Dossiê HSM

Recrutamento e seleção sem B.O.

O uso de deepfake colocou até o FBI no caldeirão borbulhante da área de recrutamento, sinal de que passou da hora de mudanças em R&S. Mas tem solução

Compartilhar:

A última novidade no campo de recrutamento e seleção virou caso de polícia: segundo informações recentes da *Insider*, candidatos estão pagando até US$ 150 para “representantes” (falsários, em bom português) – pessoas com mais domínio dos requisitos para a vaga – assumirem suas identidades em entrevistas de emprego online. E vai além: o FBI investiga o uso de deepfakes (como vídeos e áudios manipulados por IA) em processos de seleção. Os motivos alegados para a fraude vão desde a falta de habilidade com a língua inglesa até o nervosismo durante a entrevista, confirmando o quanto essa área fundamental para o sucesso das organizações está pressionada pela transformação digital e pelo avanço de novos modelos de trabalho e pede mudanças urgentes de paradigmas.

Afinal, não é de hoje que o modelo de recrutamento e seleção vem sendo questionado por todos os envolvidos no processo. Virar caso de polícia é o ponto alto de um conjunto de sintomas que incluem recrutadores com burnout, candidatos reclamando de algoritmos e de falta de feedback, e lideranças questionando a qualidade de quem consegue passar pelos filtros e ser contratado. Este *Dossiê* vai a fundo no tema para entender as visões dos envolvidos, os problemas inerentes e os caminhos para dar fim a esse B.O. corporativo.

### Confira:
– [Como conseguir o match nas contratações](https://www.revistahsm.com.br/post/como-conseguir-o-match-nas-contratacoes)
– [A seleção de sucesso](https://www.revistahsm.com.br/post/a-selecao-de-sucesso)
– [É mesmo tão difícil lidar com a geração Z?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-mesmo-tao-dificil-lidar-com-a-geracao-z)
– [Estamos preparando os profissionais que desejamos?](https://www.revistahsm.com.br/post/estamos-preparando-os-profissionais-que-desejamos)
– [Diversidade além do discurso](https://www.revistahsm.com.br/post/diversidade-alem-do-discurso)

Artigo publicado na HSM Management nº 154

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecendo caminhos de Baku para Belém

Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

A necessidade de soluções estratégicas em saúde suplementar frente ao crescimento das reclamações

Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura