fb-embed

Carreira

4 min de leitura

Por que o teste vocacional caiu em desuso?

Longe de testes limitadores, o autoconhecimento é uma das ferramentas mais importantes para a construção de uma carreira, seja como ponto de partida ou para realizar mudanças ao longo da trajetória profissional

Colunista Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks

10 de Maio

Compartilhar:
Artigo Por que o teste vocacional caiu em desuso?

O mercado de trabalho é um ambiente extremamente competitivo, que busca profissionais preparados para os desafios do dia a dia. Encontrar maneiras de se destacar é essencial para alcançar seus objetivos. Por isso, um aspecto muito importante nessa jornada é o autoconhecimento.

O autoconhecimento é o principal caminho para descobrir o que você gosta de fazer e onde se sentirá feliz. Perceber suas emoções, saber como lidar com elas, conhecer seus pontos fortes, ter consciência onde precisa se desenvolver, compreender suas necessidades e saber respeitá-las, são algumas das características cada vez mais as organizações buscam nos jovens.

Se conhecer é o primeiro passo para a construção de uma carreira de sucesso, pois somente assim o jovem irá reconhecer quais pontos precisam ser trabalhados, para em seguida traçar metas para alcançar seus objetivos.

Sabemos que não é nada fácil traçar uma linha reta entre o autoconhecimento e a escolha do objetivo de carreira, por isso que muitos jovens buscam soluções no mercado que possam dar esse caminho.

Apesar de existirem no mercado alguns recursos disponíveis que podem auxiliar os jovens nesse processo, é importante perceber que existem ferramentas muito utilizadas no passado que talvez não façam mais sentido atualmente. Um exemplo de ferramenta ainda utilizada pelos jovens que está a cada dia caindo em desuso, é o famoso teste vocacional.

Ferramenta limitada

O Teste Vocacional é um instrumento que foi desenvolvido para auxiliar os indivíduos a reconhecerem seus atributos, a fim de encontrar uma profissão compatível com eles. Tem como principal objetivo auxiliar o jovem a escolher sua profissão, ou seja, o curso ou especialidade que vai estudar na faculdade.

O grande ponto dessa questão é que esse tipo de escolha limita as possibilidades dos jovens, pois os coloca dentro de “caixinhas” preestabelecidas de áreas de estudo e de atuação profissional, como se isso fosse possível ou fizesse sentido. É importante entender que a profissão é somente uma parte da escolha da carreira e que existem carreiras de sucesso que ocorrem sem uma educação formal por trás dela. Logicamente que conhecimento e formação também são muito importantes para a construção de uma trajetória de carreira de sucesso, porém, ela é somente uma parte.

Apesar da profissão escolhida, diversos caminhos de carreira são possíveis. Quantos casos existem de pessoas que fizeram determinadas formações e foram para caminhos de carreira completamente diferentes dos preconizados pela faculdade e curso que fizeram?

Dentro desse contexto, o teste vocacional perde realmente sentido. O importante para diminuir a angústia dos jovens é apoiá-los de forma contundente na descoberta do seu objetivo de carreira é fazer com que eles percebam que, independentemente do curso escolhido ou que irão escolher, inúmeros caminhos de carreira são possíveis.

Perfil de carreira

A cada dia, novos caminhos de carreira estão surgindo, ao mesmo tempo em que inúmeras profissões estão ficando ultrapassadas. Infelizmente a maioria das Instituições de ensino não consegue acompanhar a velocidade das mudanças que o mercado de trabalho exige.

Segundo o relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, 39% dos empregos dos sonhos escolhidos por jovens de até 15 anos podem não existir no período de 10 a 15 anos.

Isso significa que focar somente na profissão sem ter uma perspectiva mais abrangente pode trazer tristes consequências. Neste cenário de crescentes transformações é fundamental que o jovem troque a perspectiva de profissão pela de carreira e consiga se apoiar em métodos e ferramentas que lhe permitam entender como deve pesquisar, vivenciar e validar as suas possibilidades de carreira.

É muito importante saber definir o seu próximo passo de carreira, qual fará mais sentido de ser percorrido e se direcionar para ele. Deixar a vida levar sem analisar os cenários, as tendências, sem definir e validar seu objetivo de carreira, pode dificultar ou impedir que consiga alcançar sucesso no mercado de trabalho.

IDENTIFICANDO O PERFIL

Além disso, é muito importante que as pessoas, especialmente os mais jovens tenham como primeiro passo pensar na dimensão do seu perfil de carreira, ou seja, qual o seu principal perfil dentro dos cinco existentes no mercado: organizacional, empreendedor, profissional liberal, servidor público ou acadêmico.

Essa análise fará toda a diferença, e facilitará a construção da trajetória de carreira. Permitirá que o jovem se direcione para o próximo passo a ser dado, percebendo que está muito mais preparado para alcançar seu espaço no mercado de trabalho. E para ter sucesso nessa construção, buscar o autoconhecimento se torna fundamental.

Gostou do artigo da Sabina Augras e Laura Fuks? Saiba mais sobre gestão de carreira assinando gratuitamente nossas newsletters e escutando nossos podcasts em sua plataforma de streaming favorita.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Imagem de capa Anticarreira para seu futuro profissional

Carreira

17 Julho | 2023

Anticarreira para seu futuro profissional

Vislumbre um futuro desejável e desenhe mapas de competência para permanecer relevante para além das inovações tecnológicas. Adote projetos de atuação futura flexível, combinada com propósito, bem-estar, adaptabilidade e capacidade de aprender ao longo da vida

Gustavo Donato

3 min de leitura

Imagem de capa Otimismo no universo de coaching

Carreira

24 Maio | 2023

Otimismo no universo de coaching

As empresas têm exigido cada vez mais coaches credenciados. O coach não pode atuar de qualquer jeito. Por isso, o Brasil está debatendo a regulamentação da profissão nas casas legislativas

Sandra Regina da Silva

5 min de leitura

Imagem de capa Para mudanças inevitáveis, um norte claroAssinante

Carreira

12 Maio | 2023

Para mudanças inevitáveis, um norte claro

Nem sempre é fácil parar e refletir sobre o que queremos em nossa carreira, ainda mais em um contexto como o atual. Mas esse exercício é essencial para manter a motivação

Sandra Chemin