Editorial

Que nosso 2023 seja doce como um abacaxi pérola

Planejar é a melhor forma de descascar os abacaxis e deixá-los mais doces
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Toda vez que alguém diz “para que planejar? Tudo vai mudar mesmo”, um urso panda morre na China. O impacto é esse mesmo. Planejar continua muito importante na era das incertezas e complexidades. Nós na HSM temos certeza de que essa atividade de gestão fica mais importante ainda em momentos de pouca clareza, e não menos. O planejado vai ser executado à risca? Não, quase impossível. Mas se você só for reativo em relação ao que acontece, dificilmente vai chegar aonde gostaria. Mesmo para aproveitar uma oportunidade imprevista, a gente precisa de estar preparado.

Aqui na HSM nosso planejamento anda à toda. O ano de 2022 foi um tempo de expansão do nosso ecossistema de negócios, em escala e em escopo. Estamos muito orgulhosos disso – talvez você tenha visto nossa mais recente novidade, a Udemy no Brasil. Posso garantir, sem dar detalhes, claro *{risos}*, que estamos nos planejando muito para 2023 também, e cheios de energia para fazer tudo acontecer.

Esta edição é inteira sobre planejamento. (Nossos leitores nos pedem cada vez mais edições temáticas e estamos ouvindo.) A meu ver, companhia perfeita para virar de 2022 para 2023. Tem um papel diferente para você sublinhar, circular, escrever impressões e consultar isso o ano inteiro. É para ser a mais interativa possível. Aborda planejamento em seus quatro grandes blocos – estratégico (do negócio), tático-operacional (do negócio), de carreira e pessoal. São quatro pratos e nenhum pode cair. Quatro pratos com fatias de abacaxi, para manter a metáfora (veja o quadro abaixo), e acrescento que são fatias de abacaxi pérola, o mais doce de todos. Apesar de o grau de dificuldade para descascá-lo seja o mesmo rsrs.

Ainda destaco nesta edição o artigo sobre o planejamento de 50 anos dos suruís, que faz pensar, e os futuros trazidos por Amy Webb e Jacques Barcia, que fornecem base para os nossos planos. Quando chegar para você, no comecinho de 2023, esta revista vai levar nossos votos e vibrações de que 2023 lhe seja o melhor dos anos!

—-




Encerrando os festejos dos 25 anos, HSM Management apresenta seu mascote: é um abacaxi chamado Quradinho. Ele simboliza os bons desafios de gestão, porque é espinhoso, dá um trabalho danado para descascar, mas, se bem escolhido e trabalhado, nos recompensa com uma vida mais doce. Já havia aparecido por aqui na capa da revista nº 135, de agosto de 2019, sobre o desafio “saúde mental”. Agora volta para os desafios de ano-novo, que o bom planejamento aqui sugerido tornará muito mais fáceis de saborear

 


![capa abacaxi Quradinho ](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/4NFG7bL5FDDfzPTNTWWpOy/92adac29702848c800eaddb3be415cc7/capa_quradinho_abacaxi.jpg)

—

Parte de HSM Management nº 155

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

O fim da educação cega: Learner 360 – uma nova forma de enxergar quem aprende

O artigo discute por que a personalização da aprendizagem exige ir além dos indicadores tradicionais e apresenta o conceito de Learner 360, uma proposta para construir uma visão mais integrada, dinâmica e significativa do aprendiz, capaz de apoiar decisões educacionais mais precisas e trajetórias de desenvolvimento verdadeiramente centradas no indivíduo.

O futuro do trabalho será criativo, conectado e escalável

A IA vai tirar empregos ou reinventar o trabalho? A pergunta mais comum sobre inteligência artificial ainda gira em torno da substituição de empregos. O artigo propõe uma reflexão sobre o futuro das carreiras, questionando a estrutura tradicional das organizações e defendendo um modelo em que pessoas se concentram cada vez mais em criar, conectar, verificar e escalar, enquanto a IA assume grande parte das atividades operacionais.

Criatividade deixou de ser campanha. Tornou-se estratégia.

O artigo defende que a criatividade deixou de ser um recurso pontual para se tornar uma capacidade organizacional capaz de conectar tecnologia, inovação, cultura e estratégia, sustentando o crescimento contínuo e a relevância das empresas no longo prazo.

O que os lugares ensinam sobre controle

Marca de empresa é criada, marca de lugar é descoberta. Os gestores corporativos têm muito o que aprender com o “place branding” sobre gerir algo que não tem dono

Circulando pelo mundo, com sotaque brasileiro

Os padrões abertos já permitem que uma credencial de competência seja lida em qualquer país. O que ela significa depende de quem constrói o trilho por onde ela passa. Europa e Ásia já fizeram essa escolha, e o Brasil tem todas as peças para fazer a sua.

ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de outubro de 2026 09H00
Inclusão não se resume ao acesso ao emprego. Ela envolve reconhecimento, desenvolvimento, representatividade e perspectivas reais de carreira. O artigo reflete sobre os avanços conquistados, os desafios que persistem e o papel das organizações na construção de ambientes onde todas as pessoas possam prosperar.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
17 de outubro de 2026 15H00
Em um momento em que denúncias de assédio, investigações internas e crises de liderança ganham cada vez mais espaço nas organizações, cresce a necessidade de diferenciar autoridade de poder. O texto analisa por que líderes que dependem do cargo ou da imposição para obter resultados acabam comprometendo justamente aquilo que mais precisam preservar: pessoas, confiança e performance.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Estratégia
17 de outubro de 2026 09H00
O artigo propõe uma reflexão sobre como energia, bem-estar, desenvolvimento de lideranças e autonomia deixaram de ser temas periféricos para se tornarem elementos centrais da infraestrutura necessária para escalar negócios sem esgotar os recursos humanos que tornam esse crescimento possível.

Felipe Calbucci - CEO Latam TotalPass

6 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
16 de outubro de 2026 15H00
Algoritmos, preferências pessoais e vieses cognitivos influenciam diariamente a forma como enxergamos o mundo, muitas vezes sem que percebamos. Em tempos de polarização, excesso de informação e mudanças rápidas, cultivar curiosidade, escuta ativa e abertura para pontos de vista diferentes pode ser um diferencial importante para quem deseja construir decisões mais inteligentes e sustentáveis.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de outubro de 2026 09H00
Entre previsões apocalípticas e promessas de produtividade ilimitada, os dados mais recentes sobre inteligência artificial publicados pela Gartner, MIT e Frontiers contam uma história mais complexa.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
15 de outubro de 2026 14H00
Inspirado pela trajetória de Rafael Nadal retratada no documentário Rafa, o artigo propõe uma reflexão sobre a forma como empresas constroem seus planejamentos estratégicos.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
15 de outubro de 2026 08H00
Processos, políticas e estratégias não surgem sozinhos. Eles são resultado das escolhas feitas diariamente por quem exerce liderança e influencia decisões. Embora tenham sido concebidos há mais de dois mil anos, os Niyamas oferecem reflexões surpreendentemente atuais para organizações que desejam construir culturas mais conscientes, coerentes e alinhadas aos desafios do presente.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
14 de outubro de 2026 14H00
A tecnologia tem papel decisivo na aceleração da agenda climática, mas a mudança acontece quando informações se transformam em escolhas. Entre indicadores, investimentos e decisões estratégicas, são as pessoas que continuam definindo o ritmo e a profundidade da transformação sustentável.

Fernando Beltrame - CEO da Eccaplan

Oferecido por Eccaplan
3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
14 de outubro de 2026 08H00
Quando a Nintendo rompeu uma parceria estratégica com a Sony diante do mundo inteiro, o que parecia uma derrota humilhante tornou-se o ponto de partida para uma das maiores inovações da história dos negócios. Um caso exemplar de como líderes podem transformar atrito, oposição e conflito em crescimento.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

9 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
13 de outubro de 2026 14H00
Um teste aparentemente simples, aplicado em uma fábrica japonesa, revela por que algumas organizações encontram talentos onde outras enxergam apenas falta de experiência. O artigo oferece uma perspectiva provocativa sobre a escassez de talentos e sobre como empresas podem identificar capacidades que currículos nem sempre conseguem revelar.

Marta Ferreira

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução