Uncategorized

Receita de ano novo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

É impossível não ter esperança de as coisas melhorarem quando estamos às vésperas de um ano novo. Ou talvez seja possível, quem sabe, mas é pouco humano. Esta edição, a derradeira de 2017, reflete tal esperança. Porém, mais que isso, ela vem dar empurrões para que a esperança vire realidade – “nudges”, incorporando com alguma liberdade poética o jargão da economia comportamental do Prêmio Nobel Richard Thaler, que é entrevistado nesta revista. No papel de arquiteta da escolha descrito por Thaler, HSM Management quer fazer o “self ” planejador do leitor vencer seu “self ” fazedor – para que você tome decisões de negócios incríveis em 2018. 

Como diz Thaler, o mantra número um para arquitetos da escolha é: “Facilite”. “Se você quer que alguém faça algo, facilite a vida de quem deve fazê-lo”, observa ele. Então, preparamos esta edição para facilitar suas decisões no mais urgente dos assuntos: inovação. A palavra está desgastada, mas não se engane: inovar continua a ser a ordem do dia em qualquer que seja o mercado. Por isso, trazemos um relatório especial da publicação da MIT Sloan School, um dos templos da inovação mundial, com as 12 iniciativas – testadas e aprovadas – que mais facilitam as coisas rumo a uma inovação bem-sucedida. 

Também outros desafios importantes são facilitados: a estreia do líder de primeira viagem; a comunicação das marcas com as jovens consumidoras (elas não são todas lean in, como querem alguns); o esforço de encantamento do consumidor no varejo do tipo fast retailer. O último desafio, por exemplo, é tratado por José Galló, CEO de uma das empresas mais vitoriosas de nossos tempos, a varejista Renner; é adaptado de seu livro. 

Trazemos ainda um polêmico mas necessário artigo sobre produtos verdes (o case dos tênis Vert é obrigatório!) e uma entrevista com Artur Tacla, consultor de recursos humanos que até há pouco era VP de gente da BRF, na qual ele compara o RH idealizado e a realidade empresarial e nos atiça: o que dá mesmo para fazer? Eu diria que ambos os conteúdos têm nudges nas entrelinhas. Encerro 2017 com uma estrofe do poema “Receita de Ano Novo”, do grande Drummond: 

_Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre._

 Para ter um ano novo, temos de fazê-lo novo, repito e enfatizo. Tente. Experimente. Nossos nudges vão ajudá-lo. Boas festas e feliz 2018!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)