Editorial

Que nosso 2023 seja doce como um abacaxi pérola

Planejar é a melhor forma de descascar os abacaxis e deixá-los mais doces

Reynaldo Gama

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão...

Reynaldo Gama

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão...

Compartilhar:

Toda vez que alguém diz “para que planejar? Tudo vai mudar mesmo”, um urso panda morre na China. O impacto é esse mesmo. Planejar continua muito importante na era das incertezas e complexidades. Nós na HSM temos certeza de que essa atividade de gestão fica mais importante ainda em momentos de pouca clareza, e não menos. O planejado vai ser executado à risca? Não, quase impossível. Mas se você só for reativo em relação ao que acontece, dificilmente vai chegar aonde gostaria. Mesmo para aproveitar uma oportunidade imprevista, a gente precisa de estar preparado.

Aqui na HSM nosso planejamento anda à toda. O ano de 2022 foi um tempo de expansão do nosso ecossistema de negócios, em escala e em escopo. Estamos muito orgulhosos disso – talvez você tenha visto nossa mais recente novidade, a Udemy no Brasil. Posso garantir, sem dar detalhes, claro *{risos}*, que estamos nos planejando muito para 2023 também, e cheios de energia para fazer tudo acontecer.

Esta edição é inteira sobre planejamento. (Nossos leitores nos pedem cada vez mais edições temáticas e estamos ouvindo.) A meu ver, companhia perfeita para virar de 2022 para 2023. Tem um papel diferente para você sublinhar, circular, escrever impressões e consultar isso o ano inteiro. É para ser a mais interativa possível. Aborda planejamento em seus quatro grandes blocos – estratégico (do negócio), tático-operacional (do negócio), de carreira e pessoal. São quatro pratos e nenhum pode cair. Quatro pratos com fatias de abacaxi, para manter a metáfora (veja o quadro abaixo), e acrescento que são fatias de abacaxi pérola, o mais doce de todos. Apesar de o grau de dificuldade para descascá-lo seja o mesmo rsrs.

Ainda destaco nesta edição o artigo sobre o planejamento de 50 anos dos suruís, que faz pensar, e os futuros trazidos por Amy Webb e Jacques Barcia, que fornecem base para os nossos planos. Quando chegar para você, no comecinho de 2023, esta revista vai levar nossos votos e vibrações de que 2023 lhe seja o melhor dos anos!

—-




Encerrando os festejos dos 25 anos, HSM Management apresenta seu mascote: é um abacaxi chamado Quradinho. Ele simboliza os bons desafios de gestão, porque é espinhoso, dá um trabalho danado para descascar, mas, se bem escolhido e trabalhado, nos recompensa com uma vida mais doce. Já havia aparecido por aqui na capa da revista nº 135, de agosto de 2019, sobre o desafio “saúde mental”. Agora volta para os desafios de ano-novo, que o bom planejamento aqui sugerido tornará muito mais fáceis de saborear

 


![capa abacaxi Quradinho ](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/4NFG7bL5FDDfzPTNTWWpOy/92adac29702848c800eaddb3be415cc7/capa_quradinho_abacaxi.jpg)

Parte de HSM Management nº 155

Compartilhar:

Reynaldo Gama

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão...

Artigos relacionados

Por que será que não escutamos?

Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?