Melhores para o Brasil 2022

PMEs alinham estratégia e propósito

O propósito é traduzido em impacto real e positivo no universo das micro, pequenas e médias empresas

Katia Simões

Compartilhar:

A crença de Bruno Imbrizi de que uma empresa tem que questionar o porquê de sua existência mudou a trajetória da [Chico Rei](https://chicorei.com/), e-commerce de camisetas com estampas criativas que fundou em Juiz de Fora (MG). A empresa passou a adotar diversas ações para levar valores socioambientais, como o uso de algodão com selo Better Cotton Initiative, que luta por menores impactos ambientais e por relações justas de trabalho na cadeia produtiva, além de produzir estampas sem insumos tóxicos e encaminhar sobras de tecido para cooperativas locais transformarem em novos produtos.

O impacto também está na escolha dos colaboradores. “Hoje, um terço de nossa equipe de costureiros é formado por presidiários. Oferecemos a eles capacitação e, com isso, contribuímos com a sua ressocialização”, explica Lucas Carnicelli, diretor de RH.

Para Fábio Regis de Albuquerque, um dos fundadores do [Sítio Barreiras](https://sitiobarreiras.com.br/wp/), que produz frutas com agricultura ecológica no Ceará e na Bahia, o impacto surge do equilíbrio entre produção, meio ambiente e pessoas desde a produção das mudas até o beneficiamento das frutas. “Adotamos uma gestão humanizada, que prepara os colaboradores para que cada um cumpra seu papel, diminuindo ações de comando-controle.”

Ele destaca outros projetos, como o apoio à formação de caráter na educação infantil feito na Associação para a Formação do Caráter no Cariri (AFCC), em Juazeiro do Norte (CE). O Barreiras está ampliando seu laboratório de biotecnologia, com foco no manejo biológico de pragas e doenças e na criação da área de RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) para conservação em caráter perpétuo de ambientes naturais em 300 hectares no sul da Bahia.

O impacto socioambiental também faz parte da cultura da [Drogaria Ultra Popular](https://www.drogariasultrapopular.com.br/), de Primavera do Leste (MT). Na visão de sua proprietária, Carol Barros, seus pilares são forjados pelo exemplo, engajando as lideranças no processo. Ela acredita nas parcerias com o poder público e desenvolve suas principais ações sociais a quatro mãos, como o apoio a escolas de alfabetização em bairros afastados e espaços esportivos para crianças carentes.

## Tech com propósito
A fintech [Cora](https://pj.cora.com.br/p/g/s/conta-digital/v2-5/?utm_matchtype=b&utm_adgroup=118906747857&utm_device=c&utm_term=cora%20fintech&utm_campaign=[PAID][SEARCH][CONTA_DIGITAL][LP_CONTA_DIGITAL_V2-5][BOFU][INSTITUCIONAL]&utm_source=search&utm_medium=cpc&hsa_acc=5306483993&hsa_cam=12771031818&hsa_grp=118906747857&hsa_ad=515268473963&hsa_src=g&hsa_tgt=kwd-1148103314815&hsa_kw=cora%20fintech&hsa_mt=b&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=Cj0KCQjw5-WRBhCKARIsAAId9FnSybbaMG7S15G6VC5tgbm87jBWJQdya0074Pb_pRJmxwCPA1CHyFoaAjcsEALw_wcB) nasceu em 2020 com o propósito de fortalecer pequenos negócios e provocar impacto positivo na sociedade. “Não temos programas, mas sim práticas que começam na liderança e transcendem para toda a organização”, diz Gustavo Viegas, CHRO da Cora. Vários rituais transmitem a importância da comunicação aberta e com espaço para a participação de todas as pessoas. “Não concebemos um ambiente organizacional em que informações são privilegiadas a grupos ou pessoas específicas”, diz.

Na Cora, o engajamento está conectado à forma de motivar os times. Viegas cita o autor Daniel Pink e o livro [Drive](https://www.amazon.com.br/Drive-Surprising-Truth-about-Motivates/dp/1594484805) como referência dos três pilares da motivação: maestria ao tomar decisões e lidar com atividades; autonomia na execução; e propósito para perseguir objetivos. Viegas admite que não é fácil, pois nem todos estão preparados para tamanho grau de autonomia.

Na Neoway, especializada em soluções de big data e inteligência artificial, um dos principais desafios é fomentar uma cultura inclusiva de fato. “Nosso grande objetivo é ter as melhores pessoas, altamente engajadas, em uma cultura forte de diversidade, resultados e alta performance”, define Michele Martins, responsável pela área de gente e gestão da empresa.

Para haver uma relação de ganha-ganha, a empresa se empenha em proporcionar ao colaborador uma jornada de experiência que envolva pertencimento e entrega baseada em três pilares fundamentais: carreira, desempenho e desenvolvimento, foco de três programas que se complementam.

> “Mudamos o que somos, mudamos a nossa realidade e continuamos crescendo para aumentar o impacto da nossa mudança no mundo”, diz Martins.

Com grande presença no estudo da Humanizadas, o conjunto das PMEs demonstram os benefícios de alinhar as estratégias de negócio ao propósito e ao impacto na sociedade.

__[Leia mais: As Melhores para o Brasil em 2022](https://www.revistahsm.com.br/post/as-melhores-para-o-brasil-em-2022)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança