fb-embed

Transformação Digital

4 min de leitura

Estuarine Mapping: qual tipo de planejamento estratégico você quer produzir?

Para mostrar e desvendar as dificuldades de pré-análise de uma questão, Alexandre Magno traz o Estuarine Mapping para transformar seus negócios

Colunista Alexandre Magno

Alexandre Magno

21 de Março

Compartilhar:
Artigo Estuarine Mapping: qual tipo de planejamento estratégico você quer produzir?

O planejamento estratégico desempenha um papel crucial nos contextos organizacionais, exercendo um impacto significativo na transformação dos negócios. A prática "Estuarine Mapping", desenvolvida por Dave Snowden, professor e consultor galês, emerge como uma abordagem capaz de viabilizar uma estratégia eficaz, principalmente diante de contextos complexos.

A ausência de planejamento estratégico tem sido apontada como uma das principais causas do declínio de muitos negócios. Contrapondo-se a isso, a prática exagerada e projetizada com fluxo unidirecional, como os planejamentos estratégicos anuais ou de cinco anos, é percebida muitas vezes como um exercício abstrato desconectado da realidade, que quando operacionalizado leva a um esgotamento desnecessário.

A prática "Estuarine Mapping", a mais recente contribuição de Dave Snowden, sugere que a dinâmica dos negócios em contextos complexos se assemelha mais a um estuário do que a um rio. É como se isso implicasse em múltiplos fluxos ocorrendo em diferentes direções simultaneamente, com uma dependência energética fortemente influenciada pelo contexto, como no caso da maré.

Snowden destaca a importância de focalizar na identificação dos múltiplos fluxos do contexto e compreender a disposição dos elementos que impactam a estratégia para que, em ambientes mais complexos, uma estratégia eficaz possa surgir diante da incerteza inerente aos negócios. Além disso, busca-se assegurar que as pessoas envolvidas no planejamento também sejam capazes de identificar essas disposições, promovendo um entendimento mais profundo e integrado sobre a estratégia em si.

A busca por estratégias organizacionais mais inovadoras e eficazes está intimamente entrelaçada com os desafios e tendências no atual cenário de negócios. Por isso, é preciso estar atento às transformações tecnológicas, políticas e econômicas, com um olhar global e local, uma vez que esses elementos se mostram cruciais para a perenidade das organizações. Tais mudanças demandam uma adaptação contínua através de experimentação qualificada, requerendo uma busca constante por inovação e flexibilidade.

Os problemas nas práticas convencionais

Dentro das práticas tradicionais de planejamento estratégico, um dos principais problemas reside na organização sequencial do fluxo de eventos, como Snowden cita o exemplo do rio. Essa abordagem limita a capacidade de descobrir oportunidades não óbvias, antecipar problemas e direcionar eficientemente o trajeto do negócio.

No Brasil, dados do IBGE indicam que somente 40,7% das empresas conseguem se manter no mercado após cinco anos de sua abertura, destacando a falta de um plano estratégico como uma das causas.

Estuarine Mapping como "Pré-Estratégia"

Ao adotar o Estuarine Mapping como uma prática dentro de uma empresa ou na área de negócios, rompemos com a abordagem convencional do planejamento estratégico, focando na criação de um senso de direção contínuo em vez de objetivos finais e muitas vezes abstratos.

Este processo, é considerado uma "pré-estratégia", pois o aprendizado decorrente molda significativamente a estratégia ao longo do planejamento.

Diferentemente das práticas convencionais, o Estuarine Mapping busca entender o tempo e a energia necessários para cada elemento a ser mudado ou transformado, evitando priorizar ações que consumiriam recursos excessivos.

O objetivo é reduzir o custo de intervenção, direcionando esforços de forma eficiente para alcançar uma estratégia bem-sucedida.

Principais benefícios do Estuarine Mapping:

● Ter senso realista de direção: Compreender nossa posição atual e, a partir desse ponto, desenvolver um senso de direção revela-se mais eficaz do que estabelecer objetivos abstratos ou elaborar desenhos ambiciosos pouco alinhados com a realidade.

● Realizar microprojetos: Em vez de empreender a elaboração de um extenso projeto estratégico, optar por realizar múltiplos microprojetos que experimentem de maneira segura as intervenções necessárias e desejadas pode ser uma alternativa promissora.

● Reduzir o custo de intervenção: Diminuir o custo de intervenção, influenciando tanto a energia quanto o tempo, nas mudanças ou transformações necessárias para a concretização da estratégia, torna-se essencial.

● Decompor situações: Aplicar a decomposição de situações possibilita a abordagem estratégica em um nível de granularidade que fuja dos objetivos abstratos.

● Identificar problemas com clareza: Obter uma visão mais nítida e reconhecer aquilo que está além de nossa capacidade de alteração, ao mesmo tempo em que identificamos e monitoramos elementos sobre os quais não exercemos controle na mudança, revela-se fundamental.

Atualmente, o Estuarine Mapping ganha popularidade em empresas propensas à complexidade e agilidade. Espera-se que, em 2024, essa prática se torne uma estrutura central para empresas em busca de dinamismo e eficiência em seus planejamentos estratégicos. No Brasil, ainda é considerado um trabalho de vanguarda, adotado principalmente por empresas desiludidas com os desgastes de planejamentos estratégicos anteriores.

Nas empresas em que implementei o Estuarine Mapping, percebi ao longo do processo a sensação de que grande parte deste tipo de trabalho estratégico mais antigo se torna dispensável. É uma percepção que sugere que este tipo de abordagem pode representar um passo inicial para que as organizações compreendam que estratégia e transformação devem ser contínuas, escapando da rigidez de calendários preestabelecidos.

Ao encarar a complexidade frente-a-frente, sem tentar simplificá-la, o Estuarine Mapping não apenas proporciona clareza e eficiência, mas, acima de tudo, instiga uma compreensão mais profunda de que as estratégias e transformações devem ser moldadas pela dinâmica real e em constante evolução dos negócios.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Alexandre Magno

Alexandre Magno

Alexandre Magno é CEO da The Cynefin Co Brazil. Nos últimos anos, ocupou a posição de liderança no Escritório de Transformação do Itaú.

Artigos relacionados

Imagem de capa Transforme Seu Marketing com Martech Stack: O Guia Completo

Marketing Business Driven

30 Abril | 2024

Transforme Seu Marketing com Martech Stack: O Guia Completo

As inovações tecnológicas 4.0 já estão no cotidiano dos brasileiros, seja na melhor rota do aplicativo de mapas ou na série sugerida pelo streaming. No campo, já não são apenas uma realidade, mas também essenciais para o aumento da produtividade de forma sustentável.

Leticia Rosa

5 min de leitura

Imagem de capa O valor prático do cynefin para executivos

Transformação Digital

26 Abril | 2024

O valor prático do cynefin para executivos

Como a prática deste framework pode ajudar na tomada de decisão contextualizada e acabar com o mito do "chefe do mau" vs "líder do bem"

Alexandre Magno

6 min de leitura

Imagem de capa Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Gestão de pessoas

25 Abril | 2024

Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Especialistas explicam como tirar o melhor proveito da ferramenta para diminuir os índices de rotatividade dos funcionários e aumentar a satisfação profissional

Ellen Murray

4 min de leitura

Imagem de capa O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

Gestão de pessoas

24 Abril | 2024

O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

HRTechs surgem para agilizar processos e oferecer variedade de benefícios, porém, desafios como imersão digital persistem. Investir em colaboradores traz diferenciais competitivos e reduz turnover, apontando para um futuro promissor no setor de benefícios corporativos no Brasil

Charles Schweitzer

2 min de leitura

Imagem de capa Blockchain e gestão pública: um match interessante

Transformação Digital

22 Abril | 2024

Blockchain e gestão pública: um match interessante

Você sabia que o uso de blockchain promove maior sustentabilidade e pode ajudar na redução do consumo de energia?

Matheus Laupman

5 min de leitura