Business content, Dossiê: Jovens Talentos, Carreira
Oferecido por:

Protagonistas do futuro

Programa de estágios da Sodexo utiliza metodologias ágeis e inovadoras na formação de jovens talentos para a empresa e o mercado de trabalho
É jornalista, colaborador de __HSM Management__ e __MIT Sloan Review Brasil__, autor dos livros Esquina Maldita e Rua da Margem - Histórias de Porto Alegre, além de editar o portal do Rua da Margem.

Compartilhar:

Em 2016, a francesa Sodexo decidiu reformular o programa de estágios da subsidiária brasileira. A ideia era assegurar-lhe maior robustez a partir da adoção de metodologias ágeis, como lean e design thinking, adaptadas às necessidades da companhia. “Não queríamos comprar mais um produto de prateleira, e sim ter a oportunidade de inovar os conteúdos e adequá-los à estratégia da empresa. Encontramos essa possibilidade com a Eureca, e essa parceria tem dado muito certo”, afirma Thais Almas, líder de talent acquisition da Sodexo.

A partir da parceria com a Eureca, que oferece suporte e orientação para a Sodexo, a formação de jovens talentos da empresa foi rebatizada. Passou a denominar Programa de Estágios – Protagonize. A mudança não é [mera questão de branding](https://www.revistahsm.com.br/post/o-rei-esta-nu-cuidado-com-a-marca-empregadora). A alteração reflete uma profunda transformação da estrutura do programa, com base em uma seleção de jovens alinhados à cultura da companhia e no comprometimento dos gestores em relação ao desenvolvimento dos estagiários, além da participação de um RH bem preparado e articulado aos objetivos da organização.

O Protagonize está orientado não apenas para capacitar futuros colaboradores da Sodexo, como também para formar profissionais para a vida e o mercado de trabalho, atendendo ao posicionamento de responsabilidade social da empresa. “Bato muito na tecla do amadurecimento e da formação de um profissional diferenciado, que – ainda que não seja efetivado na Sodexo, já que não é possível reter a todos – tenha plenas condições de se vender para o mercado”, diz Thais Almas.

Com a reformulação do programa, as atividades foram reestruturadas, dividindo-se em dois ciclos ao longo do ano. No primeiro, reunidos em grupos de 4 a 5 estagiários, como se fosse um [protótipo de startup](https://www.revistahsm.com.br/post/seis-pilares-para-desenvolver-e-gerir-comunidades), os jovens são desafiados a produzir projetos que contribuam para solucionar demandas reais de diferentes áreas da organização. Os trabalhos contam com suporte das áreas aos quais estão relacionados e funcionam à semelhança de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com apresentação de resultados para uma banca composta de gestores e executivos, incluindo o presidente da Sodexo no Brasil, Thierry Guihard.

## Workshops e vídeos de curta duração
Já o segundo ciclo envolve o desenvolvimento de competências comportamentais por meio da realização de workshops. Em 2021, por exemplo, foram trazidas pautas ligadas ao [momento de home office](https://www.revistahsm.com.br/post/aqui-estao-algumas-ideias-para-gerenciar-um-time-hibrido) determinado pela pandemia da covid-19, como disciplina, saúde mental e mindset, além de aspectos pessoais dos jovens, como gestão de tempo para conciliar estágio e faculdade.

A opção por temas ligados à pandemia levou em conta pesquisas como a do Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), segundo a qual sete em cada grupo de 10 jovens manifestaram sintomas fortes e constantes de ansiedade ao longo da crise sanitária. Ao final dos workshops, foram recebidas mais de 170 avaliações, com índice de satisfação de 4,67% (de um total de 5). Para 2022, o programa deverá estar focado em competências do mundo digital, outro assunto bastante vinculado à atualidade.

Em paralelo aos workshops, os estagiários têm acesso a vídeos de curta duração (entre 3 a 8 minutos) postados em uma plataforma de conteúdos (Lab Eureca) sobre competências importantes para os jovens no mercado de trabalho. Entre os temas abordados estão: organização da agenda, trabalho remoto, autoconhecimento e inteligência emocional. O NPS (Net Promoter Score) da interação com os vídeos foi de 91 (de um total de 100).

## Migração para formato online em 2021
Por causa da pandemia, todas as ações do Protagonize em 2021 foram realizadas no formato virtual (a Sodexo só pretende retomar as atividades presenciais dos colaboradores no ano seguinte). Thais Almas admite que sentiu um “frio na barriga” quando foi necessário migrar para o modelo 100% online, mas a empresa conseguiu virar a chave e deu tudo certo.

“O pulo do gato foi nos reinventarmos e nos descolarmos do passado. Mesmo com os desafios do home office, incentivamos os jovens a irem atrás de informações, falar com pessoas de diferentes áreas da companhia para o desenvolvimento do projeto. Com isso, eles [ganharam visão de negócio](https://www.revistahsm.com.br/post/o-desafio-do-primeiro-cargo-de-lideranca), além de desenvolver comunicação, autonomia e relacionamento”, afirma a líder de talent acquisition da Sodexo.

Uma das vantagens do formato online foi ampliar a participação dos colaboradores na apresentação do projeto dos estagiários, em junho deste ano. Antes, o encontro se realizava presencialmente na sala de reuniões da matriz, em Barueri (SP), sendo convidados apenas gestores e executivos, além de stakeholders que tivessem ajudado a desenvolver o trabalho. Neste ano, todos os colaboradores receberam convites e cerca de 190 deles fizeram login para participar da reunião. Fora isso, um estagiário da unidade comercial em Belo Horizonte também se fez presente, o que não aconteceria no modo presencial.
Gestores participam das ações de desenvolvimento

Thais Almas destaca ainda o comprometimento dos gestores no Protagonize, que vem aumentando ao longo dos últimos anos. “Conforme o programa de estágios foi ganhando mais corpo e visibilidade internamente, mais intensa se tornou essa relação”, atesta ela. Inclusive, ao longo do programa, os gestores participam de [workshops sobre liderança de jovens](https://www.revistahsm.com.br/post/inovacao-em-comunicacao-uma-tarefa-nada-simples-e-facil). Em 2021, entre outros pontos contemplados, essas atividades trataram de novas formas de gestão de pessoas durante a pandemia, como trabalho remoto e autogestão, além de orientar a como lidar com erros inerentes ao início de carreira da jornada profissional.

De 2016 a setembro deste ano, o Programa de Estágios – Protagonize desenvolveu 107 estagiários. Desse total, 27 (cerca de 25% do público total) foram efetivados – e 19 seguem trabalhando na companhia atualmente. Para Thais, o sucesso do programa está diretamente relacionado à afinidade estabelecida com a parceira na formatação das atividades. “A Eureca é uma empresa que tem empatia com o jovem, se identifica com ele e fala a linguagem dele. Outros fornecedores não têm essa proximidade. Essa condição combina muito bem com a Sodexo, ela também uma empresa jovem, que já nasceu no modelo digital”, conclui.

__*O E-dossiê: Jovens Talentos é uma coprodução HSM Management e Eureca.*__

Compartilhar:

Artigos relacionados

A longevidade está criando o próximo grande mercado

O crescimento da população acima dos 60 anos está alterando padrões de consumo, comportamento e bem-estar em velocidade crescente. Para as empresas, o desafio não é criar soluções para idosos, mas compreender como a própria noção de envelhecimento está mudando e quais oportunidades surgem a partir dessa nova realidade.

Compliance virou estratégia no agronegócio

A crescente complexidade regulatória da armazenagem e distribuição de agroquímicos elevou o nível de responsabilidade das empresas do setor. O que antes era visto como uma exigência burocrática agora impacta diretamente a sustentabilidade financeira, jurídica e reputacional das organizações.

O que muda na cadeia do cobre com o fim da Substituição Tributária

Ao eliminar distorções fiscais e reduzir a antecipação do recolhimento do ICMS em determinados produtos, as novas regras trazem mais equilíbrio tributário para fabricantes e distribuidores. A mudança não reduz necessariamente a carga tributária, mas pode melhorar o fluxo de caixa, simplificar operações e impulsionar a competitividade do setor.

A nova morada dos softwares são as interfaces de IA

Durante anos, as empresas disputaram espaço na tela dos usuários por meio de aplicativos, portais e plataformas digitais. Agora, a ascensão das interfaces de inteligência artificial inaugura uma nova lógica: em vez de buscar atenção, os softwares passam a competir para estar presentes no momento exato em que uma decisão é tomada.

