Empreendedorismo

Plataformas de sucesso vão muito além do casamento

Compartilhar:

### Casar vendedores e compradores não basta; essas empresas devem estar atentas a diversos aspectos do modelo de negócio, sobretudo, redução de riscos e geração de valor.

Para construir uma plataforma digital de sucesso, basta saber conectar pessoas e grupos em torno da solução de um problema ou do atendimento de uma necessidade, certo?  

Muita gente continua a pensar assim, mas a realidade dos casos mais emblemáticos desse tipo de negócio evidencia que diversos fatores devem ser levados em conta na definição do modelo de negócio. O êxito das plataformas digitais depende, por exemplo, da capacidade de **identificar e reduzir riscos, tanto para os compradores como para os vendedores**. 

Redução de Riscos
—————–

 É importante ter em mente que as plataformas digitais operam com base nos conceitos da chamada economia compartilhada. Tal compartilhamento pode ser físico, como no caso da _Airbnb_, ou informacional, como acontece com o _Trip Advisor_.  Essa característica possibilita a redução dos custos de transação envolvidos na oferta e no consumo de bens e serviços.

 No entanto, mesmo tendo o compartilhamento como base, há riscos envolvidos, especialmente no que diz respeito à incerteza do resultado das interações. Para o vendedor ou prestador de serviço, o risco está na falta de segurança sobre os ganhos futuros e mesmo sobre os recursos necessários para assegurar esses ganhos. Para o cliente, inclui dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço e até a garantia de entrega.  

Assim, as empresas donas de plataformas digitais devem identificar e reduzir os possíveis riscos à medida que estes surgem, atuando como reguladoras desses mercados emergentes. Elas podem fazer isso estabelecendo regras e assumindo o papel de mediadora na solução de disputas.

“Todas essas tarefas – conectar pessoas, regular e arbitrar – são essenciais na gestão de novos mercados”, como afirma Jeffrey L. Sampler, professor da China Europe International Business School de Xangai, China, em artigo na MIT Sloan Management Review. 

Criação de valor
—————-

Marshall W. Van Alstyne, professor da _Questrom School of Business,_ da _Boston University_, e autor do livro A revolução das plataformas (ed. HSM/Alta Books), traz outro elemento determinante do sucesso das plataformas digitais: novas formas de criação de valor. 

“Nesses mercados, cultivar a capacidade dos usuários se tornou tão estratégico como a redução dos custos de transação. As plataformas de sucesso empoderam os usuários”, afirma.  Para ele, as empresas devem priorizar ações que aumentem as habilidades, a competência e a criatividade dos participantes da plataforma, garantindo que os usuários criem valor uns para outros.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O líder que só corrige está desperdiçando talentos

A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Bem-estar & saúde, Estratégia
30 de junho de 2026 15H00
A partir dos sinais do Web Summit Rio 2026, este artigo mostra como a saúde mental deixou de ser benefício periférico para se tornar uma variável crítica de negócio, impactando investimento, regulação e a própria sustentabilidade das empresas.

Weber Stival - Fundador e CEO da Unolife.

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de junho de 2026 08H00
A NR-1 mudou a regra: cuidar da saúde mental agora exige gestão. Este artigo mostra como a nova norma transforma riscos psicossociais em variável estratégica, exigindo das empresas organização, método e accountability na gestão do ambiente de trabalho.

Erich Silva - COO e Head de Talentos da Lecom

3 minutos min de leitura
Liderança
29 de junho de 2026 16H00
Ao revisitar a história de Francisco Serrão, este artigo propõe uma inversão rara na lógica da liderança contemporânea: talvez a verdadeira coragem não esteja em continuar a todo custo, mas da capacidade de definir limites.

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de junho de 2026 08H00
Ao contrastar o poder das big techs ocidentais com a força industrial e estrutural do Oriente, este artigo amplia a leitura sobre inovação e revela que o futuro da economia global não será definido por empresas isoladas, mas pela interação entre ecossistemas tecnológicos interdependentes.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de junho de 2026 15H00
Com Sérgio Frangioni e a Blanver como pontos de observação, o terceiro artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira investiga como decisões empresariais, PDPs, IFAs e produção local podem aproximar inovação farmacêutica da vida concreta dos pacientes.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

13 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de junho de 2026 08H00
Diante de um cenário de sobrecarga crescente no trabalho, este artigo mostra que o problema não está apenas no volume, mas na forma como o trabalho é organizado, e apresenta caminhos práticos para redesenhá-lo com mais significado, autonomia e energia.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Estratégia
27 de junho de 2026 15H00
Mais do que acumular experiências, este artigo propõe uma mudança na forma de pensar carreira, apoiando-se em conceitos como “capital profissional” (composto de cinco capitais) e “professional equity”

Nathália Brandão - Head de Educação Corporativa no TikTok LATAM, Escritora e Forbes Under 30

5 minutos min de leitura
Liderança
27 de junho de 2026 08H00
Na estreia da coluna do Grupo Mulheres do Brasil, este artigo mostra que a liderança do futuro não será construída por decisões individuais, mas pela capacidade de mobilizar diversidade, escuta e inteligência coletiva para enfrentar desafios que já não cabem em uma única visão.

Andrea Gasques - Diretora de Comunicação do Grupo Mulheres do Brasil

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
26 de junho de 2026 14H00
Ao revisitar os 30 anos do CESAR, este artigo mostra por que, em um mundo cada vez mais automatizado, a vantagem competitiva não estará apenas na tecnologia, mas na capacidade de formar pessoas que saibam interpretar, conectar e dar sentido ao conhecimento.

Janaina Calazans - Gerente de Ensino Superior da CESAR School

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Lifelong learning, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de junho de 2026 08H00
Este artigo revela por que o verdadeiro desafio da IA não é adoção, mas uso intencional, capaz de ampliar o pensamento, e não substituí-lo.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão