Panorama Mulheres 2023

Plataforma de mulheres para mulheres

No artigo "Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo" publicado na 157ª edição da HSM Management, Domitila Barros, Isis de Almeida e Isabella Braga mostram que há sororidade entre empreendedoras
Domitila Barros é ativista, empresária, atriz e primeira imigrante e mulher negra a ser coroada como Miss Alemanha. Fundadora da She is From The Jungle, grife de jóias veganas, nasceu na comunidade de Linha de Tiro - PE, onde ainda atua na CAMM, ONG fundada por sua mãe. Faz parte do elenco do Big Brother Brasil 23.

Compartilhar:

Uma de nós, Domitila Barros, chamou atenção no último Festival de Publicidade de Cannes, quando recebeu o prêmio de maior influenciadora global na categoria sustentabilidade. E não foi só pela beleza e originalidade do design das biojóias que ela usava, que já podem ser encontradas na Côte d’Azur através de revendedoras brasileiras que moram na região. É que a startup She Is From The Jungle é um ecossistema de desenvolvimento social empreendido por mulheres – nós três – que atua em rede para acelerar negócios de mulheres brasileiras que vivem na periferia do País em âmbito global.

O que estamos desenhando, testando e implantando aos poucos é uma plataforma de fairtrade, ou comércio justo, que atue internacionalmente e onde ser um negócio sustentável seja o padrão e não a exceção louvável.

A atuação do PhD em ciência da computação Fábio Gandour, que nos dá mentoria na operação tecnológica da She Is From The Jungle, mostra como o ecossistema começa a funcionar de um modo distinto: ele está à frente da construção do primeiro laboratório ciência, tecnologia e inovação do bairro da Linha do Tiro (onde fica o projeto social Centro de Meninos e Meninas fundado pelos pais de Domitila Barros).

As ofertas de empreendedoras mulheres comercializadas em nossa startup vão muito além de biojoias e outras marcas de artesanato vendidas em um marketplace. O maior e melhor produto, acreditamos, é o conhecimento em formato acessível para todos. Na verdade, estamos só começando.

__Leia também: [Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo](https://www.revistahsm.com.br/post/panorama-mulheres-2023-o-avanco-delas-na-lideranca-e-silencioso-mas-continuo)__

Box publicado no artigo “Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo” na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura