além de biojoias e outras marcas de artesanato vendidas em um marketplace. O maior e melhor produto, acreditamos, é o conhecimento em formato acessível para todos. Na verdade, estamos só começando.
__Leia também: [Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo](https://www.revistahsm.com.br/post/panorama-mulheres-2023-o-avanco-delas-na-lideranca-e-silencioso-mas-continuo)__
Box publicado no artigo “Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo” na HSM Management nº 157.