Estratégia e Execução

Por que ter geeks na direção da empres

Profissionais ligados a tecnologia no board são decisivos para que as organizações consigam acompanhar a atual velocidade das mudanças

Compartilhar:

Já imaginou ter o Sheldon, personagem geek da série de TV Big Bang Theory, como um dos colaboradores de sua empresa? A dor de cabeça seria tremenda, mas estudo recente mostra que ele e seus pares poderiam preencher um grande gap do mundo corporativo: conversando com executivos de 112 das maiores companhias de capital aberto da Europa e dos Estados Unidos, descobriu-se que falta aos membros de seus conselhos de administração e diretorias a expertise necessária para compreender como as inovações impactam a estratégia e as operações. 

Em um cenário em que as transformações impulsionadas pelo universo digital vêm se tornando um aspecto decisivo para o sucesso, isso equivale à morte. Clientes e fornecedores esperam das empresas que reinventem e reconstruam cada elemento de seus negócios diante de novidades como a rápida expansão do uso de dispositivos móveis. A melhor maneira – e talvez única – de enfrentar esse desafio é atrair nerds e geeks para posições de direção, pelo conhecimento natural que possuem de tecnologia e de como ela se relaciona com as pessoas e com os negócios. 

Artigo publicado pela strategy+business recentemente garante que consultores externos não incutem suficientemente essa visão nos conselhos das organizações. Os autores – Chunka Mui, coautor de The New Killer Apps, Toby Redshaw,   ex-CIO da American Express e hoje consultor, e Olof Pripp, da Korn Ferry – garantem que geeks  bem informados têm de atuar dentro da empresa. Segundo eles, hoje, nenhum conselheiro é capaz de tomar decisões adequadas sobre estratégia, investimentos e gestão de talentos se não levar em conta a tecnologia. 

**REPRESENTAÇÃO EFETIVA**

Alguns estudos indicam mais: a presença geek em um conselho de administração só é efetiva quando, na empresa, são abertas várias posições para pessoas com comprovado conhecimento em tecnologia. Não se trata de assegurar apenas um ponto de vista ligado à tecnologia da informação (TI), e sim muitos. 

Além disso, precisa haver uma mudança de mentalidade na composição do conselho: profissionais que ocuparam cargos de alta direção na área de tecnologia ou consultores especializados em TI devem ser cotados para os conselhos tanto quanto ex-CEOs ou diretores-financeiros. O mesmo vale, aliás, para oficiais militares aposentados, geeks a seu modo, pela atuação na área de informação. Sem a experiência tech no DNA, pode ficar cada vez mais difícil tomar decisões sobre o futuro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança