Dossiê HSM

Recrutamento e seleção sem B.O.

O uso de deepfake colocou até o FBI no caldeirão borbulhante da área de recrutamento, sinal de que passou da hora de mudanças em R&S. Mas tem solução

Compartilhar:

A última novidade no campo de recrutamento e seleção virou caso de polícia: segundo informações recentes da *Insider*, candidatos estão pagando até US$ 150 para “representantes” (falsários, em bom português) – pessoas com mais domínio dos requisitos para a vaga – assumirem suas identidades em entrevistas de emprego online. E vai além: o FBI investiga o uso de deepfakes (como vídeos e áudios manipulados por IA) em processos de seleção. Os motivos alegados para a fraude vão desde a falta de habilidade com a língua inglesa até o nervosismo durante a entrevista, confirmando o quanto essa área fundamental para o sucesso das organizações está pressionada pela transformação digital e pelo avanço de novos modelos de trabalho e pede mudanças urgentes de paradigmas.

Afinal, não é de hoje que o modelo de recrutamento e seleção vem sendo questionado por todos os envolvidos no processo. Virar caso de polícia é o ponto alto de um conjunto de sintomas que incluem recrutadores com burnout, candidatos reclamando de algoritmos e de falta de feedback, e lideranças questionando a qualidade de quem consegue passar pelos filtros e ser contratado. Este *Dossiê* vai a fundo no tema para entender as visões dos envolvidos, os problemas inerentes e os caminhos para dar fim a esse B.O. corporativo.

### Confira:
– [Como conseguir o match nas contratações](https://www.revistahsm.com.br/post/como-conseguir-o-match-nas-contratacoes)
– [A seleção de sucesso](https://www.revistahsm.com.br/post/a-selecao-de-sucesso)
– [É mesmo tão difícil lidar com a geração Z?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-mesmo-tao-dificil-lidar-com-a-geracao-z)
– [Estamos preparando os profissionais que desejamos?](https://www.revistahsm.com.br/post/estamos-preparando-os-profissionais-que-desejamos)
– [Diversidade além do discurso](https://www.revistahsm.com.br/post/diversidade-alem-do-discurso)

Artigo publicado na HSM Management nº 154

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação virou desculpa para má gestão

Quando a inovação vira justificativa para desorganização, empresas perdem foco, desperdiçam recursos e confundem criatividade com falta de gestão – um risco cada vez mais caro para líderes e negócios.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de fevereiro de 2026
IA entrega informação. Educação especializada entrega resultado.

Luiz Alexandre Castanha - CEO da NextGen Learning

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, ESG
11 de fevereiro de 2026

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e Instituto RME, VP do Conselho do Pacto Global da ONU

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
10 de fevereiro de 2026
Quando a inovação vira justificativa para desorganização, empresas perdem foco, desperdiçam recursos e confundem criatividade com falta de gestão - um risco cada vez mais caro para líderes e negócios.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
9 de fevereiro de 2026
Cinco gerações, poucas certezas e muita tecnologia. O cenário exigirá estratégias de cultura, senso de pertencimento e desenvolvimento

Tiago Mavichian - CEO e fundador da Companhia de Estágios

4 minutos min de leitura
Uncategorized, Inovação & estratégia, Marketing & growth
6 de fevereiro de 2026
Escalar exige mais do que mercado favorável: exige uma arquitetura organizacional capaz de absorver decisões com ritmo, clareza e autonomia.

Daniella Portásio Borges - CEO da Butterfly Growth

7 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de fevereiro de 2026
O desafio não é definir metas maiores, mas metas possíveis - que mobilizem o time, sustentem decisões e evitem o ciclo da frustração corporativa.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
4 de fevereiro de 2026
O artigo dialoga com o momento atual e com a forma como diferentes narrativas moldam a leitura dos acontecimentos globais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança