Uncategorized

QI aproxima a inovação das pessoas

Novo site de Gilberto Dimenstein tem 1,5 milhão de acessos em um mês e confirma ligação entre inovar e empoderar pessoas
A entrevista é de Sílvio Anaz, colaborador de HSM Mannagement.

Compartilhar:

Mostrar iniciativas inovadoras próximas ao cotidiano das pessoas é a fórmula do site Quem Inova, ou QI (alusão a quociente de inteligência). E está dando certo. Em um mês, o projeto atingiu a marca de 1,5 milhão de visitantes únicos e tudo indica que repetirá o sucesso do portal Catraca Livre, que conquistou 8,5 milhões de seguidores desde 2009. “Como o Catraca Livre, o QI promove o empoderamento das pessoas divulgando as inovações que podem melhorar sua vida efetivamente”, afirma o jornalista Gilberto Dimenstein, líder das duas iniciativas. O QI é dividido em cinco seções –quem inspira, inventa, ilumina, inclui e instrui–, correspondentes às cinco ações que considera fundamentais à inovação. “E o foco é sempre mostrar que a inovação é o encanto, e o perfume, do capital humano”, enfatiza Dimenstein. 

Ali se encontra tanto a história de um indivíduo que consegue com sua trajetória iluminar o caminho de outras pessoas como a de um grupo que inclui excluídos em seu negócio. “Por exemplo, publicamos a história do pai que educa o filho de um jeito que serve de modelo para a escola dele e a de um grupo de jovens universitários que está trazendo para o Brasil a ideia de produzir óculos populares feitos por moradores de rua”, exemplifica o jornalista. Em plena época de destruição criativa da mídia, um site assim consegue viabilizar-se? Segundo Dimenstein, a relevância atual do tema “inovação” atrai a atenção das marcas, incluindo a HSM. “O QI nasce com o apoio da HSM, que tem experiência em gestão e interesse em mostrar um lado mais ‘pop’ da inovação”, diz ele. Além de empoderar as pessoas, a ambição do QI também é mudar a própria mídia, pautando o assunto “inovação” para disseminar essa cultura. “Já há matérias que publicamos e depois saem na imprensa brasileira e internacional.” 

> **Saiba mais sobre Dimenstein**
>
> **O começo:** jornalista, trabalhou por 28 anos na Folha de S.Paulo, usando os recursos jornalísticos para educar pessoas e os recursos da educação para se comunicar com elas. Nos anos 1990, fundou a ONG Cidade Escola Aprendiz, responsável pelo programa Bairro-Escola em São Paulo, replicado Brasil afora, e passou a atuar em várias frentes. 
>
> **Nas universidades:** foi acadêmico-visitante no programa de direitos humanos da University of Columbia, de Nova York, e desenvolveu e integrou a incubadora de projetos sociais da University of Harvard, ambas nos EUA. 
>
> **Como empreendedor:** idealizou e coordena o Catraca Livre, eleito em 2013 uma das cem mais inspiradoras inovações digitais para a mudança social, segundo a Oxford University, a BBC e o jornal Financial Times.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que um anti-herói pode nos ensinar sobre liderança?

Neste artigo, a figura do Justiceiro, anti-herói da Marvel Comics, serve como metáfora para discutir o que realmente define o legado de um líder: a capacidade de sustentar princípios quando resultados pressionam, escolhas difíceis se impõem e o custo de fazer o certo se torna inevitável.

Quem vê as baratas cedo lidera melhor

Os melhores líderes internacionais não se destacam apenas pela estratégia. Destacam-se por perceber cedo os pequenos sinais de desalinhamento entre a matriz e os mercados, antes que eles virem problemas caros.

A NR‑1 encontrou a IA. O modelo antigo não sobrevive.

A nova norma exige gestão contínua de risco, mas só a inteligência artificial permite sair da fotografia pontual e avançar para um modelo preditivo de saúde mental nas organizações. Esse artigo demonstra por que a gestão de riscos psicossociais exige uma operação contínua, preditiva e orientada por dados.

