Uncategorized

QI aproxima a inovação das pessoas

Novo site de Gilberto Dimenstein tem 1,5 milhão de acessos em um mês e confirma ligação entre inovar e empoderar pessoas
A entrevista é de Sílvio Anaz, colaborador de HSM Mannagement.

Compartilhar:

Mostrar iniciativas inovadoras próximas ao cotidiano das pessoas é a fórmula do site Quem Inova, ou QI (alusão a quociente de inteligência). E está dando certo. Em um mês, o projeto atingiu a marca de 1,5 milhão de visitantes únicos e tudo indica que repetirá o sucesso do portal Catraca Livre, que conquistou 8,5 milhões de seguidores desde 2009. “Como o Catraca Livre, o QI promove o empoderamento das pessoas divulgando as inovações que podem melhorar sua vida efetivamente”, afirma o jornalista Gilberto Dimenstein, líder das duas iniciativas. O QI é dividido em cinco seções –quem inspira, inventa, ilumina, inclui e instrui–, correspondentes às cinco ações que considera fundamentais à inovação. “E o foco é sempre mostrar que a inovação é o encanto, e o perfume, do capital humano”, enfatiza Dimenstein. 

Ali se encontra tanto a história de um indivíduo que consegue com sua trajetória iluminar o caminho de outras pessoas como a de um grupo que inclui excluídos em seu negócio. “Por exemplo, publicamos a história do pai que educa o filho de um jeito que serve de modelo para a escola dele e a de um grupo de jovens universitários que está trazendo para o Brasil a ideia de produzir óculos populares feitos por moradores de rua”, exemplifica o jornalista. Em plena época de destruição criativa da mídia, um site assim consegue viabilizar-se? Segundo Dimenstein, a relevância atual do tema “inovação” atrai a atenção das marcas, incluindo a HSM. “O QI nasce com o apoio da HSM, que tem experiência em gestão e interesse em mostrar um lado mais ‘pop’ da inovação”, diz ele. Além de empoderar as pessoas, a ambição do QI também é mudar a própria mídia, pautando o assunto “inovação” para disseminar essa cultura. “Já há matérias que publicamos e depois saem na imprensa brasileira e internacional.” 

> **Saiba mais sobre Dimenstein**
>
> **O começo:** jornalista, trabalhou por 28 anos na Folha de S.Paulo, usando os recursos jornalísticos para educar pessoas e os recursos da educação para se comunicar com elas. Nos anos 1990, fundou a ONG Cidade Escola Aprendiz, responsável pelo programa Bairro-Escola em São Paulo, replicado Brasil afora, e passou a atuar em várias frentes. 
>
> **Nas universidades:** foi acadêmico-visitante no programa de direitos humanos da University of Columbia, de Nova York, e desenvolveu e integrou a incubadora de projetos sociais da University of Harvard, ambas nos EUA. 
>
> **Como empreendedor:** idealizou e coordena o Catraca Livre, eleito em 2013 uma das cem mais inspiradoras inovações digitais para a mudança social, segundo a Oxford University, a BBC e o jornal Financial Times.

Compartilhar:

Artigos relacionados

74% das marcas poderiam desaparecer – e ninguém sentiria falta

No ritmo do mundo, só permanece quem sabe se adaptar. Este artigo mostra por que a relevância das marcas não depende mais de presença ou investimento, mas da capacidade de interpretar o tempo, integrar diversidade e transformar propósito em ação concreta.

O Brasil na corrida farmacêutica global

Este é o segundo artigo de uma série que explora o setor farmacêutico brasileiro, suas capacidades industriais, dependências e posição na nova corrida global da saúde. Para sua elaboração, foram consideradas contribuições de Reginaldo Braga Arcuri, presidente executivo do Grupo FarmaBrasil, entidade que reúne algumas das principais fabricantes nacionais de medicamentos. Recomenda-se também a leitura do primeiro artigo da série.

Sem operação, agentes inteligentes são apenas promessas

IA sem operação é só experimento caro. Este artigo revela por que a maioria das iniciativas ainda não gera impacto real – e como o verdadeiro desafio não está na tecnologia, mas na capacidade de estruturar, governar e operar processos em escala.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de maio de 2026 08H00
Este artigo mostra que o problema não está na tecnologia, mas na manutenção de estruturas organizacionais inchadas e pouco preparadas para extrair valor da nova lógica do trabalho.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo
29 de maio de 2026 15H00
O problema não é a falta de empreendedoras, é um sistema que ainda não foi feito para elas. Este artigo mostra por que a formalização ainda é um obstáculo estrutural - e como redesenhar o sistema para transformar negócios invisíveis em motores reais de desenvolvimento econômico.

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e Instituto RME, VP do Conselho do Pacto Global da ONU

6 minutos min de leitura
Marketing, Inovação & estratégia
29 de maio de 2026 12H00
No ritmo do mundo, só permanece quem sabe se adaptar. Este artigo mostra por que a relevância das marcas não depende mais de presença ou investimento, mas da capacidade de interpretar o tempo, integrar diversidade e transformar propósito em ação concreta.

Pedro Del Priore - CEO da Agência Ginga

4 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing
29 de maio de 2026 08H00
Este artigo revela por que o diferencial das marcas deixou de ser produção e passou a ser sensibilidade - a capacidade humana de interpretar cultura, criar significado e, sobretudo, ser lembrada.

Maurício Mansur - Fundador da IAMKT

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de maio de 2026 17H00
Este é o segundo artigo de uma série que explora o setor farmacêutico brasileiro, suas capacidades industriais, dependências e posição na nova corrida global da saúde. Para sua elaboração, foram consideradas contribuições de Reginaldo Braga Arcuri, presidente executivo do Grupo FarmaBrasil, entidade que reúne algumas das principais fabricantes nacionais de medicamentos. Recomenda-se também a leitura do primeiro artigo da série.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

20 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
28 de maio de 2026 13H00
IA sem operação é só experimento caro. Este artigo revela por que a maioria das iniciativas ainda não gera impacto real - e como o verdadeiro desafio não está na tecnologia, mas na capacidade de estruturar, governar e operar processos em escala.

Daniel Torres - CEO da Roboteasy

3 minutos min de leitura
Estratégia, ESG
28 de maio de 2026 08H00
Este artigo mostra como o mercado voluntário de carbono foi da narrativa ambiental para a lógica de investimento - e por que empresas que ainda tratam o tema como reputação estão ignorando uma nova infraestrutura de valor global.

Eduardo Joaquim da Silva - Coordenador do Comitê Estratégico e Expansão de Negócios da Sustentalli

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
27 de maio de 2026 17H00
Este artigo traz um compilado dos principais insights que emergiram da edição do ATD Summit 2026. Realizada em Los Angeles, entre os dias 17 e 20 de maio, as reflexões desse evento global precisam entrar, com urgência, na agenda de líderes e organizações.

Daniel Spinelli - Consultor especialista em liderança, Palestrante Internacional e Mentor

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de maio de 2026 14H00
Ao propor o conceito PACE, este artigo argumenta que a inteligência artificial não apenas intensificou o caos, mas criou uma nova infraestrutura de ação - deslocando o foco da sobrevivência para a capacidade de operar, decidir e criar valor em um mundo reprogramável.

Leonardo Tristão - CEO da Performa_IT e membro do Conselho de Administração da IMA

13 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
27 de maio de 2026 08H00
A crise do trabalho não é de esforço - é de estrutura. Este artigo mostra que nunca se investiu tanto em produtividade, e nunca o trabalho pareceu tão insustentável.

Tiago Amor - CEO na Lecom

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão