Uncategorized

Quatro Compromissos

Ampliação de consciência e uma vida em sintonia para quem segue esses ensinamentos milenares
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Você já ouviu falar sobre os toltecas? Eles foram um povo sábio que viveu no México por volta do século 10, e seus ensinamentos foram trazidos para a nossa cultura por Dom Miguel Ruiz por meio de sua obra Os quatro compromissos. Na verdade, trata-se de quatros regras que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e, se levadas a sério, transformam vidas. Vejamos:

**1. seja impecável com a sua palavra:** A palavra tem poder, ela move energia e cria realidades. Como toda ferramenta poderosa, a palavra pode ser usada para criar beleza ou propagar a discórdia. Palavra impecável significa palavra livre de pecado, não fere ninguém e nem a você mesmo. Vivemos numa sociedade em que críticas e julgamentos são usados como armas competitivas de autopromoção e eliminação de concorrência. Praticar a impecabilidade da palavra requer treino e pode ser bem difícil no começo. Porém, os resultados são impressionantes.

**2. não leve nada para o lado pessoal:** Temos o hábito egoísta de achar que tudo é sobre nós, por nós ou para nós. Quando, na verdade, as pessoas vivem em suas próprias mentes, fazendo por elas. Em geral, as pessoas respondem ao mundo com base em suas próprias experiências, crenças, defesas e de acordo com seu nível de consciência. São reações emocionais, nas quais você apenas serviu de gatilho por alguma razão. Então releve. Quando você compreende que a reação das outras pessoas é o resultado de como elas são, nada do que elas disserem ou fizerem poderá feri-lo.

**3. não tire conclusões:** O problema com as conclusões é que acreditamos que elas são verdadeiras. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão  fazendo e  pensando, levamos para o  lado pessoal, e então os culpamos e reagimos. Mas, se ao invés de deduzir algo, você perguntar, investigar, ou mesmo deixar os fatos se revelarem antes de agir de acordo com sua dedução, muitos problemas serão evitados.

**4. dê sempre o melhor de si:** A última regra fala sobre sua presença, seu empenho e sua dedicação em tudo que fizer. Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, e estará livre de quaisquer formas de culpa, arrependimento e autopunição. Quando você faz o melhor que pode, fica em paz consigo mesmo. Ainda que erros sejam cometidos, a experiência lhe ajudará a aprender com eles com mais efetividade e gentileza.

Aí estão os quatro compromissos para você assumir consigo mesmo. Os resultados: ampliação de consciência e uma vida mais feliz, em sintonia. Vale a pena tentar, não vale?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)