Cultura organizacional

Proteja sua empresa de uma recessão e esteja sempre à frente da concorrência

Certas medidas - quando colocadas em prática - podem ajudar a empresa a lidar com uma crise econômica global, como ter vários fluxos de receita e usar estrategicamente as redes sociais e o marketing de conteúdo
Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro *Seu Sonho Tem Futuro*.

Compartilhar:

As inúmeras notícias de desaceleração da economia e demissões em diversos setores parece ser um prenúncio de uma recessão global. Não é de admirar que haja mais estresse no ar e questionamentos sobre o que fazer em casos de uma recessão iminente. Mas como se proteger e limitar as consequências de uma crise econômica global?

Apesar da inclinação natural para hesitar em momentos de crise, é hora de implementar algumas medidas importantes. Além de examinar seu orçamento e cortar gastos não essenciais para garantir que tenha capital de giro durante os tempos potencialmente difíceis, fazer conexões regulares ajuda a manter sua empresa em destaque, independentemente das condições econômicas. Não é preciso investimento financeiro para isso. É possível se conectar por meio das mídias sociais, eventos e conferências do setor.

Outro passo importante é assegurar que seu negócio possua vários fluxos de receita. Múltiplos fluxos de receita são essenciais para criar um negócio próspero, pois ajudam a diversificar as fontes de receita, reduzem o risco e aumentam os lucros potenciais. Dentre as maneiras de se criar fluxos de renda, que tal oferecer serviços ou produtos complementares, criar produtos digitais como cursos, marketing de afiliados, vender espaço publicitário, criar serviços baseados em assinatura ou oferecer serviços de consultoria?

Esse também é o momento para investir no desenvolvimento profissional e conquistar novas habilidades que possam aprimorar a experiência de seus clientes. O princípio central deve ser como atender melhor meus clientes. Consumidores que se sentem valorizados e apreciados têm maior probabilidade de retornar e recomendar sua empresa a outras pessoas durante uma recessão ou boom econômico. E já se sabe que é muito mais caro conquistar um cliente novo do que manter o antigo. Logo, coloque energia na manutenção dos seus clientes fixos.

O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de alcançar seus clientes e construir relacionamentos com eles. Se feito de forma eficaz, o marketing de conteúdo pode aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads e impulsionar as vendas. Aproveite os vários canais de marketing, foque na qualidade ao invés de quantidade e monitore constantemente seus esforços em marketing.

Colocar essas medidas em prática ajudará você e sua empresa a emergir com habilidades e recursos mais avançados, facilitando para que você esteja à frente da concorrência.

Quando lidamos com situações desafiadoras como essa, temos duas opções: recuar e esperar que o desespero econômico acabe ou produzir algo novo usando as dificuldades como trampolim. A decisão simples de criar e elevar durante uma recessão oferecerá uma vantagem em relação aos concorrentes. A escolha é sua.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Menos chat, mais gente

Entre respostas perfeitas e textos polidos demais, corre o risco de desaparecer aquilo que nos torna únicos: nossa capacidade de errar, sentir, duvidar – e pensar por conta própria

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de março de 2026
Por que sistemas parecem funcionar… até o cliente realmente precisar deles

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
6 de março de 2026 06H00
A maior feira de varejo do mundo confirmou: não faltam soluções digitais, falta maturidade humana para integrá‑las.

Michele Hacke - Palestrante TEDx, Professora de Liderança Multigeracional

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
5 de março de 2026
Entre respostas perfeitas e textos polidos demais, corre o risco de desaparecer aquilo que nos torna únicos: nossa capacidade de errar, sentir, duvidar - e pensar por conta própria

Bruna Lopes de Barros

2 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
4 de março de 2026 12h00
Com todos acessando as mesmas ferramentas para polir narrativas, o que os diferencia? Segundo pesquisa feita com gestores brasileiros, autoconhecimento, expressão e autoria

Patricia Gibin - Consultora e coach

19 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
4 de março de 2026 06H00
As agendas do ATD26 e SHRM26 deixam claro: o ano começou exigindo líderes capazes de decidir com IA, sustentar cultura e entregar performance em sistemas cada vez mais complexos. Liderança virou infraestrutura de execução - e está em ritmo acelerado.

Allessandra Canuto - Especialista em Inteligência Emocional e Saúde Mental

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
3 de março de 2026 15h00
O verdadeiro poder está em aprender a editar o que a tecnologia ousa criar. Em outras palavras, a era da IA generativa derruba o mito da máquina infalível e te convida para dialogar com artistas imprevisíveis.

Sylvio Leal - Head de Marketing Latam da Sinch

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
3 de março de 2026 08h00
Quando o ego negocia no seu lugar, até decisões inteligentes produzem resultados medíocres. Este artigo aborda a negociação sob a ótica da teoria dos jogos, identidade decisória e arquitetura de incentivos - não apenas como técnica, mas como variável estrutural na construção de valor organizacional.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Liderança
2 de março de 2026
Em meio à aceleração da inteligência artificial e à emergência da era agentica, este artigo propõe uma reflexão pouco usual: as transformações mais complexas da IA não são tecnológicas, mas humanas. A partir de uma perspectiva pessoal e prática, o texto explora como auto conhecimento, percepção, medo, intenção, hábitos, ritmo, desapego e adaptação tornam-se variáveis centrais em um mundo de agentes e automação cognitiva. Mais do que discutir ferramentas, a narrativa investiga as tensões invisíveis que moldam decisões, identidades e modelos mentais, defendendo que a verdadeira revolução em curso acontece na consciência humana e não apenas na tecnologia.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
1º de março de 2026
A crise não está apenas no excesso de trabalho, mas no peso emocional que distorce decisões e fragiliza equipes.

Valéria Siqueira - Fundadora da Let’s Level

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de fevereiro de 2026
Em 2026 o diferencial no uso da IA não será de quem criar mais agentes ou automatizar mais tarefas, mas em quem souber construir sistemas capazes de pensar, aprender e decidir melhor no seu contexto organizacional.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...