O que observei quando parei de apenas assistir ao Mind Summit 2026

Entre ciência da felicidade, burnout, inteligência artificial e futuro do trabalho, a 4ª edição do Mind Summit deixou à autora uma pergunta maior: em um mundo saturado de informação, como distinguimos evidência, narrativa e ideias realmente capazes de mudar a forma como trabalhamos?

Cultura organizacional
29 de agosto de 2026 07H00
Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

Ísis P. Fontenele - Consultora organizacional, professora da FGV, mestre em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP

Oferecido por:
8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de agosto de 2026 17H00
O artigo propõe uma reflexão sobre o papel da curadoria, da divergência e do discernimento humano em uma era marcada pela abundância de inteligências e pela escassez de julgamento.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

Oferecido por:
7 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de agosto de 2026 12H00
Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

Oferecido por:
4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
28 de agosto de 2026 07H00
O voluntariado corporativo emerge como uma ferramenta capaz de aproximar propósito, liderança e transformação social. No Dia Nacional do Voluntariado, o artigo convida empresas e profissionais a refletirem sobre o papel que podem desempenhar na construção de oportunidades, no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento de uma sociedade mais justa.

Ana Carolina Viana - Vice-Presidente de Operações Industriais da Braskem no Brasil

Oferecido por:
3 minutos min de leitura
Vendas, Tecnologia & inteligencia artificial
27 de agosto de 2026 18H00
A IA já é capaz de automatizar uma parte significativa das atividades comerciais, da prospecção à geração de propostas. Mas isso não torna o vendedor menos relevante. Pelo contrário. Ao retirar tarefas operacionais da rotina, a tecnologia eleva a exigência sobre aquilo que continua sendo exclusivamente humano: interpretar contextos, construir confiança, fazer perguntas melhores e ajudar clientes a tomar decisões.

Carol Manciola - CEO da Conectas

Oferecido por:
6 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
27 de agosto de 2026 15H00
Se os algoritmos passam a apoiar decisões, automatizar processos e influenciar estratégias, qual passa a ser o verdadeiro papel do CEO? O artigo explora o surgimento do Chief AI Officer e mostra por que o papel do CEO deixa de ser apenas gerir pessoas e negócios para incluir decisões sobre os limites, responsabilidades e impactos da IA dentro das organizações.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

Oferecido por:
3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
27 de agosto de 2026 08H00
O mercado de M&A tem demonstrado que empresas com bom potencial nem sempre conseguem converter interesse em transação. Muitas vezes, a diferença está na qualidade da governança. Ao discutir sucessão, gestão, acordos societários e profissionalização da tomada de decisão, o artigo explica por que a governança se tornou um dos principais fatores de geração de valor para o middle market brasileiro.

Jefferson Nesello - Cofundador & Managing Partner na Zaxo M&A Partners e Conselheiro de Empresas

Oferecido por:
4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
26 de agosto de 2026 14H00
A norma exige que as empresas avaliem fatores como jornada, ritmo, metas, autonomia e organização do trabalho. Em nenhum momento a NR-1 fala sobre diagnósticos individuais. Ainda assim, grande parte das organizações respondeu com pesquisas de saúde mental e mapeamentos de sintomas. Agora, com a suspensão temporária das multas pelo STF até setembro, surge uma oportunidade rara: abandonar as respostas equivocadas e voltar à pergunta original que a norma sempre fez sobre o trabalho, e não sobre as pessoas.

Claudia Cavallini - Psicóloga, psicanalista e professora convidada da HSM

Oferecido por:
8 minutos min de leitura
Marketing & growth, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de agosto de 2026 08H00
Freelancers, consultores, creators e pequenas agências estão redesenhando a lógica de crescimento no marketing digital. Em vez de ampliar estruturas, apostam em tecnologia para expandir capacidade, ganhar eficiência e aumentar resultados. O desafio agora não é apenas fazer mais em menos tempo, mas construir operações capazes de escalar com inteligência, previsibilidade e qualidade.

Renan Caixeiro - Cofundador e CMO do Reportei

Oferecido por:
4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
25 de agosto de 2026 14H00
O artigo mostra que inovação não é um destino nem um grande projeto isolado, mas um processo contínuo de testar hipóteses, aprender com evidências e evoluir com intenção estratégica.

Thomas Rebergue - Chief Business Officer da GINGA

Oferecido por:
3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução