Uncategorized

Quatro Compromissos

Ampliação de consciência e uma vida em sintonia para quem segue esses ensinamentos milenares
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Você já ouviu falar sobre os toltecas? Eles foram um povo sábio que viveu no México por volta do século 10, e seus ensinamentos foram trazidos para a nossa cultura por Dom Miguel Ruiz por meio de sua obra Os quatro compromissos. Na verdade, trata-se de quatros regras que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e, se levadas a sério, transformam vidas. Vejamos:

**1. seja impecável com a sua palavra:** A palavra tem poder, ela move energia e cria realidades. Como toda ferramenta poderosa, a palavra pode ser usada para criar beleza ou propagar a discórdia. Palavra impecável significa palavra livre de pecado, não fere ninguém e nem a você mesmo. Vivemos numa sociedade em que críticas e julgamentos são usados como armas competitivas de autopromoção e eliminação de concorrência. Praticar a impecabilidade da palavra requer treino e pode ser bem difícil no começo. Porém, os resultados são impressionantes.

**2. não leve nada para o lado pessoal:** Temos o hábito egoísta de achar que tudo é sobre nós, por nós ou para nós. Quando, na verdade, as pessoas vivem em suas próprias mentes, fazendo por elas. Em geral, as pessoas respondem ao mundo com base em suas próprias experiências, crenças, defesas e de acordo com seu nível de consciência. São reações emocionais, nas quais você apenas serviu de gatilho por alguma razão. Então releve. Quando você compreende que a reação das outras pessoas é o resultado de como elas são, nada do que elas disserem ou fizerem poderá feri-lo.

**3. não tire conclusões:** O problema com as conclusões é que acreditamos que elas são verdadeiras. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão  fazendo e  pensando, levamos para o  lado pessoal, e então os culpamos e reagimos. Mas, se ao invés de deduzir algo, você perguntar, investigar, ou mesmo deixar os fatos se revelarem antes de agir de acordo com sua dedução, muitos problemas serão evitados.

**4. dê sempre o melhor de si:** A última regra fala sobre sua presença, seu empenho e sua dedicação em tudo que fizer. Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, e estará livre de quaisquer formas de culpa, arrependimento e autopunição. Quando você faz o melhor que pode, fica em paz consigo mesmo. Ainda que erros sejam cometidos, a experiência lhe ajudará a aprender com eles com mais efetividade e gentileza.

Aí estão os quatro compromissos para você assumir consigo mesmo. Os resultados: ampliação de consciência e uma vida mais feliz, em sintonia. Vale a pena tentar, não vale?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança