Uncategorized

Por que a moeda digital do Facebook é uma “loucura” que pode funcionar

O site da revista Inc. Magazine levantou algumas razões pelas quais a iniciativa pode ser considerada uma daquelas ideias “tão loucas que podem funcionar”.
Lizandra Magon de Almeida é diretora operacional da Revista HSM. Além disso, ela é jornalista, editora e tradutora, sócia-diretora da Pólen Editorial, Colmeia Edições e da Pólen Livros, respectivamente empresas de criação e desenvolvimento de conteúdo, autopublicação e editora de livros. Atua no mercado editorial desde 2000, tendo trabalhado na Publifolha e prestado serviços para editoras como Globo, Leya, Larousse, Siciliano, Summus, entre outras. É formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pós-graduação em Gestão do Conhecimento e da Inovação pelo SENAC-SP. Foi integrante do programa 10.000 Mulheres, do banco de investimentos Goldman Sachs em parceria com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Compartilhar:

O anúncio de que o Facebook planeja, já no primeiro semestre de 2020, lançar sua própria moeda digital, a Libra, surpreendeu muita gente, gerando um misto de entusiasmo, dúvidas e, até mesmo, uma certa preocupação no que diz respeito à regulamentação. 

Pode funcionar porque: **é** o Facebook e **apesar** do Facebook
—————————————————————-

Com 2,3 bilhões de usuários, a rede social tem condições de tornar a Libra amplamente aceita nos países ocidentais. Ao mesmo tempo, porém a confiança do público no _Facebook_ tem sofrido turbulências.

Por isso mesmo, tem se destacado o fato de que a Libra nasce com o suporte de 28 empresas e organizações, como _Mastercard, Visa, eBay_ e _Uber._ Além disso, a nova moeda digital terá por trás dela uma cesta de moedas “físicas” e um conjunto de ativos de baixa volatilidade.

Para além dos limites do mundo dos negócios
——————————————-

De acordo com o _Facebook_, a moeda virtual tem como seu principal público-alvo as milhões de pessoas que não têm contas bancárias ou acesso a serviços financeiros, mas possuem _smartphones_. Isso inclui populações de países que não conseguem ter uma moeda estável. 

Assim, se a Libra funcionar, o Facebook vai transcender o mundo dos negócios e assumir funções que, até agora, eram exclusivas dos governos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança