fb-embed

Desenvolvimento pessoal

4 min de leitura

Os ensinamentos de um CMO para um aprendiz de marketing

Já que colaboração é a palavra de ordem, compartilho algumas orientações que eu gostaria de ter recebido no início de carreira e que podem fazer a diferença de quem inicia sua jornada

Marcelo Trevisani

17 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Os ensinamentos de um CMO para um aprendiz de marketing

O século 21 nunca foi considerado, nas previsões dos mais consagrados especialistas, como um período tão inconstante e repleto de mudanças como tem se apresentado até este momento. Um cenário pandêmico, cheio de incertezas e de anseios do que está por vir. Diante de todas as dificuldades, os diversos setores do mercado de trabalho permaneceram ativos da forma como puderam, transformando muito do que era tendência em áreas como marketing, tecnologia e inovação em realidade.

Dessa forma, em termos de carreira, é nítido que houve uma corrida por parte de muitos profissionais para que estivessem aptos às exigências que se fizeram necessárias quase que de um dia para o outro.

Na verdade, o digital saiu de algo simples como apenas um website para algo intrínseco ao negócio, de influência em massa, personalização de produtos e serviços, velocidade, automatização de processos, escalabilidade de negócios. E essa avalanche de conteúdo que surge como resultado de todo esse movimento frenético da sociedade, com certeza, nos traz muitos ensinamentos.

Compartilhando experiências

Entretanto, hoje, como CMO e com mais de 20 anos de experiência, sei o valor que é contribuir e retribuir com o crescimento profissional de alguém. Vivi em uma época mais “dura”, em que o colega de trabalho muitas vezes era visto como um concorrente e a hierarquia não abria espaço para a troca. Era cada um na sua posição e desenvolvendo as tarefas que lhe pertenciam.

São atitudes que não fazem mais sentido hoje, em que a palavra de ordem é colaboração – sabemos que nenhum saber detém todo o conhecimento, é preciso somar visões e perspectivas para resolver assuntos muito mais complexos. Portanto, é esse o sentido que busco nesta coluna: compartilhar algumas das orientações que me deram no passado ou que eu gostaria de ter recebido no início de minha carreira. Esses ensinamentos são sagazes e podem fazer a diferença para quem inicia sua jornada, em especial, na área do marketing:

  • Faça algo que te preencha, encontre um sentido pessoal e profissional: vivemos em uma sociedade acometida pela ansiedade, onde tudo precisa ser “para ontem”. Assim, procurar conteúdos, fazer cursos, estar antenados em noticiários é de grande valia.

  • Antes de entender de negócios, é preciso entender de pessoas. Se você consegue entender as pessoas, consegue colaborar e ser um líder melhor.

  • Agradeça a todos os NÃOs que receber na vida. Acredite, eles são bem mais educadores que os SIMs.

  • Jamais confie em quem nunca erra. Você conhece os melhores profissionais quando eles erram e como lidam com esse erro.

  • A forma como tomamos decisões será mais importante do que as próprias decisões em si: ser uma pessoa mais centrada e equilibrada ao tomar decisões ajudará com que tenha mais sucesso em sua trajetória.

  • Seja um resolvedor de problemas, as pessoas fogem de dores de cabeça e esquecem que são nelas que podemos encontrar e enxergar novas possibilidades e oportunidades.

  • Nunca pare de estudar: um profissional do marketing precisa ser antenado, saber atuar em todas as frentes na empresa, interna e externamente, ser capaz de influenciar e engajar novas parcerias.

  • Pedir ajuda é necessário: a maneira mais fácil de resolver um problema é pedindo ajuda para quem é especialista. Não ter medo, não ter orgulho, não ter vergonha é fundamental. A sua vida muda conforme o aumento de sua coragem.

  • Respeito ao próximo: quem faz bem o seu trabalho não só demonstra respeito pelo próximo como entende que o sucesso é relativo. Nunca se espelhe somente pelo sucesso do outro – e muito menos queira ser mais feliz do que o outro. Cada um constrói o seu caminho.

Apesar de todas as mudanças que estamos passando, as empresas continuam esperando que as áreas de marketing e comunicação sejam ousadas e transgressoras, que levem a empresa a um outro patamar de imagem e relacionamento com o mercado e consumidores.

Logo, inovação e criatividade continuam sendo alicerces para esse profissional, que tem de gostar muito de experimentação, trabalhando quase como um cientista. O novo mercado e os novos clientes não esperam.

É preciso encontrar na soma Construir, Medir e Aprender os caminhos para alcançar a rapidez e a agilidade necessárias – validando hipóteses rapidamente em busca de aprendizado e melhoria constantes, sempre utilizando dados, novas tecnologias para ser condutor da introdução do “novo” na companhia. E saiba que seus líderes estarão lá para te orientar nesse caminho. É uma troca de experiência, de vivência profissional e, acima de tudo, uma troca de saberes singulares que só uma pessoa é capaz de passar à outra.

Networking

Um outro ponto que não posso deixar passar é o networking. Compreender que, mesmo com uma transformação digital constante, tentar quebrar barreiras e promover interações pessoais pode trazer grandes resultados, principalmente, para sua trajetória profissional.

O profissional de marketing precisa saber navegar dentro e fora da empresa. Estabelecer parcerias e desenvolver bons relacionamentos. Acabou a era do profissional isolado, o que chamo de gênio solitário. É preciso ter espírito conciliador, ser capaz de influenciar e engajar parceiros. Essas condições passam a ser premissas para alcançar os resultados, e por consequência, o sucesso.

Por isso, é tão importante nos planejarmos para grandes mudanças, para grandes trajetórias. Acredito no provérbio da poetisa Adélia Prado, “não quero a faca, nem o queijo. Quero a fome”. Entenda seu caminho, defenda seu propósito. Isso, com certeza, te levará muito longe.

Confira mais artigos como esse na Comunidade Marketing Makers HSM Management.

Compartilhar:

Autoria

Marcelo Trevisani

CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Artigos relacionados

Imagem de capa Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Desenvolvimento pessoal

27 Junho | 2023

Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo na maternidade. Não é preciso escolher entre ser uma super mãe ou uma super profissional. É possível ser o melhor para os filhos e para o trabalho com os recursos que estão disponíveis no momento

Rachel Filipov

6 min de leitura

Imagem de capa A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Desenvolvimento pessoal

16 Junho | 2023

A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Saia do piloto automático, se questione e mude o paradigma sobre si mesmo. É fundamental atuar no autoconhecimento para que a inovação comportamental e emocional aconteça

Heloísa Capelas

4 min de leitura

Imagem de capa Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

13 Junho | 2023

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo

Glaucimar Peticov

2 min de leitura

Imagem de capa Valorize a sua capacidade de aprender

Desenvolvimento pessoal

06 Junho | 2023

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio

Maicon Dias

3 min de leitura

Imagem de capa Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

23 Março | 2023

Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Vida só existe uma. E o trabalho se insere nela, não ao contrário. Alinhe seus critérios de sucesso profissional e valores pessoais para facilitar nas tomadas de decisão

Antonio Werneck

4 min de leitura

Imagem de capa Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Desenvolvimento pessoal

13 Março | 2023

Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Para viver melhor com você mesmo e com as outras pessoas, seja no trabalho com colegas ou em casa com a família, comece a desenvolver e praticar a autoconsciência sobre suas emoções

Virginia Planet

4 min de leitura