Estratégia e Execução

Pressão contra o consumo excessivo

JWT Intelligence destaca: consumidores e youtubers de moda vêm ficando mais críticos

Compartilhar:

Um movimento crescente em favor do consumo consciente, aliado à preocupação com a sustentabilidade, tem sido identificado no mundo da moda e da beleza. A constatação é da J. Walter Thompson Intelligence, agência especializada em pesquisa de tendência e inovação. 

Alguns youtubers famosos vêm demonstrando publicamente sua insatisfação com a pressão excessiva das empresas do setor. Uma das mais famosas, Samantha Ravndahl, que tem um canal sobre maquiagem, anunciou em outubro que pediu às marcas que parassem de enviar a ela lançamentos para serem divulgados.

O movimento contra o consumo excessivo na indústria da beleza não para por aí, como mostra artigo publicado no portal da JWT. Inclui a tendência crescente à compra de maquiagem de segunda mão, como destaque para os consumidores japoneses da geração do milênio. 

Outro sinal relevante: há números consistentes mostrando que as pessoas estão se tornando mais céticas em relação às recomendações feitas pelos influenciadores digitais. Levantamento do portal de marketing The Drum mostra que apenas 4% dos usuários de internet em todo o mundo acreditam no que os influenciadores dizem em seus vídeos e textos online. 

No mundo da moda, o que se verifica de forma significativa é o fortalecimento do mercado de roupas usadas, impulsionado em grande parte pela preocupação com o impacto ambiental gerado pelo desperdício. 

Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa da Fashion Revolution, organização sem fins lucrativos britânica, acredita que o movimento contra o consumo excessivo no setor da moda é uma evolução natural, diante do maior conhecimento que existe atualmente sobre as consequências do consumismo. Segundo ela, agora a responsabilidade pela mudança está nas mãos das marcas e dos governos, não dos consumidores. Os fabricantes, afirma, devem estar dispostos a colocar o pé no freio e passar a produzir roupas de maior qualidade, com processos que não se baseiem na exploração das pessoas e do planeta. 

Castro observa ainda que, embora o mercado de roupas usadas tenda a se tornar algo massivo no futuro, é importante que se tenha consciência sobre a origem das roupas comercializadas. “O fato de uma camiseta de US$ 1 passar por mais três mãos em seu ciclo de vida não elimina o problema representado pela produção de 150 bilhões de peças de vestuário a cada ano”, afirma. A especialista faz uma alerta: a solução deve incluir o ciclo completo, da produção ao consumo, e não apenas a ponta final.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura