fb-embed

Sustentabilidade

3 min de leitura

A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

De 30 de novembro a 1º de dezembro, 20ª Conferência de Inovação da Anpei discute o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos de pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios

Colunista Marcela Flores

Marcela Flores

29 de Novembro

Compartilhar:
Artigo A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

A inovação sempre foi base para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. Apesar de o tema estar em moda hoje, o setor produtivo sempre procurou se aperfeiçoar para manter a competitividade. Quando se fala de empreendedorismo, inovar é fator decisivo para se destacar, se fortalecer frente à concorrência, fazer novos negócios, bem como atrair e reter talentos. A novidade é que por conta da pandemia de covid-19 os processos relacionados à inovação passaram por uma aceleração. Durante esse período, milhões de pessoas e empresas pelo mundo inteiro se mobilizaram em busca de alternativas quando o trabalho presencial não era uma opção.

Por esta razão, hoje entende-se a importância do tema, e a cultura da inovação é um dos legados dessa época transformadora e difícil. Com a recente organização da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, à enorme mobilização global pelo clima e à luta contra o aquecimento global, juntou-se dois pilares essenciais para o futuro quando postos em convergência: a inovação e a sustentabilidade.

O maior aprendizado que se deve atentar enquanto sociedade, frente às recentes e ainda vivas crises sanitária e ambiental, é que diante de tais situações estamos todos no mesmo barco e todos precisam se mobilizar. Nunca se obteve tanto resultado em tão pouco tempo quando olhamos para os processos tecnológicos que nos vimos obrigados a nos adequar. A humanidade precisa incorporar a ideia de constante adequação diante da necessidade de se criar culturas que respeitem o meio ambiente e que limitem nossos impactos no planeta. Esse movimento é o motor da transformação que a inovação e a sustentabilidade oferecem para um futuro melhor.

As organizações devem incluir na agenda a sustentabilidade como motivador principal da inovação. A pandemia da covid-19 reforçou a importância desse debate. Tema que a ONU levantou com a proposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 – um compromisso de 193 países, entre eles o Brasil, com políticas públicas para o desenvolvimento das sociedades até o ano de 2030.

Dentre as metas dos ODS, podemos destacar o fortalecimento das capacidades científicas e tecnológicas para o desenvolvimento de padrões de produção e consumo mais sustentáveis; a realização do manejo sustentável de produtos químicos e outros resíduos; a redução da geração de resíduos por meio da prevenção, diminuição, reciclagem e reuso; entre outras mais.

O desenvolvimento sustentável é pauta de políticas públicas e também é tema estratégico no mercado. Primeiro, porque a busca pela sustentabilidade promove a inovação e a quebra de padrões defasados, envolve muita tecnologia e melhoria contínua. Outro fator são as oportunidades de negócios e lucratividade alinhadas a uma cultura de sustentabilidade. Afinal, o comportamento do consumidor mudou: há uma tendência de buscar empresas engajadas no cumprimento das ODS.

A inovação e a sustentabilidade se mantêm como pilares para a sociedade, organizações, meio ambiente e economia. Inovar é um pré-requisito para a sobrevivência no mercado: é preciso entendê-la de forma sistemática e, num próximo passo, transformá-la em cultura dentro das organizações. A hora de repensar nossos processos de maneira consciente já chegou, e esta é a proposta da 20ª Conferência de Inovação da Anpei. O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Campinas-SP, e debaterá o Desenvolvimento Sustentável nos eixos temáticos de Pessoas, Tecnologia e Novos Modelos de Negócios.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Marcela Flores

Marcela Flores

Marcela Flores, é diretora-executiva da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Artigos relacionados

Imagem de capa Mineração de bitcoin e fontes renováveis de energia: o casamento perfeito?

Sustentabilidade

25 Março | 2024

Mineração de bitcoin e fontes renováveis de energia: o casamento perfeito?

O mundo vem descobrindo que os mineradores de bitcoin podem ser uma solução para desequilíbrios de oferta e demanda de energia renovável – em vez de, como já se pensou, a causa de mais problemas

Tatiana Revoredo

8 min de leitura

Imagem de capa Mais um risco para a saúde: metas sem propósito

Sustentabilidade

24 Dezembro | 2023

Mais um risco para a saúde: metas sem propósito

Pesquisa global do Gartner revela que 70% das empresas têm metas e KPIs inúteis – “metas-bullshit”, como as denominou um livro. O problema é que a suposta “performance” vem com uma série de efeitos colaterais, sendo tudo menos sustentável

Lisia Prado

3 min de leitura

Imagem de capa Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

Sustentabilidade

01 Maio | 2023

Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

É possível proteger o meio ambiente sem comprometer o sucesso corporativo. A digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo

Fábio Trimarco

4 min de leitura

Imagem de capa A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

Sustentabilidade

29 Novembro | 2022

A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

De 30 de novembro a 1º de dezembro, 20ª Conferência de Inovação da Anpei discute o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos de pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios

Marcela Flores

3 min de leitura

Imagem de capa COP 27 e o custo real da moda

Sustentabilidade

16 Novembro | 2022

COP 27 e o custo real da moda

O assunto é urgente e é preciso que todos os setores minimizem seus rastros no meio ambiente

Guilherme Weege

3 min de leitura