Uncategorized

Receita de ano novo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

É impossível não ter esperança de as coisas melhorarem quando estamos às vésperas de um ano novo. Ou talvez seja possível, quem sabe, mas é pouco humano. Esta edição, a derradeira de 2017, reflete tal esperança. Porém, mais que isso, ela vem dar empurrões para que a esperança vire realidade – “nudges”, incorporando com alguma liberdade poética o jargão da economia comportamental do Prêmio Nobel Richard Thaler, que é entrevistado nesta revista. No papel de arquiteta da escolha descrito por Thaler, HSM Management quer fazer o “self ” planejador do leitor vencer seu “self ” fazedor – para que você tome decisões de negócios incríveis em 2018. 

Como diz Thaler, o mantra número um para arquitetos da escolha é: “Facilite”. “Se você quer que alguém faça algo, facilite a vida de quem deve fazê-lo”, observa ele. Então, preparamos esta edição para facilitar suas decisões no mais urgente dos assuntos: inovação. A palavra está desgastada, mas não se engane: inovar continua a ser a ordem do dia em qualquer que seja o mercado. Por isso, trazemos um relatório especial da publicação da MIT Sloan School, um dos templos da inovação mundial, com as 12 iniciativas – testadas e aprovadas – que mais facilitam as coisas rumo a uma inovação bem-sucedida. 

Também outros desafios importantes são facilitados: a estreia do líder de primeira viagem; a comunicação das marcas com as jovens consumidoras (elas não são todas lean in, como querem alguns); o esforço de encantamento do consumidor no varejo do tipo fast retailer. O último desafio, por exemplo, é tratado por José Galló, CEO de uma das empresas mais vitoriosas de nossos tempos, a varejista Renner; é adaptado de seu livro. 

Trazemos ainda um polêmico mas necessário artigo sobre produtos verdes (o case dos tênis Vert é obrigatório!) e uma entrevista com Artur Tacla, consultor de recursos humanos que até há pouco era VP de gente da BRF, na qual ele compara o RH idealizado e a realidade empresarial e nos atiça: o que dá mesmo para fazer? Eu diria que ambos os conteúdos têm nudges nas entrelinhas. Encerro 2017 com uma estrofe do poema “Receita de Ano Novo”, do grande Drummond: 

_Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre._

 Para ter um ano novo, temos de fazê-lo novo, repito e enfatizo. Tente. Experimente. Nossos nudges vão ajudá-lo. Boas festas e feliz 2018!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando a IA desafia o ESG: o dilema das lideranças na era algorítmica

A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura