Uncategorized

QI aproxima a inovação das pessoas

Novo site de Gilberto Dimenstein tem 1,5 milhão de acessos em um mês e confirma ligação entre inovar e empoderar pessoas
A entrevista é de Sílvio Anaz, colaborador de HSM Mannagement.

Compartilhar:

Mostrar iniciativas inovadoras próximas ao cotidiano das pessoas é a fórmula do site Quem Inova, ou QI (alusão a quociente de inteligência). E está dando certo. Em um mês, o projeto atingiu a marca de 1,5 milhão de visitantes únicos e tudo indica que repetirá o sucesso do portal Catraca Livre, que conquistou 8,5 milhões de seguidores desde 2009. “Como o Catraca Livre, o QI promove o empoderamento das pessoas divulgando as inovações que podem melhorar sua vida efetivamente”, afirma o jornalista Gilberto Dimenstein, líder das duas iniciativas. O QI é dividido em cinco seções –quem inspira, inventa, ilumina, inclui e instrui–, correspondentes às cinco ações que considera fundamentais à inovação. “E o foco é sempre mostrar que a inovação é o encanto, e o perfume, do capital humano”, enfatiza Dimenstein. 

Ali se encontra tanto a história de um indivíduo que consegue com sua trajetória iluminar o caminho de outras pessoas como a de um grupo que inclui excluídos em seu negócio. “Por exemplo, publicamos a história do pai que educa o filho de um jeito que serve de modelo para a escola dele e a de um grupo de jovens universitários que está trazendo para o Brasil a ideia de produzir óculos populares feitos por moradores de rua”, exemplifica o jornalista. Em plena época de destruição criativa da mídia, um site assim consegue viabilizar-se? Segundo Dimenstein, a relevância atual do tema “inovação” atrai a atenção das marcas, incluindo a HSM. “O QI nasce com o apoio da HSM, que tem experiência em gestão e interesse em mostrar um lado mais ‘pop’ da inovação”, diz ele. Além de empoderar as pessoas, a ambição do QI também é mudar a própria mídia, pautando o assunto “inovação” para disseminar essa cultura. “Já há matérias que publicamos e depois saem na imprensa brasileira e internacional.” 

> **Saiba mais sobre Dimenstein**
>
> **O começo:** jornalista, trabalhou por 28 anos na Folha de S.Paulo, usando os recursos jornalísticos para educar pessoas e os recursos da educação para se comunicar com elas. Nos anos 1990, fundou a ONG Cidade Escola Aprendiz, responsável pelo programa Bairro-Escola em São Paulo, replicado Brasil afora, e passou a atuar em várias frentes. 
>
> **Nas universidades:** foi acadêmico-visitante no programa de direitos humanos da University of Columbia, de Nova York, e desenvolveu e integrou a incubadora de projetos sociais da University of Harvard, ambas nos EUA. 
>
> **Como empreendedor:** idealizou e coordena o Catraca Livre, eleito em 2013 uma das cem mais inspiradoras inovações digitais para a mudança social, segundo a Oxford University, a BBC e o jornal Financial Times.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)