Construa ou arrependa-se

Este artigo desmonta o mito de que “todo mundo já chegou” na inteligência artificial – os dados mostram que não é verdade. E é exatamente aí que mora a maior oportunidade desta década (para quem tiver coragem de começar).

Você não perdeu o controle – perdeu o monopólio da inteligência

O futuro não é humano nem artificial: é combinado. O diferencial está em quem sabe conduzir essa inteligência. Este artigo propõe uma mudança radical de mentalidade: na era em que a inteligência deixou de ser exclusiva do humano, o diferencial competitivo não está mais em saber respostas – mas em fazer as perguntas certas, reduzir a fricção cognitiva e liderar a combinação entre mente humana e IA.

Liderança
2 de maio de 2026 07H00
Neste artigo, a figura do Justiceiro, anti-herói da Marvel Comics, serve como metáfora para discutir o que realmente define o legado de um líder: a capacidade de sustentar princípios quando resultados pressionam, escolhas difíceis se impõem e o custo de fazer o certo se torna inevitável.

Cristiano Zanetta - Empresário, escritor e palestrante TED

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional
1º de maio de 2026 14H00
Se o trabalho mudou, o espaço precisa mudar também. Este artigo revela por que exigir presença física sem intencionalidade cultural e cognitiva compromete saúde mental e produtividade.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

16 minutos min de leitura
Liderança, Marketing & growth
1º de maio de 2026 07H00
Os melhores líderes internacionais não se destacam apenas pela estratégia. Destacam-se por perceber cedo os pequenos sinais de desalinhamento entre a matriz e os mercados, antes que eles virem problemas caros.

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Bem-estar & saúde
30 de abril de 2026 18H00
A nova norma exige gestão contínua de risco, mas só a inteligência artificial permite sair da fotografia pontual e avançar para um modelo preditivo de saúde mental nas organizações. Esse artigo demonstra por que a gestão de riscos psicossociais exige uma operação contínua, preditiva e orientada por dados.

Leandro Mattos- Expert em neurociência da Singularity Brazil e CEO da CogniSigns

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia, Liderança
30 de abril de 2026 15H00
Este artigo desmonta o mito de que “todo mundo já chegou” na inteligência artificial - os dados mostram que não é verdade. E é exatamente aí que mora a maior oportunidade desta década (para quem tiver coragem de começar).

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
30 de abril de 2026 11H00
O futuro não é humano nem artificial: é combinado. O diferencial está em quem sabe conduzir essa inteligência. Este artigo propõe uma mudança radical de mentalidade: na era em que a inteligência deixou de ser exclusiva do humano, o diferencial competitivo não está mais em saber respostas - mas em fazer as perguntas certas, reduzir a fricção cognitiva e liderar a combinação entre mente humana e IA.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
30 de abril de 2026 08H00
Quem nunca falou e sentiu que o outro “desligou”? Este artigo recorre à neurociência para explicar por que isso acontece - e sugere o que fazer para trazer a atenção de volta.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 18H00
Este é o primeiro artigo de uma série de cinco que investiga o setor farmacêutico brasileiro a partir de dados, conversas com líderes e comparações internacionais, para entender onde estamos, como o capital vem sendo alocado e até que ponto a indústria nacional consegue, de fato, gerar inovação e deslocamento tecnológico.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 13H00
Sua empresa tem um lab de inovação, patrocina hackathon e todo mundo fala em "mindset de crescimento". Mas o que, concretamente, mudou no seu modelo de negócio nos últimos dois anos?

Atila Persici Filho - CINO da Bolder e Professor FIAP

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 07H00
Este artigo mostra como empresas de todos os portes podem acessar financiamentos e subvenções públicas para avançar em inteligência artificial sem comprometer o caixa, o capital ou as demais prioridades do negócio.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...