Diversidade

Protagonismo feminino: quatro estratégias para ocupar seu lugar sem máscaras

Ganhamos menos que os homens e estamos em menor número nas lideranças, mas não adianta combater fogo com mais fogo. Assuma sua posição de protagonista sem perder sua essência
É sócia da House of Feelings, primeira escola de sentimentos do mundo.

Compartilhar:

O mês de março sempre traz discussões sobre a valorização das mulheres no ambiente profissional. E os resultados de diversas pesquisas realizadas tanto no Brasil quanto mundo afora provam que ainda há um Monte Everest a ser conquistado quando o assunto é igualdade.

As mulheres ocupam apenas 38% de todos os cargos de liderança no Brasil. Ganhamos 20% a menos que o sexo masculino, estamos em 35% dos postos de CEO e somos 47% das lideranças financeiras. Os dados são do IBGE e da [Grant Thornton](https://www.grantthornton.com.br/sala-de-imprensa/women-in-business-2022/), que realizou uma pesquisa com mais de 250 empresas brasileiras em 2022.

A escalada em direção ao topo é bem mais difícil e cheia de obstáculos únicos. Nos preparamos mais, tanto que somos maioria nos cursos de graduação, MBA e não há dúvida de que talento e habilidades não têm gênero. Tanto que empresas com uma maioria de mulheres na liderança vê um resultado operacional 48% maior e até 70% de crescimento no faturamento, de acordo com pesquisa da Mckinsey Group.

O hype da pauta da agenda ESG, que inclui uma melhor distribuição entre homens e mulheres na empresa, poderia ser uma maneira de tornar o acesso aos cargos mais igualitário, mas nada mudou até agora.

Outro estudo da McKinsey observou que as mulheres líderes tendem a enfrentar micro agressões que prejudicam sua autoridade. Colegas homens que levaram o crédito pelas suas ideias, ameaças veladas e insinuações de que não somos qualificadas são apenas alguns exemplos do que pode acontecer.

A resposta a esse ambiente hostil vem na forma de uma masculinização das mulheres como maneira de conseguir espaço em cargos de liderança. Afinal, não há melhor maneira de combater fogo com mais fogo. Mas será mesmo?

Já provamos nossa capacidade tanto intelectual quanto produtiva, e é triste perceber que ainda é necessário interpretar o papel de pessoa forte, decidida e sem sentimentos para assumir posições de decisão.

Assumir uma posição de protagonismo pode não ser fácil. Mas com as estratégias certas, é possível conservar sua essência sem colocar uma máscara.

## 1. Dê o primeiro passo mesmo antes de se sentir pronta
Um estudo da Hewlett-Packard descobriu que os homens se candidatam a uma promoção ou novo trabalho quando atendem a 60% das qualificações, e as mulheres apenas se atendem a 100% delas.

As mulheres inconscientemente acreditam que, se não atenderem exatamente aos critérios do trabalho, não serão adequadas para o cargo. Deixe a sua zona de conforto! Na maioria das vezes, você não vai se sentir 100% pronta, preparada ou sem medo.

## 2. Não se compare com os outros
Como disse Brené Brown, pesquisadora em vulnerabilidade e vergonha: “a comparação mata a criatividade”. É difícil, mas não se compare com os outros, porque isso irá bloquear seu potencial criativo e a sua capacidade de manter uma visão para os outros.

Se você se surpreender no ato de comparação, experimente o exercício em que lista todas as coisas que estão indo bem em seu papel de liderança. Lembre-se de quão longe você chegou para sustentá-lo na longa estrada até o topo.

## 3. Demonstre força com graça e bondade
Você não precisa ser mandona, rude ou condescendente para demonstrar força. Na verdade, as líderes mais fortes que conheço são inclusivas, colaborativas, gentis e atenciosas. Comunique-se com atenção plena. Dê crédito aos outros. Seja dura, mas justa. Tenha integridade, ouça com a intenção de entender. Seja honesta.

E lembre-se, ser um líder não é fácil. Caso contrário, todos fariam isso!

## 4. Ofereça apoio e não críticas
A maior barreira para o sucesso de líderes femininas é a competição, a crítica e a negatividade de outras mulheres! Faça um favor a todos ao seu redor e ofereça apoio, não críticas. Quando você encontrar outra mulher tendo sucesso, torça por ela! Ela está abrindo caminho para você e tantas outras meninas. Então ofereça a ela sua mão, seu aplauso e sua generosidade.

O sucesso é encontrado fora da zona de conforto, mas muitas vezes ele é prejudicado pelo medo do desconhecido. A melhor maneira de superar o medo é reconhecer que ele existe e fazer o que te assusta mesmo assim.

Quando você se sentir incapaz, lembre-se de todas as suas conquistas e dos feedbacks positivos que já recebeu. Não torne a insegurança um impeditivo para o seu crescimento. Só depende de você ocupar um lugar na história.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura